Buscar

Teoria da Administração - ESAB

Prévia do material em texto

O consultor quis dizer que a empresa e seus gestores não estão seguindo grande parte dos princípios básicos da administração para garantir a sobrevivência da empresa e devem rever os seus conceitos e remodelar grande parte da sua forma de administrar. A visão mecanicista e o sistema fechado se encontram obsoletos nos dias atuais, o modelo mais indicado seria o modelo de gestão orgânico que surgiu a partir da necessidade de sobrevivência das organizações em um ambiente de mercado cada vez mais instável e competitivo, que exige uma alta capacidade de adaptação às constantes mudanças. Ao dizer que a empresa somente se preocupava com a area industrial, o consultor queria dizer que ela se restringia aos problemas de produção na fábrica, não considerando os demais aspectos da empresa como finanças, logística e recursos humanos.
 Dentre os princípios mais notavelmente ignorados podemos destacar: 
*Divisão do trabalho: " os gerentes tinham microscópica de seus subordinados", um gestor deve saber exatamente quem são os seus subordinados e quais são as suas habilidades, caso não saiba será impossível utilizar bem os seus recursos humanos para assim aumentar a produtividade e evitar prejuízos é como fazer qualquer tarefa mas sem prestar atenção aos detalhes, o trabalho não pode ser bem feito.
*Ordem : Assim como o princípio de Divisão do Trabalho sem ordem não é possível ter o homem certo no lugar certo e assim ter uma forma social eficiente. 
*Unidade de Direção e Subordinação dos intereses individual pelo geral: "os gerentes se preocupavam mais em como fazer as coisas do que com o que fazer" se os gerentes não se preocupam com o que fazem as suas tarefas provavelmente seus subordinados também não!!. Dentro de uma organização todos devem estar alinhados com os interesses da organização para o bem de todos, se todos os membros pensarem da mesma forma os resultados adquiridos serão muito mais previsíveis. 
*Equidade e Remuneração: "a empresa somente se preocupava com sua área industrial" Toda empresa deve se preocupar com a satisfação e bem estar dos funcionários, claramente não era o caso deste empresa e desta maneira os funcionários não estariam motivados a trabalhar e nem indicar a empresa para possíveis talentos que impactariam positivamente a empresa. Sendo assim a empresa acaba ferindo ainda outro princípio da administração: a Estabilidade, são inúmeras as razões porque uma empresa queira manter seus funcionários o maior tempo possível, muito tempo e recursos preciosos são gastos para repor um funcionário. 
*Espírito de equipe: "a visão predominante era tipicamente mecanicista". O modelo Mecanicista é conhecido como desumanizante e irracional, em função de está focado no resultado, sem se importar com outros aspectos, como a geração e manutenção de postos de trabalho, desenvolvimento humano, dentre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina