Buscar

Lista de exercicios 3 - Turma A- gabarito

Prévia do material em texto

Lista de exercícios 3
1) Quanto à etapa de biotransformação de xenobióticos, qual a principal função das Fases I e II? Explique em função das principais reações, e enzimas envolvidas. 
Resposta: A fase I consiste nas reações de oxidação, redução e hidrólise, ocasionando sempre uma modificação estrutural do xenobiótico, o que na maioria das vezes pode levar a sua inativação. Na fase II, conhecida como fase de conjugação, ocorrem reações de conjugação do xenobiótico com substâncias endógenas, visando a facilitar sua excreção. Os processos das fases I e II são independentes, ou seja, o xenobi pode sofrer apenas reações de fase I ou de fase II, ou as duas, seqüencialmente. Geralmente as reações da fase I introduzem um grupo relativamente reativo, como o grupo hidroxila, na molécula, e este grupo funcional servirá, então, como ponto de ataque para o sistema conjugador, que fixa a ele um substituto maior, como um grupo glicuronil, sulfato ou acetil.
 O órgão onde ocorre a maioria das reações de biotransformação é o fígado, por apresentar várias enzimas ou complexos enzimáticos especializados. Dentre elas, destacam-se as mono-oxigenases do complexo enzimático CYP, as redutases, as esterases e as transferases
2) Após biotransformados, qual a principal característica dos compostos resultantes? Por que o organismo desenvolve esse mecanismo de defesa?
Resposta: A principal característica observada nestes compostos biotransformados é a maior hidrofilicidade e/ou solubilidade em água visando facilitar o processo de excreção do xenobiótico. 
3) Em relação ao processo de excreção, quais as principais rotas de eliminação para metabólitos, com base na sua massa molecular? E ainda, explique o processo e consequências do ciclo enterro-hepático.
Resposta: Excreção – Metabólitos com MM < 350 Da principal rota é a urina.
 Metabólitos com MM > 350 Da principal rota é a bile.
Quanto ao ciclo entero-hepático a substância secretada na bile pode ser reabsorvida a partir do intestino. Assim, os compostos provenientes da Fase II da biotransformação podem sofrer ação de m.o. ou enzimas no intestino delgado desfazendo a conjugação, culminando por fim, em um aumento significativo de residência do xenobiótico no organismo.

Mais conteúdos dessa disciplina