Buscar

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
5º SEMESTRE
FLÁVIA DE AGUIAR SANTOS SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
ARAPIRACA-AL
2018
FLÁVIA DE AGUIAR SANTOS SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: 	Ana Paula Primon da Silva
Tutor de Sala: Maria Aparecida de Miranda Torres
ARAPIRACA-AL
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................................................4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...........................5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.....................................7
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA...........................................12
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS...........................................................19
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................24
REFERÊNCIAS...............................................................................25
INTRODUÇÃO
O estágio é a fase de suma importância para o acadêmico, é o momento em que passa a perceber a realidade, vivenciar situações, onde irá viver na sua vida profissional.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tronando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.
O presente relatório apresenta observações e regência realizadas durante a atividade de Estágio Curricular Obrigatório I - na Educação Infantil, que aborda desde a estrutura física da escola-campo de estágio até reflexões acerca da prática docente do professor supervisor. 
O estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na turma de Berçário, no Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene, localizada na Avenida Jorge Vilela nº 02, na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas. Com uma carga horária de 100 (cem) horas, dividida em observações, regências e atividades complementares, incluindo a elaboração desse relatório. O estágio foi realizado sob a supervisão da Professora Maria Claudineide dos Santos Soares, formada em pedagogia, na Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). O estágio foi realizado de segunda à sexta, sempre no turno matutino, das 07h às 11h00h, totalizando 04 (quatro) horas diárias, no período de 21 (vinte e um) de Agosto à 06 (seis) de Setembro.
O período de observação foi o tempo necessário para a compreensão das características da turma, a forma diferente em que cada criança se desenvolve. A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A instituição desenvolve seu trabalho ancorado na LDB, PPP e no RCNEI com o objetivo, de ofertar o processo ensino e aprendizagem de forma adequada e com embasamento na Lei e Refencial.
A mesma funciona em horário integral das 07:00 às 17:00 horas e os cursos oferecidos são: Educação Infantil (creche e pré-escola), tendo como carga horária240 hors, totalizando 200 dias letivos. O prédio foi construído em 05 de junho de 2006, seu espaço físico foi adaptado e organizado de forma cuidadosa e perculiar para receber seus alunos e funcionários, a instituição possui um ambiente aconchegante e com colorido alegre.
Os alunos são distribuídos nas turmas de maternal e jardim I e II. Sendo 5 turmas de 5 de jardim II, com 30 alunos cada turma. A instituição se organiza de naneira eficaz para o desenvolvimento integral das crianças, o alvo do centro de educação infantil são as crianças no processo de desenvolvimento social. Os projetos desenvolvidos pela instituição são: Leitura, Meio mbiente, Lagoa Viva, Datas Comemorativas, Família e Escola.
O primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene, possui 01 diretoria, 01 coordenação, 01 sala de reunião, 01 sala de leitura, 01 cozinha, 01 pátio coberto, 01 brinquedoteca, 01 consultório médico, 01 almoxarifado, 01 dispensa, 01 sala de costura, 02 salas de descanso, 15 salas de aula, 01 sala de vídeo, 01 lavanderia, 01 área de serviço, 04 banheiros infantis (com total de 30 chuveiros e 39 vasos sanitários), 18 banheiros para funcionários e visitantes. A escola conta com 102 funcionários, sendo 56 professores, 01 diretora, 02 coordenadoras, 01 secretária, 01 auxiliar de secretária, 01 jardineiro, 02 auxiliares administrativos, 02 técnicas de enfermagem, 01 cabeleleira, 03 vigilantes e 23 ausegs (auxiliar de serviços gerais).
A instituição atende crianças com necessidades especiais, ofertando para as mesmas, atividades e um atendimento especializado para o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. A instituição desenvolve um projeto de formação em parceria com a secretaria de educação. O Projeto Político Pedagógico do Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene, tem como propósitofortalecer a gestão democrática e participativa, na qual todos os envolvidos se sintam igualmente responsáveis pelo processo educacional, considerando os aspectos pedagógicos, administrativo e social.
A instituição tem como proposta curricular, garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacite para o processo de educação permanente, onde os conteúdos trabalhados deve se ampliar para além dos fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos e atitudes, baseadas nos quatro pilares: Aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a aprender, através das ações pedagógicas.
A escola é uma instituição social com o objetivo explícito: O desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetiva das crianças, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes e valores), que deve acontecer de maneira contextualizada, desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. As famílias são beneficiadas com o atendimento educacional da instituição, são carentes, que sobrevivem apenas com um salário mínimo por mês, ou até mesmo com a renda do Programa Bolsa Família. A instituição convive com um grupo familiar, na qual repassa toda a responsabilidade sobre a educação para a instituição escolar, esquivando-se assim de suas obrigações, o que os tornam ausentes na vida escolar de seus filhos.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	Diário número
1
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Elaine Cristina da Silva Delfino
	
