Buscar

Avaliação virtual Armazenagem, gestão de transportes e distribuição

Prévia do material em texto

1)Podemos entender como Backhaul o modelo de otimização que busca a redução de custos de aumento de produtividade dos veículos envolvidos no processo de distribuição a serem obtidos através da máxima redução da distância que estes veículos percorrem sem estarem com sua capacidade máxima de carga ocupada, buscando ocupá-los agregando operações de coletas e entregas em uma mesma rota, podendo tais coletas se referirem a coleta de matérias primas ou de embalagens vazias, como paletes ou racks metálicos.
Sobre tal afirmação, podemos afirmar que o modelo Backhaul:
Alternativas:
· Trata-se de um modelo muito particular aplicado somente a operações que envolvem poucos pontos de coleta e de entrega.
· Pode somente ser empregado, desde que esteja amplamente suportado por ferramentas de Tecnologia da Informação que permitam a gestão dos resultados obtidos com tal modelo.
· Pode ser um recurso empregado em função de legislações pertinentes à gestão de resíduos, uma vez que, por força de lei, fabricantes de determinados produtos são obrigados a recolher produtos “pós consumo”.
checkCORRETO
· Devido à necessidade de gestão extremamente rígida das variáveis do processo, não pode ser utilizado em conjunto com outros modelos empregados na otimização dos processos de distribuição.
· Não pode ser utilizado para coletas de embalagens vazias em conjunto com entregas de produtos, uma vez que haveria a necessidade de manipulação das cargas entre os pontos de coleta e entrega, inviabilizando a operação.
Resolução comentada:
As afirmações A, B e E vão contra os princípios apresentados para o modelo. Quanto a alternativa C, apesar do sucesso do modelo estar vinculado ao uso de ferramentas de TI, o foco destas não tem a gestão dos resultados como principal foco, mas sim a própria funcionalidade operacional do sistema em função da necessidade de comunicação acurada e constante. Já a afirmação D está correta em afirmar sobre o potencial de uso para recolhimento de materiais pós uso quando da entrega de produtos novos, como já acontece em caso de pneus e baterias de automóveis.
Código da questão: 19938
2)A estratégia de adiar ao máximo qualquer movimentação ou configuração final de um produto ou serviço no processo produtivo ou de distribuição até que sejam plenamente conhecidos todos os fatores e características solicitados pelo cliente em qualquer nível da cadeia de abastecimentos, conhecida como Postponement, caracteriza-se por apresentar grande dificuldade em atingir o pleno sucesso em sua implantação em função de diversos fatores, tais como:
I - A crescente diversificação dos produtos, em termos de variações de modelos, tamanhos e até serviços que devam ser agregados como instalações customizadas de determinados produtos, que leva ao aumento do número de componentes a serem controlados.
II - O perfeito sincronismo dos recursos de Tecnologia da Informação, particularmente os referentes à troca eletrônica de dados - EDI, integrados de modo a gerar as informações necessárias ao disparo das operações de montagem e distribuição de forma coordenada e no limite de tempo que permita o pleno atendimento da demanda.
III - Necessidade de compromisso formal por parte do cliente sobre eventuais custos que esta estratégia possa gerar em função da necessidade de contratação de fretes extras ou alteração de modal previamente definido.
IV - Compromisso de todos os atores do processo, desde áreas internas da empresa como Marketing, Comercial e Produção, passando por fornecedores e prestadores de serviços de transportes, entre outros, no compartilhamento das informações relacionadas à demanda dos clientes quanto a eventuais particularidades dos produtos, quantidades, agendamento de entregas e até eventuais devoluções de produtos ou retorno de embalagens.
Podemos afirmar que são corretas somente as afirmações:
Alternativas:
·  II, III e IV.
·  I, II e III.
·  II e IV.
· I, II, III e IV.
