Buscar

prova 1 desenvolvimento gerencial deliderança

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Daniel da Cunha Bueno (1312831)
	
	Disciplina:
	Desenvolvimento Gerencial e Liderança (REC13)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454802) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13976667
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As empresas que são bem-sucedidas são aquelas que conseguem lidar com as mudanças e fazer com que novas formas de trabalho sejam desenvolvidas. Alguns autores complementam que essas organizações criam novos conhecimentos, disseminam-nos pela organização e rapidamente incorporam novas tecnologias e novos produtos, o que conseguem tendo como base a aprendizagem constante. As organizações que aprendem têm habilidade em cinco atividades, que são descritas por Lacombe e Heilborn (2008). Sobre o que quer dizer a experimentação de novas abordagens, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
	 a)
	A experimentação em número que caracteriza a organização que aprende depende da prioridade que a organização oferece em relação à criatividade e inovação. Assim, é importante que exista tolerância a erros e aceitação de riscos. Em uma organização que aprende a inovação não é desenvolvida por um departamento específico de pesquisa e desenvolvimento, mas é um modo de se comportar.
	 b)
	Buscam para cada problema desenvolver um método adequado para solucionar o problema específico, sendo criterioso em cada nova situação.
	 c)
	As principais fontes de informação estão nos clientes e competidores. É preciso saber ouvir os clientes e investir naquilo que eles desejam e no que eles realmente julgam como importante. É preciso estar em sintonia com o mercado, para observar seus competidores e analisar suas estratégias de mercado.
	 d)
	Conhecer o passado para não repetir os erros. A organização que aprende procura identificar com clareza onde errou e por que errou para comunicar às pessoas responsáveis pela inovação.
	2.
	Para Oliveira e Silva (2006, p. 138), ?planejar significa que os gerentes pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites?. É através do planejamento que as empresas se destacam e mantêm a competitividade de seus produtos dentro do mercado cada dia mais globalizado. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Jayr Figueiredo; SILVA, Edison Aurélio. Gestão organizacional: descobrindo uma
chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	O controle não faz parte de um planejamento, ou seja, ele não irá influir em nada no decorrer da aplicação desse plano.
	 b)
	A missão da empresa não influencia no desenrolar do plano que deverá ser aplicado na empresa.
	 c)
	Os planos não dão margem para que correções aconteçam no decorrer do processo e ao seu término, mesmo que os resultados não tenham sido bons.
	 d)
	O feedeback serve para que os executores do planejamento tenham ciência de sua eficiência, fazendo com que tenham a chance de sempre melhorar seu desenvolvimento e seu desempenho.
	3.
	O desenvolvimento gerencial e liderança está associado ao conceito de competência, que pode ser de ordem individual, organizacional e gerencial. Com base nos trabalhos de Nonaka e Takeuchi, Chiavenato (2010) explica que a criação do conhecimento é um intercâmbio constante e dinâmico entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O espiral do conhecimento é formado por quatro etapas: socialização ? externalização ? internalização ? combinação. Analise as sentenças a seguir:
I- A socialização compreende a troca de experiências (do conhecimento tácito para o conhecimento tácito).
II- A externalização é a prática do conhecimento (do conhecimento explícito para o conhecimento tácito).
III- A combinação é quando há a sistematização de conceitos em que diferentes conjuntos são reunidos, apresentados por meio de documentos, reuniões etc. (do conhecimento explícito para o conhecimento explícito).
IV- A internalização é a experiência escondida de cada um (do conhecimento tácito para o conhecimento explícito).
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Chiavenato (2010) explica que a criação do conhecimento organizacional é um intercâmbio constante e dinâmico entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, formando uma espiral do conhecimento, que depende de quatro aspectos. Sobre esses quatro aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. 3. reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
	 a)
	Construção, socialização, internalização e externalização.
	 b)
	Socialização, internalização, externalização e combinação.
	 c)
	Ontologia, associação, combinação e socialização.
	 d)
	Associação, internalização, externalização e combinação.
	5.
	Atualmente, as organizações são tratadas a partir de uma abordagem sistêmica. O conceito pode parecer simples, mas a aplicação prática requer interdependência real das partes que envolvem uma organização no seu micro e macroambiente. Não basta o gestor avaliar as situações isoladamente, ele precisa ter uma visão que englobe diversas perspectivas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos entender que a organização é um sistema criado pelos homens, sem manter uma dinâmica interação com seu meio, visto que, não há trocas que ocorrem com os clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, governo, entre outros, por serem desnecessárias.
(    ) As organizações retiram do ambiente externo os recursos necessários para seu funcionamento, como os insumos e, da mesma forma, devolvem para o meio os produtos ou os serviços.
