Buscar

Organização e Controle do Corpo Humano

Prévia do material em texto

Pagina 42 Organização Funcional do Corpo Humano e Controle do “Meio Interno”(Cap. 1) 
 A ciência da fisiologia humana tenta explicar as características e os mecanismos específicos do corpo humano que fazem dele um ser vivo.
As células do corpo como unidades vivas: Cada tipo de célula é ajustado especialmente para realizar uma ou algumas funções determinadas , quando células de determinado tipo são destruídas por uma ou outra causa, as células restantes do mesmo tipo, em condições normais, geram novas células para suprir sua reposição.
Além disso, os mecanismos químicos gerais para transformar nutrientes em energia são, basicamente, os mesmos em todas as células, e todas as células liberam produtos de suas reações químicas nos líquidos que as envolvem.
Liquido extracelular-o meio interno:
Cerca de 60% do corpo humano adulto é composto de líquidos, principalmente, uma solução aquosa de íons e outras substâncias.
E cerca de um terço se encontra nos espaços fora das células e é chamado líquido extracelular(íons e nutrientes necessários para manter a vida celular), está em movimento constante por todo o corpo e é rapidamente transportado no sangue circulante e, em seguida, misturado no sangue pelos líquidos teciduais, por difusão, através das paredes dos capilares.
Líquidos Extracelular X Intracelula
Extracelular: grandes quantidades de sódio, cloreto e íons bicarbonato mais os nutrientes para as células, como oxigênio, glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Também contém dióxido de carbono, que é transportado das células para os pulmões para ser excretado, além de outros produtos de excreção celulares, que são transportados para os rins para serem eliminados Intracelular: contém grandes quantidades de íons potássio, magnésio e fosfato em vez dos íons sódio e cloreto. Mecanismos especiais para o transporte de íons, através das membranas celulares, mantêm as diferenças de concentração iônica entre os líquidos extracelulares e intracelulares
Homeostase: habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.
todos os órgãos e tecidos do corpo humano executam funções que contribuem para manter essas condições relativamente constantes.
Existem poderosos sistemas de controle para manter as concentrações do sódio e íons de hidrogênio, bem como para a maioria dos outros íons, nutrientes e substâncias do organismo, em níveis que permitam às células, aos tecidos e aos órgãos levarem a cabo as suas funções normais, apesar das grandes variações do meio e das agressões associadas às lesões e às doenças
A doença é usualmente considerada um estado de ruptura da homeostasia
Mesmo com a doença os mecanismos homeostáticos permanecem ativos e mantêm as funções vitais, por meio de múltiplas compensações.
Desse modo, as compensações homeostáticas, que se seguem após a lesão, doença ou grandes agressões ambientais ao corpo, podem representar um “compromisso” necessário para manter as funções vitais do corpo, mas a longo prazo contribuem para anomalias adicionais no organismo.

Mais conteúdos dessa disciplina