·  I, II e IV.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Dada a absoluta necessidade de sincronicidade dos processos para obtenção do sucesso no emprego da estratégia, todos os fatores que envolvam troca de informações devem ser acurados e nos tempos programados, fato que vem sendo agravado pelo aumento na diversificação dos produtos e pela globalização da economia mundial. Todavia, não cabe ao cliente qualquer compromisso sobre uma operação que, a princípio, não agrega nenhum valor, cabendo sim aos gestores logísticos a função de aplicá-la com o objetivo de redução de custos e garantia da satisfação dos clientes.
Código da questão: 19895
3)Tem sido amplamente divulgado que certas reservas de materiais básicos de produção, principalmente minerais, estão próximas ao limite de exploração, com riscos de comprometimento do abastecimento num futuro próximo. Em função desta situação:
I - Temos notado um crescente empenho no desenvolvimento de processos de reciclagem de materiais de maior valor agregado, tais como cobre, ouro e alumínio.
II - A dificuldade de acesso e extração, além de questões relacionadas à proteção do meio ambiente, tem gerado aumento de custos destes materiais, viabilizando assim investimentos em sistemas de retorno pós-consumo e de reciclagem.
Sobre as afirmações acima, podemos concluir que:
Alternativas:
· As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
· e) Ambas as afirmações são falsas. 
· A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
· A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
· As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Processos de reciclagem de produtos de alta tecnologia, como celulares e computadores, têm sido cada vez mais empregados visando o aproveitamento de materiais nobres.
Código da questão: 20020
4)Determinadas épocas do ano, como os períodos sazonais de Natal ou Dia das Mães, podem provocar sérios efeitos sobre a cadeia de distribuição de produtos eletrônicos ao consumidor final, como eletrodomésticos e computadores. Sobre o contexto acima, avalie as afirmativas abaixo:
I) Trata-se de eventos isolados, com impacto exclusivo no segmento de transporte fracionado, sendo causa de muitos transtornos no trânsito urbano.
II) Afetam toda a cadeia de abastecimentos, pois demandam a produção e armazenagem de estoques estratégicos, a fim de atender uma demanda pontual e de curta duração.
III) Não tem qualquer impacto para os demais elementos da cadeia de abastecimento, pois os gestores, já cientes dos impactos potenciais, dividem a produção e distribuição dos produtos de forma igualitária ao longo do ano.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
· I.
· II e III.
·  I e III.
· III.
·  II.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Evidente o impacto em toda a cadeia produtiva e logística, haja visto que a demanda de determinados produtos nestes períodos é muitas vezes superior à média, exigindo planejamento, aquisições antecipadas e estoques estratégicos de produtos acabados.
Código da questão: 21340
5)A visão holística de todos os processos que envolvem a cadeia de distribuição é fundamental para que o gestor possa minimizar os custos referentes a tais processos. Podemos afirmar que tal afirmação é correta, pois:
I - Todo e qualquer custo agregado nos processos logísticos não altera as características de uso ou consumo dos produtos, sendo que o cliente, não reconhecendo o valor em tais custos uma vez que não altera a funcionalidade dos produtos adquiridos, não está disposto a pagar por eles
Portanto;
II Podemos concluir que as empresas que gerenciam melhor a cadeia de distribuição têm forte potencial de gerar melhores resultados, pois menores custos contribuem diretamente na melhoria dos resultados financeiros das empresas.
Alternativas:
· As duas afirmativas são corretas e não têm relação entre si.
· A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
· A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
· As duas afirmativas são corretas e complementares.
checkCORRETO
· Ambas afirmativas são falsas.
Resolução comentada:
O cliente está dispostoa pagar apenas pelo que ele percebe como valor agregado, não estando ciente dos custos envolvidos em relação à movimentação dos materiais. Portanto, quando empresas diferentes produzem um mesmo produto ou com grande similaridade e conseguem reduzir todos os custos logísticos de transportes e estoque em todas as etapas do processo, tendem a conseguir custos fiais mais baixos, gerando assim melhores resultados, seja por um preço final menor ou por um resultado líquido maior.