(    ) As organizações, a partir da segunda metade do século XX, passam a ser vistas como sistemas abertos. Essa nova visão faz com que os administradores tenham que mudar seu comportamento e, assim, o foco deixa de ficar somente nas tarefas internas das organizações e passa a atuar também no ambiente interno.
(    ) Esse novo cenário de atuação leva os gestores a buscarem novas tecnologias no trabalho, repensar a estrutura organizacional, a qualificação e a participação das pessoas no processo de trabalho, novos conceitos e paradigmas de liderança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	6.
	O ambiente organizacional é o que interfere na organização e esta reage aos seus estímulos. A interferência pode ser provinda do ambiente externo, ambiente tarefa e ambiente interno. As variáveis do ambiente interno apresentadas por Oliveira e Silva (2006), são aquelas em que a organização tem controle mais direto. Quais são as variáveis do ambiente interno?
FONTE: OLIVEIRA, Jayr Figueiredo; SILVA, Edison Aurélio. Gestão organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo. Saraiva, 2006.
	 a)
	Proprietários, recursos humanos, gestores, ambiente físico do trabalho e cultura organizacional.
	 b)
	Proprietários, recursos, gestores, clima organizacional e resultado organizacional.
	 c)
	Sócios, funcionários, gestores, concorrente e cultura organizacional.
	 d)
	Correntistas, recursos humanos, amadores, ambiente físico do trabalho e clima organizacional.
	7.
	"Os que ignoram as condições geográficas; montanhas e florestas, desfiladeiros perigosos, pântanos e lamaçal, não podem conduzir a marcha de um exército"Sun Tzu. Essa frase de Sun Tzu, autor de um dos livros mais famosos do mundo, A Arte da Guerra, demonstra que é preciso estar atento às variáveis do ambiente. Assim, pode-se entender que as variáveis de uma organização estão: ambiente externo, ambiente tarefa e ambiente interno. Com base nas variáveis possíveis desses ambientes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os recursos humanos são compostos por pessoas que trabalham em uma organização. Constituem o bem mais valioso da organização porque formam a energia que movimenta criatividade, máquinas, serviços e processos. Tem a capacidade de inovar, a partir de sua competência e habilidade.
PORQUE
II- Embora as variáveis do ambiente externo sejam fatores tecnológicos, ecológicos, políticos, legais e socioculturais, ainda assim, há de considerar que contratação de recursos humanos se dá pelo ambiente externo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	8.
	A decisão pode ser tomada em diferentes contextos e sob condições diferentes. Para Montana e Charnov (2003), existem três tipos diferentes. As decisões são tomadas sob condições distintas: condição de certeza, condição de risco e incerteza. Sobre as três condições, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Condição de certeza.
II- Condição de risco.
III- Incerteza.
(    ) As variáveis não são conhecidas totalmente, mas provavelmente cairão em uma amplitude conhecida, podendo ser descritas em termos probabilísticos.
(    ) As variáveis e os resultados não são conhecidos e, além disso, não têm a possibilidade de desenvolver probabilidades, o que pode ocorrer devido a motivos como excesso de variáveis, poucas variáveis e falta de conhecimento sobre elas.
(    ) As variáveis que envolvem a decisão, bem como os resultados, são conhecidos antecipadamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MONTANA, Petrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo:Saraiva, 2003.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - II.
	9.
	No mundo corporativo, o conceito de organizações que aprendem tem sido muito inspirador para que a equipe possa se aprimorar constantemente e, assim, desenvolver novas habilidades, capacidades, percepções e sensibilidades. Nas organizações que aprendem de Peter Senge, o líder projetista tem características próprias, diferentes do líder guia ou professor. Sobre o líder projetista, analise as sentenças a seguir:
I- O líder como projetista é responsável por desenvolver projetos à liderança, diretrizes, estratégias e sistemas nas organizações que sejam permanentes. 
II- O líder como projetista não compartilha as suas ideias com toda organização. 
III- O líder como projetista tem como principal função apoiar e estimular o aprendizado. 
IV- O líder como projetista compartilha suas ideias por todos, para que o trabalho seja realizado de forma efetiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	O conhecimento é visto nas organizações como fonte de produtividade. Assim, se a organização oferecer palestras, cursos, capacitações, educação continuada aos seus profissionais, ela estará alcançando bons resultados. Com relação à gestão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a praticidade de criar oportunidades a outras empresas que necessitam obter a lucratividade e a produtividade diante da gestão do conhecimento.
	 b)
	É a compreensão da cultura das organizações perante as informações geradas a partir da concorrência, proporcionando habilidade no fazer.
	 c)
	É a junção das forças organizacionais com as forças individuais, construindo o saber diante do mesmo objetivo, proporcionando um diferencial competitivo.
	 d)
	É a capacidade de não obter um bom relacionamento entre os profissionais da organização envolvida no processo da gestão do conhecimento.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina