Buscar

Prévia do material em texto

CONFECÇÃO DE PLUVIÔMETRO
Cleisson Soares
Leticia Neres Moura dos Santos
Santos, 2019 
INTRODUÇÃO
Adquirir dados climáticos é uma atividade extremamente necessária para compreensão do meio ambiente, sendo fundamental em diversos aspectos da vida humana. Portanto este projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo de pluviômetro de baixo custo utilizando materiais recicláveis como garrafa pet e entre outros para obter os dados sobre o clima.
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA
A região onde o pluviômetro foi instalado, fica localizada no bairro Japuí, na cidade de São Vicente. Sendo esta uma região extremamente próxima do Parque Estadual Xixová Japuí, que é um fragmento da Mata Atlântica da região. E por ser uma região próxima de morros e matas, a umidade do ar é relativamente maior.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Para a realização do trabalho foi preciso construir um pluviômetro com os seguintes materiais:
Uma garrafa PET lisa de 2 litros
Pedrinhas para aquário (cerca de 10 unidades ou até superar o fundo ondulado da garrafa)
Régua de 30 centímetros
Estilete
Fita adesiva colorida
Água
Anilina ou corante (se preferir)
Após isto, foi preciso cortar a garrafa PET na altura em que ela deixa de ser curva e comece a ficar reta, a uma distância aproximada de 10 cm do bico, preencher cerca de 5 cm da garrafa com as pedrinhas, completar com água até cobri-las e acrescentar algumas gotas de corante. Foi colado um pedaço de fita colorida na altura do nível da água fazendo uma marca, com a fita adesiva, fixando a régua na vertical do lado de fora da garrafa fazendo com que o número zero da régua ficasse no mesmo nível da água. A parte que ficou além da garrafa foi cortado, e encaixado o bico da garrafa de ponta-cabeça dentro na abertura do pluviômetro. 
Em seguida, foi preciso colocar o pluviômetro em um lugar plano e aberto, sem que tenha nada em cima dele ou dos lados, que impeça a chuva de atingi-lo. Após a chuva, foi recolhido o objeto e observamos quantos milímetros o nível da água subiu na régua. Dando-nos a medida da chuva para o período em que a medição foi realizada. 
Foto 1 Pluvimetro Confecionado com materias recicláveis
Fonte: Do Autor
RESULTADOS
O período de medição para obtenção de dados foi do dia 25 de agosto ao dia 21 de setembro, totalizando 28 dias. As medições foram realizadas a cada 24 horas. Na tabela abaixo, é possível ver o período e a precipitação de chuva em mm.
 Tabela 1 Precipitação em mm
Fonte: Do Autor
Nos gráficos abaixo, é possível ver a precipitação em mm, pode-se observar os picos onde houve maior intensidade de chuva e em seguida há um gráfico de chuva acumulada, onde observa-se em ordem decrescente o período de maior chuva para o menor.
Figura 1 Gráfico de Precipitação em mm
Fonte: Do Autor
Figura 2 Gráfico de Chuva Acumulada
Fonte: Do Autor
CONCLUSÃO
Apesar do pluviômetro ter sido confeccionado com materiais recicláveis e de baixo custo, se mostrou viável e funcional. A região onde houve a coleta de dados, por ser muito próxima da Mata Atlântica, teve picos e períodos com grande volume de chuva. Sendo assim, o protótipo cumpriu seu objetivo principal, na qual era conseguir dados sobre a precipitação na região.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-xixova-japui/
Monfardini B. B. CONFECÇÃO E CALIBRAÇÃO DE PLUVIÔMETRO ALTERNATIVO COMO SUBSÍDIO À MEDIÇÃO DE PRECIPITAÇÃO. Barreiras: Universidade Federal da Bahia, 2015

Mais conteúdos dessa disciplina