Código da questão: 20386
6)Dentre os diversos aspectos de gestão nos quais o TMS pode contribuir, podemos também incluir a geração de dados e indicadores que permitam ao Gestor Logístico escolher o modelo de veículo a ser adquirido ou contratado em função de fatores, como:
I - Ao acompanhar o desempenho de cada veículo da frota, pode facilmente acompanhar a produtividade e custo deste, permitindo avaliar se está de acordo com o tipo de veículo e serviço de entrega e/ou coleta que este está desempenhando.
II - Uma vez que para o processo de roteirização faz-se necessário os detalhes cadastrais dos produtos transportados (peso, cubagem, necessidades específicas como refrigeração, entre outras), à medida que o perfil destes produtos vai se alterando, o Gestor Logístico pode ter a percepção da adequação de sua frota;
III - Ao permitir a gestão da manutenção dos veículos, o Gestor Logístico pode avaliar os custos de diferentes modelos e/ou tipos de veículos disponíveis na frota, permitindo assim um melhor planejamento quando da necessidade de reposição ou substituição de tais veículos.
Com relação às afirmações acima, é CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas:
· II e III;
· I e III.
· I e II;
· II.
·  I, II e III.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Todas as funcionalidades citadas acima fazem parte das características dos TMSs modernos e, por simples dedução, podem levar ao Gestor Logístico a definição de modelos ou aspectos que influenciem no processo de escolha para aquisição de veículos ou contratação de serviços, especificando o tipo de veículo desejado.
Código da questão: 19889
7)Com o aumento da diversidade de produtos e o aumento da necessidade de frequência de entregas, os processos que envolvem a gestão da distribuição vêm demandando maior foco na automatização das operações, gerando investimentos em equipamentos e em sistemas de gerenciamento que permitam a integração das informações e dos recursos utilizados, associado às técnicas modernas de gestão, a fim de alcançarem a eficiência e confiabilidade no manuseio. Diante de tal afirmativa, podemos entender que:
I - O aumento da complexidade dos produtos tendem a demandar cada vez mais investimentos em armazéns inteligentes levando, invariavelmente, a inviabilizar a existência de determinados produtos atualmente disponíveis.
II - Os chamados armazéns inteligentes só são economicamente viáveis para produtos de maior valor agregado.
III - Apesar dos aspectos de investimentos e custos operacionais, o uso de tais recursos aliados à correta aplicação de técnicas de gestão de armazéns e dos processos de manuseio, transporte e armazenagem tendem a promover reduções de custos, possibilitando a aplicação em qualquer segmento econômico.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
· I e III.
· II e III.
· Apenas III.
checkCORRETO
· I, II e III.
·  I e II.
Resolução comentada:
As afirmações I e II não estão corretas, pois não se pode descartar a utilização de recursos tecnológicos para gestão da cadeia de abastecimentos sem uma profunda análise dos aspectos de custos e mercado envolvidos. A viabilidade econômica da utilização de ferramentas, recursos, sistemas e estratégias de gestão aplicadas aos chamados armazéns inteligentes passa necessariamente por aspectos de escala e volumes envolvidos na operação, uma vez que também podem também envolver operações sazonais ou pontuais.
Código da questão: 20877
8)Apesar da disponibilidade de diversas soluções para elaboração de planejamento de rotas visando otimização dos recursos, permitindo maior número de entregas e/ou coletas através dos chamados sistemas de roteirização, ou simplesmente roteirizadores, ainda é comum vermos Gestores Logísticos utilizarem apenas rotas fixas em suas operações de transportes. Isso ainda ocorre em função de:
I - As rotas fixas serem mais fáceis de gerenciar, pois não necessitam de manutenção frequente em seus trajetos pré-estabelecidos.;
II - As rotas fixas serem mais adequadas para o cenário atual de alteração frequente da demanda.
III - O uso de roteirizadores não poder promover qualquer impacto nos custos operacionais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
·  II e III.
· I e II.
· II somente.
·  I, II e III.
· I somente.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Em casos onde os fluxos sejam constantes, como nos casos de abastecimento de linhas de produção, as rotas fixas podem perfeitamente ser aplicadas por apresentarem roteiros pré-estabelecidos que não necessitem mudanças frequentes. Por outro lado, quando existem alterações frequentes da demanda, a necessidade de alterações frequentes das rotas de atendimento geram necessidades constantes de alterações de rotas, sob o risco de atuar em rotas pouco produtivas, gerando maiores custos.
Código da questão: 19937
9)Caracterizam-se como elementos fundamentais para o bom desempenho das operações logísticas em um armazém inteligente:
I) O uso de recursos físicos para coleta de dados de forma automática integrados a ferramentas relacionadas à Tecnologia da Informação, de modo a reduzir a intervenção do operador de forma manual na coleta e tratamento das informações para gestão da distribuição.
II) O uso de equipamentos de movimentação elétricos em detrimento de outros meios de locomoção.
III) A utilização de técnicas de gestão que permitam atualizações constantes do comportamento dos produtos em estoque, de modo a permitir a revisão do seu mapeamento com o objetivo de reduzir movimentos e custos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas:
·  I e III.
checkCORRETO
· I e II.
· Apenas III.
· II e III.
· I, II e III.
Resolução comentada:
A afirmação II não leva em conta de que podem ser utilizados equipamentos com tração manual pelos operadores para armazéns que demandem pequenos percursos. Da mesma forma, existem situações de armazenagem em grandes áreas, como portos marítimos, onde equipamentos de alta tecnologia convivem com empilhadeiras movidas à combustão.
Código da questão: 21260
10)Dentro de um enfoque amplo sobre a questão das localizações dos pontos de estoque, quanto à gestão da distribuição de materiais dentro da cadeia de suprimentos podemos afirmar que:
Alternativas:
· O aproveitamento de sinergia operacional entre estoques remotos, sejam de produtos para abastecimento de produção ou distribuição final, só é possível entre empresas de um mesmo grupo.
· Tomando-se em conta a questão da vista da globalização, o gestor responsável por comprar produtos provenientes de processos de importação deve atentar-se sobremaneira à atual situação da estrutura aeroportuária do Brasil, uma vez que ao chegar ao país a mercadoria deve necessariamente ser desembaraçada no porto ou aeroporto de desembarque, o que tem acarretado sérios impactos na cadeia logística em função do acúmulo de materiais nestes locais.
· A terceirização das operações de distribuição com empresas especializadas, chamadas Operadores Logísticos e localizadas em centros distantes das unidades produtivas, mas próximas a mercados potenciais, têm sido uma alternativa amplamente utilizada pelos gestores para lidar com as incertezas de demanda, além do fato de tais operadores tenderem a desempenhar melhor as operações em função do nível de especialização e do maior domínio que tendem a ter sobre as particularidades relacionadas à área geográfica na qual atuam.
checkCORRETO
· Os cenários estabelecidos dentro dos respectivos segmentos econômicos devem bem definir as atribuições operacionais e de gestão devidamente separadas quanto ao atendimento de insumos para a cadeia produtivae a entrega ao consumidor final, haja vista que ambas não têm relação direta.
· A constante inovação dos recursos relacionados à Tecnologia da Informação tem permitido aos gestores da distribuição melhor atuação sobre os eventuais estoques remotos estabelecidos, sejam para abastecimento ou distribuição, reduzindo a necessidade de terceirização de tais operações.
Resolução comentada:
As alternativas A, D e E descartam os aspectos apresentados no texto com relação à integração e sinergia entre os diversos elementos que integram a gestão da cadeia de abastecimentos, contradizendo justamente suas características básicas, e a questão B não considera a existência dos EADIs;

Mais conteúdos dessa disciplina