Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
MARTINS PIRES, Pâmela Tanise, 1795856.
Turma 04/2017.
TEMA
Metodologias Ativas de Aprendizagem no ensino dos conteúdos de História.
PROBLEMA
A metodologia aplicada nas aulas de História tem dado á disciplina uma fama que não lhe é justa. Independente do conteúdo, é taxada de chata e sem relação com a realidade que o aluno vive, as aulas passam a ser sinônimo de decorar datas, fatos e nomes. Com uma visão linear, os conteúdos vão sendo aplicados e avaliados sem de fato haver uma preocupação com o que os alunos vão levar para suas vidas a respeito do conteúdo trabalhado, focando apenas na aprovação. Sabendo da importância do estudo da disciplina para a formação crítica e reflexiva dos alunos, para consciência do seu papel na sociedade, é necessário rever como estes estão aprendendo História e seus conteúdos.
 Diante disto, este projeto questiona: como as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para um ensino significativo dos conteúdos de História? 
JUSTIFICATIVA
Diante da metodologia empregada nas aulas de História e na demanda que os alunos e que a sociedade pede encontramos algumas lacunas. Nicolazzi Junior afirma que “Nesse contexto contemporâneo, torna-se imperativo que os professores de História organizem a atividade docente em sintonia com as exigências do mundo real.”
Precisamos rever a forma como os alunos estão aprendendo. Ficar por horas a fio, sentados em fileiras, ouvindo passivamente o que o professor diz, copiando e resolvendo questões do livro didático, não colabora com desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos, pelo contrário, gera frustração. O intuito não é eliminar a metodologia expositiva das aulas de História, e sim agregar a ela, adaptá-la as necessidades atuais e desenvolver uma aprendizagem significativa, que aproxime os conteúdos da realidade do aluno.
.
 OBJETIVO 
O presente projeto pretende apresentar exemplos de metodologias ativas de aprendizagem e a partir delas:
- exemplificar como as mesmas podem contribuir para um ensino significativo.
- propor atividades utilizando destas metodologias. 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A relação que se tem atualmente, entre professor e aluno é ultrapassada. Moimaz (2009, p.96) afirma: “ Sobre a relação professor/ aluno, no ensino de historia tradicional temos o professor como mero transmissor do saber e um aluno passivo que não participa do seu processo de construção do conhecimento.” Como resultado dessa passividade temos a frustração, temos alunos que não desenvolvem o potencial que tem, e consequentemente não veem significado na aprendizagem. 
 Vasconcelos (2012, p.74) diz ainda, sobre isso, que não se deve praticar uma educação bancária, onde o professor apenas deposita o conhecimento, é preciso fazer com que esses conteúdos se tornem significativos para a vida do aluno. Em relação á metodologia, Moimaz, (2009, p. 96) afirma que ”O método no ensino de história tradicional não apresenta nenhuma relação com a vida do aluno. De acordo com as novas tendências, é importante inserir os alunos em um exercício de investigação, critica e reflexão, valorizando o uso do documento histórico”.
 Revendo a relação que se tem entre aluno- professor- conteúdo poderemos construir uma aprendizagem significativa, que resulte em alunos mais críticos, reflexivos e cientes do seu papel como agentes históricos e sociais.
METODOLOGIA 
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica que visa alcançar os objetivos propostos anteriormente. Será feita uma revisão bibliográfica para descrever as principais metodologias ativas de aprendizagem a partir de uma leitura sistemática, com fichamentos de cada obra e artigo, de modo que ressalte os pontos pertinentes ao assunto em estudo abordado pelos autores. A pesquisa será feita com material encontrado no Google acadêmico, com obras disponibilizadas durante o curso de Licenciatura em História, obras disponíveis na Biblioteca do Centro Universitário UNINTER e obras de acervo pessoal.
REFERENCIAS
-MOIMAZ, Érica Ramos. Metodologias do ensino de história: história. São Paulo, Pearson Education do Brasil,2009. 
-NICOLAZZI JUNIOR, Norton. Práticas profissionais no ensino de história: linguagens e fontes. Curitiba: Intersaberes, 2018.
-VASCONCELOS, José Antonio. Metodologia do ensino de história. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Mais conteúdos dessa disciplina