Buscar

Fases da Escrita na Alfabetização

Prévia do material em texto

Kamila Faria Carvalho de Oliveira | RA F10672-1
Izamara Argentin | RA D911AJ-1
Julia Caroline da Silva Ferreira | RA N53415-0
Alfabetização e Letramento.
ATIVIDADE = Faça uma síntese com as principais características e comentários pessoais sobre cada fase da escrita, quais sejam: a) fase pré-silábica; b) fase silábica (inicial, quantitativa e qualitativa); c) fase silábico-alfabética; d) fase alfabética.
PRÉ-SILÁBICA: É quando a criança ainda não faz distinção entre a função das letras (com seus fonemas/sons) e dos números. Usam muitas letras, não conseguem ajustar a escrita com a leitura da palavra. Outras vezes colocam um número de letras que fica compatível com o tamanho do objeto, ou seja, escrevem com muitas letras palavras como "elefante" com poucas letras, "formiguinha", por exemplo. As letras conhecidas, como as do próprio nome da criança, servem como referência para suas tentativas de escrita: isso acontece porque elas ainda não conseguiram perceber que palavras diferentes não podem ser escritas da mesma maneira.
SILÁBICO INICIAL: Neste nível de construção da escrita, a criança já consegue estabelecer a relação entre o fonema e o símbolo (letra). Geralmente eles colocam uma letra para cada sílaba e reconhece que letras são para compor palavras, enquanto os números são usados para representar quantidades. Ex.: sapato = sao. 
SILABICO QUANTITATIVA: Para cada sílaba o aluno põe uma letra sem pensar na correspondência sonora.
SILÁBICO QUALITATIVO: Escreve para cada sílaba uma letra com correspondência sonora. Exemplo: para casa escreve “ca” ou “cz”.
SILÁBICO-ALFABÉTICA: Em algumas vezes escreve as sílabas completas (simples) e em outras usa apenas uma letra para representá-la.
ALFABÉTICA: O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras da nossa língua. Porém, inicialmente escrevem com fortes marcas da oralidade.

Mais conteúdos dessa disciplina