Buscar

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO
Devido à globalização, os avanços tecnológicos e também ao risco do desemprego que a atual crise econômica gerou em todo o mundo, o mercado vem se tornando mais competitivo e exigente. Na chamada Era da Informação, as pessoas não estão apenas valorizando a comunicação fácil, principalmente pela rede mundial de computadores, mas também há uma grande preocupação com a atualização do conhecimento (CARVALHO, 2010).
A análise das demonstrações financeiras, assim como os índices, proporciona e revela a performance da organisação diante do mercado e do cenário econômico nos quais a organização está inserida, possibilitando mensurar a saúde financeira da empresa, bem como orientar a tomada de decisões por parte dos seus gestores diante da dinâmica do ambiente organisacional (CARDOSO, 2018). 
O estudo dos demonstrativos financeiros como forma de auxiliar no processo de tomada de decisões organizacionais já é uma realidade consolidada nas grandes empresas. Entretanto, estamos vivendo uma situação global inédita, que já vinha sofrendo profundas transformações ultimamente, obrigando aos gestores de empresas não habituados a controlar seus recursos financeiros a se reinventar e buscar novas e melhores formas de gerir o próprio negócio.  
Isso ressalta a importância de profissionais bem qualificados, que possuem, conhecimento das ferramentas de análise financeira para nortear as decisões dos gestores. Em entrevista ao Estado de Minas, o professor Isidoro, do Centro Universitário Una, afirma que:
“Nesse período,										 nós estamos vivendo um processo no qual profissionais de finanças e contabilidade são extremamente demandados para buscar soluções de como garantir a perenidade dessas empresas. Então, quanto melhor a qualificação do profissional, mais ele consegue perceber sinais do ambiente e, assim, tirar boas oportunidades”
Diante desse cenário, observou-se a importância de se aprofundar nas ferramentas - e na relevância em si - da apreciação dos índices financeiros para a tomada de decisões organizacionais.
Os objetivos dessa pesquisa de campo serão: desbravar os demonstrativos financeiros mais usados, expor sobre as ferramentas e métodos de análise e discorrer sobre a importância da gestão financeira para a saúde da empresa.
As questões que nortearão a pesquisa consistem em: quais os indicadores demonstrativos financeiros mais utilisádos? Como usá-los e interpretá-los? Por que a análise dos indicadore demonstrativos financeiros é tão importante?
Este trabalho pretende expor de forma simples e sucinta os conceitos, características e aplicações do estudo dos demonstrativos financeiros e mostrar o grau de relevância destes para a tomada de decisões gerenciais demonstrando a importância do conhecimento contábil para o empreendedor.
2. REFERENCIAL TEÓRICO 
2.1 Contextuando a análise financeira
Segundo Matarazzo (2008), a administração financeira tem como objetivo maximizar o lucro dos acionistas, enquanto a função do gestor financeiro é nortear a tomada de decisões sobre financiamentos e investimentos pelos administradores da empresa, e o contador elabora e fornece as demonstrações financeiras para os administradores financeiros, sócios e dirigentes, afim de transformar os dados demonstrados em informações. 
“A análise das demonstrações financeiras constitui um dos estudos mais importantes da administração financeira, pois tais demonstrações fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A análise transforma, por meios de ferramentas, dados em informações e considerando a qualidade e confiabilidade dessas informações é que se pode medir a eficiência dessa relação entre a administração financeira e a contabilidade (CARDOSO, 2018).
 
Ademais, a observação dos índices financeiros se fas necessária também para a prestação de contas da organização com a sociedade. Sendo assim, o desempenho das finanças exerce influência no comportamento social corporativo das instituições, pois as que têm bons resultados financeiros podem gerar riqueza ou  recursos na dimensão social (PAVIE, 2008).
2.2 A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Na análise de desempenho, quanto mais informações de qualidade obtidas através dos demonstrativos, melhor o suporte para a elaboração do planejamento financeiro, pois “[...] as análises com esse foco objetivam fundamentar o gestor no momento de definir políticas, ações e metas presentes no planejamento estratégico da organização [...]”, tornando a empresa mais competitiva em relação à concorrência e transparente aos seus investidores, contribuindo para um melhor desenvolvimento e crescimento econômico da empresa. (SOUZA, 2005)

Mais conteúdos dessa disciplina