Buscar

Prévia do material em texto

APS – processos biológicos – Aluna Gabriela Feijó – 08/05/2020
Atividade1
O câncer é uma doença causada pelo crescimento desordenado das células. Essas células dividem-se e tendem a ser muito agressivas, determinando a formação de tumores. Seu desenvolvimento na célula é desencadeado por uma série de alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular. Não há uma causa única para o surgimento do câncer, podendo haver causas externas e internas, que causam uma mutação genética, ou seja, uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.	
Muitas diferenças entre as células normais e as cancerosas estão ligadas ao comportamento da divisão celular. As células cancerosas podem multiplicar-se em cultura, sem que sejam adicionados fatores de crescimento ou sinais de proteína que estimulam o crescimento, isso é diferente das células normais. As células cancerosas também ignoram os sinais que deveriam levá-las a interromper sua divisão. As células cancerosas também apresentam imortalidade replicativa, que é um termo utilizado para explicar o fato delas poderem se dividir muito mais do que uma célula normal. Existem diversas outras diferenças entre essas células, que não estão ligadas diretamente ao ciclo celular, como a capacidade das células cancerosas de realizar metástase, promover angiogênese e o fato de não sofrerem apoptose sob condições em que a célula normal faria, entre outras.
Os reguladores positivos do ciclo celular podem estar superativados no câncer e, neste caso, são chamados de oncogenes. No caso de formas normais, que ainda não sofreram mutação, são chamadas de proto-oncogenes. Sendo assim, um proto-oncogene normal pode se transformar em um oncogene se ele sofrer mutação de tal maneira que sua atividade seja aumentada.
Os genes supressores de tumor são genes normais que retardam a divisão celular, reparam erros no DNA ou indicam quando as células devem morrer, ou seja, é um gene que reduz a probabilidade de uma célula num organismo multicelular se tornar um tumor. Um dos mais importantes supressores de tumor é a proteína p53. Em células normais, o nível desta proteína é baixo, sendo ativado quando o DNA de uma célula é danificado.
Atividade 2
Bibliografia
https://oncocentrosm.com.br/2019/03/27/efeitos-colaterais-da-quimioterapia-toxicidade-dos-quimioterapicos/
https://pt.khanacademy.org/science/biology/cellular-molecular-biology/stem-cells-and-cancer/v/cancer 
https://rbc.inca.gov.br/site/arquivos/n_48/v03/pdf/revisao3.pdf
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/finalidades-da-quimioterapia/23925
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/classificacao-das-drogas-antineoplasicas/42766
Livro: Farmacologia Básica e clínica. Katzung. Capítulo 54
Livro: Farmacologia ilustrada. Whalen et al. Capítulo 46
Página 2 de 2

Mais conteúdos dessa disciplina