Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) – Questionário
1- Após chegar na circulação sanguínea, o agente tóxico/fármaco é distribuído pelo organismo por meio da corrente sanguínea. Distribuição é o processo pelo qual uma substância reversivelmente abandona o leito vascular e entra no interstício (líquido extracelular) e, então, nas células dos tecidos. Sobre o assunto selecione a alternativa correta.
R-Todas as alternativas estão corretas.
2-“Novo bafômetro detecta embriaguez sem necessidade de soprar no aparelho.
Akemi Nitahara
Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro (RJ)
24/07/2019 13h39
Novos aparelhos de detecção de alcoolemia, os chamados bafômetros, foram distribuídos hoje para a PRF (Polícia Rodoviária Federal) no Rio de Janeiro. Os chamados "bafômetros passivos" detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho.
Segundo o porta-voz da PRF no Estado, José Hélio Macedo, o órgão vai receber 18 aparelhos para agilizar a fiscalização nas estradas. O bafômetro age por aproximação com o condutor.”
O funcionamento do bafômetro se dá, pois:
R- O álcool etílico na temperatura do corpo volatiliza-se e é excretado pelo ar expirado, como, também, pelo suor.
3-“Fumaça de queimadas pode causar danos no DNA e morte das células dos pulmões, diz pesquisa. Estudo de brasileiros publicado na Nature aponta os principais riscos identificados na saúde da população que vive próxima às queimadas. Por G1, 29/08/2019 09h46.
A fumaça das queimadas impacta na saúde da população a ponto de causar danos no DNA e morte das células dos pulmões. A conclusão é de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado na revista científica Nature, em 2017.
De acordo com a pesquisa, mais de 10 milhões de pessoas estão diretamente expostas a altos níveis de poluentes devido aos desmatamentos e incêndios na Amazônia.
O estudo diz que a exposição das células pulmonares humanas a partículas menores que 10 µm (ou dez micrômetros, que equivale a 10 milionésimos de metro), que são emitidas durante as queimadas, aumentou significativamente o nível de espécies reativas de oxigênio, citocinas inflamatórias, autofagia e danos ao DNA.
Além disso, se a exposição for continuada, aumentam-se as chances de apoptose e necrose, ou seja, a morte das células. (...)”
Além da intoxicação pelos materiais particulados, outra substância que causa preocupação é a intoxicação por monóxido de carbono. Sobre o assunto determine qual das alternativas é verdadeira.
1. A intoxicação por monóxido de carbono (CO) é uma das intoxicações fatais mais comuns, ocorrendo por inalação. CO é incolor e inodoro, resultante da combustão incompleta de hidrocarbonetos. Fontes comuns de CO nas intoxicações são: incêndio na residência, automóveis vedados, aquecedores à gás, aquecedores de água quente, fornos, fogões à lenha ou carvão e aquecedores à querosene.
2. O mecanismo de ação parece ser o deslocamento do oxigênio pelo monóxido de carbono, já que o monóxido de carbono tem mais afinidade que o oxigênio pela molécula. Como consequência, há a inibição da cadeia respiratória.
3. De modo semelhante, mas não igual, o íon cianeto presente em diversos venenos e, até mesmo, em caroços de frutas, interfere na respiração celular. O íon cianeto liga-se a enzima citocromo oxidase irreversivelmente, enquanto o monóxido de carbono apresenta tempo de meia vida de 4,5 horas.
São verdadeiros:
R- I,II e III
4- A pele, os pulmões e o sistema digestório são as principais barreiras protetoras de organismos vivos, como os mamíferos, de um grande número de toxicantes. Para que as substâncias adentrem aos tecidos, é necessário que haja o transporte de substâncias do lúmen dos vasos/sistema digestório para os tecidos. Sobre o assunto, selecione a alternativa correta.
R- Todas estão corretas
5- As modificações ocorridas podem ativar substâncias, como alguns fármacos, outros são neutralizados e, ainda, outros mais, depois de metabolizados apresentam uma maior toxicidade. O principal objetivo da biotransformação é:
R- Torna-las mais hidrofílicas e, assim, facilitar a excreta
6- A toxicodinâmica ou farmacodinâmica (quando o objeto é um fármaco) trata-se da interação da molécula do xenobiótico com o respectivo receptor onde terá a sua ação, causando o desequilíbrio homeostático. De forma resumida é como as substâncias realizam alterações nas funções fisiológicas e bioquímicas do organismo. Sobre esse assunto as duas afirmações a seguir são:
1. Receptor é qualquer molécula biológica à qual uma substância ativa se fixa e produz uma resposta mensurável.
2. Os receptores fazem a amplificação e a transdução do sinal dos sinais recebidos. Além disso, os receptores também têm a função de proteger a célula contra a estimulação excessiva.
R- As afirmativas I e II estão incorretas.
7- Durante a intoxicação, qual a fase que se caracteriza pela passagem do xenobiótico ao sangue para ser distribuído?
R- Fase toxicocinética
8- Os agentes tóxicos ou fármacos após a metabolização, se tornando, assim, produtos mais polares e hidrofílicos podem ser excretados pela urina, suor, saliva, lágrimas e leite. A excreção dos fármacos e metabólitos na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. A quantidade de fármaco que chega ao lúmen tubular por filtração glomerular depende da:
R- Taxa de filtração glomerular e da extensão da ligação plasmática do fármaco
9- Na distribuição de um fármaco, o fator que mais influencia na partição do fármaco entre o sangue e o tecido, trazendo uma maior variabilidade na concentração do fármaco em um ou outro compartimento é:
R- Ligação às proteínas plasmáticas
10- Relacione as colunas abaixo e após assinale a alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo.
(1) Toxicologia
(2) Efeito Nocivo
(3) Agente tóxico
(4) Veneno
(5) Droga
(  ) substância (ou substâncias químicas) que provoca a intoxicação ou morte em baixas doses;
(  ) toda substância capaz de modificar o sistema ou estado fisiológico e patológico com ou sem intenção de benefício ao sistema biológico;
(  ) ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes de interações de substâncias químicas em organismos vivos;
(  ) entidade química capaz de causar dano à sistema biológico, alterando uma função ou levar à morte;
(  ) substância que cause transtornos da capacidade funcionais ou da capacidade do organismo para compensar uma nova exposição; diminui a capacidade do organismo de manter a homeostasia, reversíveis ou irreversíveis; aumenta a suscetibilidade aos efeitos indesejáveis de outros fatores ambientais como outros agentes químicos, físicos, biológicos ou sociais;
R- 45132

Mais conteúdos dessa disciplina