Buscar

Prévia do material em texto

PAGE 
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E ASSISTENCIAL SANTA LÚCIA
FACULDADE SANTA LÚCIA
GRADUAÇÃO EM DIREITO
e-mail da disciplina
dir.metodcientifica@santalucia.br
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CRISTIANO ANTONIO DOMINGUES
Mogi Mirim
 2020
CRISTIANO ANTONIO DOMINGUES
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho apresentado a Faculdade de Santa Lúcia, da Associação Educacional e Assistencial Santa Lúcia, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de metodologia científica do curso de DIREITO.
Orientadora: Professor (a) Dra. Maria das Graças Costa Gonçalves
 Mogi Mirim
2020
SUMÁRIO
11. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DESENVOLVIDO
22. RESPOSTAS DO ALUNO AO CONTEÚDO
REFERÊNCIAS
1. APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DESENVOLVIDO 
Observe a afirmação ao acima: “Doutor é titulação, não pronome”. Pensando nos diferentes significados da palavra DOUTOR, apresentados e discutidos em sala de aula:
2. RESPOSTAS DO ALUNO AO CONTEÚDO 
a) Apresente e explique suas possíveis aplicabilidades, pautando sua explicação na caracterização de cada uma delas.
Doutor é uma palavra que significa (aquele que ensina) que permite fazer alusão a qualquer pessoa que seja titular de um doutoramento, que é o grau acadêmico mais elevado do ensino superior concedido por uma universidade ou por um estabelecimento autorizado para o efeito embora haja quem use esse título para pessoas que possuem o grau acadêmico de licenciatura (isto é, aos licenciados por ex: médicos, advogados) em certas áreas do conhecimento. 
O doutoramento, por conseguinte, é o grau acadêmico universitário de nível mais alto, atualmente conferido a quem conclui com sucesso o terceiro ciclo de estudos. De uma pessoa que tenha esse grau diz-se que é doutorada.
Doutor é apenas quem faz Doutorado. E isso vale também para médicos, dentistas, etc.
A tradição faz com que vários profissionais sejam chamados de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.
b) Faça uma discussão crítica relacionando a formação de Doutores acadêmicos e o desenvolvimento da ciência.
O sistema de ensino superior desempenha papel proeminente nos sistemas de inovação e desenvolvimento da ciência. De todas elas, a formação de recursos humanos qualificados é considerada, de forma unânime pelos autores, como sendo a mais importante. Entre os recursos humanos qualificados, destaque é dado àqueles treinados e graduados no nível de doutores.
Primeiramente, as instituições de ensino superior produzem resultados de pesquisa que podem ser diretamente apropriados pelas empresas no seu processo de inovação, seja para solução de problemas, seja para a criação de novos processos e produtos. 
Da mesma forma, as empresas podem utilizar instrumentos e técnicas de pesquisa desenvolvidas pelas universidades para o desenho e teste de sistemas tecnológicos. 
Além disso, e com destaque especial, as universidades produzem profissionais e pesquisadores qualificados. Estes, ao serem incorporados pelas empresas e outros setores da sociedade, levam consigo não apenas conhecimento científico recente, mas também habilidades para resolver problemas complexos, realizar pesquisa e desenvolver novas ideias. Esse pessoal possui também habilidade tácita para adquirir e usar conhecimento de maneira inovadora, além de deter o que alguns autores chamam de "conhecimento do conhecimento", ou seja, sabem quem sabe o que, pois participam das redes acadêmicas e profissionais no nível nacional e internacional. 
c) Informes quais são os aspectos gráficos que devem ser observados na elaboração de um trabalho acadêmico
Devem ser observados os aspectos gráficos da REGRA DA ABNT
Quanto aos aspectos gráficos que norteiam o texto científico, é necessário saber que todos eles se encontram submetidos a normatizações predefinidas, regidas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). 
Nelas temos as definições das principais características para a elaboração, como papel, parágrafo, espacejamento entrelinhas, margens, tipo e tamanho da fonte, paginação, formato do texto, títulos e subtítulos.
Devem ser executados dentro da norma para cada um dos itens acima. 
d) conceitue e explique o significado de pesquisa científica, explicando a diferença entre fontes primárias, secundárias e terciárias.
O que são fontes primárias, secundárias e terciárias?
São fontes de informação geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciárias, dependendo da sua originalidade e sua proximidade com a fonte de origem.
Fontes Primárias
As fontes primárias correspondem à “literatura primária” e são aqueles que se apresentam e são disseminados exatamente na forma com que são produzidos por seus autores. 
Pode ser definida também como fonte original, pois não existiu nenhuma analise ou dado anterior a ela.
Fontes secundárias
As fontes secundárias são “interpretações e avaliações de fontes primárias”; 
Diferente da fonte primária que é a fonte original da informação. A fonte secundária é o resultado das discussões realizadas no material da fonte primária.
Fontes terciárias
As fontes terciárias são as mais difíceis de definir, e são apontadas como “a categoria mais problemática de todas” e raramente encontra-se a distinção entre fontes secundárias e terciárias. Fonte Terciária é uma compilação de fontes primárias e fontes secundárias.
EXEMPLOS
	Fontes Primárias
	Fontes Secundárias
	Fontes Terciárias
	Anais de Congressos
	Bancos de dados
	Serviços de indexação
	Conferências e simpósios
	Enciclopédias
	Resumos
	Legislação
	Catálogos de bibliotecas
	Catálogos coletivos
	Normas técnicas
	Bibliografias e índices
	Guias de Literatura
	Traduções
	Biografias
	Bibliografia de bibliografia
	Autobiografias
	Livros
	Bibliotecas
	Discursos
	Manuais
	Centros de Informação
	Fotografias
	Museus
	
	Relatórios técnicos
	Artigos de revisão
	
Referências 
Site Brasil Escola, ASPECTOS GRÁFICOS DO TEXTO CIENTÍFICO, disponível em https://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/aspectos-graficos-texto-cientifico.htm, Acesso em Março de 2020.
Site CFM, Quem é Doutor, escrito por Elcio Luiz Bon amigo, disponível em: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&id=20297: Acesso em Março de 2020.
Site Guia da monografia, Quais são as fontes primárias e secundárias; disponível em HTTPS://guiadamonografia.com.br/fontes-primarias-e-secundarias/. Acesso em Março de 2020.
Site Sociedade Brasileira para progresso da Ciência disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S00097252007000400013, Acesso em Março de 2020.
Observe a afirmação ao lado: “Doutor é titulação, não pronome”. Pensando nos diferentes significados da palavra DOUTOR, apresentados e discutidos em sala de aula:
a) apresente e explique suas possíveis aplicabilidades, pautando sua explicação na caracterização de cada uma delas. 
b) faça uma discussão crítica relacionando a formação de Doutores acadêmicos e o desenvolvimento da ciência. 
c) informe quais são os aspectos gráficos que devem ser observados na elaboração de um trabalho acadêmico
 
d) conceitue e explique o significado de pesquisa científica, explicando a diferença entre fontes primárias, secundárias e terciárias. 
OBSERVAÇÃO: as respostas das letras a, b, c e d devem totalizar 2 laudas.

Mais conteúdos dessa disciplina