Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Quest.: 4
	
		4.
		Levando em conta a relação entre a estrutura pedagógica das escolas e os sistemas de exclusão considere a afirmação correta:
	
	
	
	
	Há desvinculação entre o ambiente escolar e o universo social e cultural do aluno.
	
	
	O papel da escola como centros de assistência social é uma ação coerente e correta em relação a sua função.
	
	
	Há continuidade entre o universo cultural e social do aluno.
	
	
	As escolas particulares tem maior eficiência no entanto os auxílios governamentais inexistem.
	
	
	A Escola tem se tornado um espaço de abrandamento das desigualdades socioeconômicas.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(ENADE 2005 adaptada)Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores.
	
	
	
	
	Karl Marx estudou o caráter civilizador das religiões; Max Weber analisou as relações entre as classes sociais como relações de exploração; Émile Durkheim desenvolveu, em detalhes, a ideia de fetichismo.
	
	
	Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura, para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.
	
	
	Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e dominação; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
	
	
	Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao ¿desencantamento do mundo¿; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou o conceito de consciência individual.
	
	
	Karl Marx decodificou as relações de produção como relações de colaboração; Max Weber concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.

Mais conteúdos dessa disciplina