	Estagiária: Flávia De Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 22/08/2018
Quarta feira, dia 22 de agosto foi dado início ao estágio na turma de creche (maternal), a turma conta com 32 crianças, 15 meninas e 17 meninos, as 07:00h ja estava presente na escola, onde iniciaram-se as atividades permanentes, os portões se abrem para a chegada das crianças, a turma é composta por 2 professoras e 2 cuidadoras por turma, uma das professoras da turma recebe com muita alegria e animação, uma das cuidadoras direciona as crianças até o fraldário e veste a farda da instituição, enquanto a outra professora e a cuidadora cantam músicas de bom dia para receber as crianças na sala, às 08:00os portões se fecham, em seguida, é servido o café da manhã para todas as crianças, às 09:00h se deu início as atividades pedagógicas, as crianças são bem tranquilas e a professora consegue dominar a turma, as professoras realizaram atividades sequenciada, iniciou com uma roda de conversa apresentando para as crianças uma Contação de História Por meio de Gravuras, com a dramatização cantada: 5 Patinhos, utilizando patinhos confeccionados com EVA, despertando nas crianças o gosto em ouvir histórias, todas as crianças ficaram atentas, logo após, realizaram a atividade de Fazer artístico, onde as crianças colaram pedaços de EVA na mamãe Patinho, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora fina e da percepção visual, em seguida, com a utilização de um aparelho de som e um pintinho de pelúcia cantaram a música: Meu Pintinho Amarelinho, favorecendo o desenvolvimento dos movimentos corporais, da linguagem oral e conhendo a cor amarela. A metodologia usada pelas professoras era coerente ao conteúdo ensinado. Às 10:30h foi feita a pausa para o banho das crianças, às 11:00 o almoço foi servido e a manha foi encerrada de forma lúdica e prazerosa.
	Diário número 2
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Elaine Cristina da Silva Delfino
	
	Estagiária: Flávia De Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 23/08/2018
 
Quinta feira dia 23 de agosto, as 07:00h estava na sala de aula, o estágio aconteceu na mesma turma de creche (maternal), após as atividades permanentes, as 09:00 se deu início as atividades pedagógicas, algumas crianças faltaram, compareceram 25 crianças, a sala estava muito organizada, porém, as crianças estavam bastante agitadas, para acalmar os ânimos, as professoras levaram as crianças para passear pela instituição e logo após retornaram para a a sala de aula, iniciando a aula com uma roda de conversa falando sobre os números através da contagem oral, estimulando o desenvolvimento da oralidade através da música: Os Números da Xuxa, utilizando um aparelho de som e números móveis, em seguida deu sequência com noções de quantidades, utilizando caixas com carinhas de animais (gato, cachorro e coelho), onde as crianças colocaram a quantidade de alimento na boca de cada animal, de acordo com a respectiva quantidade apresentada em cada caixa, foi uma atividade muito divertidada, onde as crianças puderam ter contato com os números de forma lúdica e prazerosa. E as atividades se encerraram às 11:00h.
	Diário número 3
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Elaine Cristina da Silva Delfino
	
	Estagiária: Flávia De Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 24/08/2018
Dia 24 de agosto sexta feira, foi mais um dia de estágio, as 07:00h foram realizadas as atividades permanentes, compareceram 30 crianças, a sala como de costume bem organizada, as crianças bem tranquilas, às 09:00h iniciou as atividades pedagógicas, o conteúdo trabalhado foi sobre a natureza, apresentando para as crianças as características dos animais, em uma roda de conversa, com a utilização de animais em EVA e um painel com imagens ilustradas que represantava a natureza, em seguida pediu que as crianças colocassem cada bixino em seu devido habitat no painel, eles gostaram muito e alguns reconheceram alguns animais, em seguida, a professora disponibilizou para as crianças, animais de pelúcia e cantaram a música: Quem faz esse barulho. As atividades da manhã foram encerrdas às 11:00h.
	Diário número 4
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Elaine Cristina da Silva Delfino
	
	Estagiária: Flávia De Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 27/08/2018
Segunda feira dia 27 de agosto, as 07:00h ja estava presente na sala de aula, a turma estava completa, compareceram todas as crianças, às 09:05h iniciou-se as atividades pedagógicas, pois houve um imprevisto por conta do atraso no café, as professoras iniciaram a aula apresentando o cartaz intitulado “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, realizando a contagem oral e apresentando a cor amarela, após, cantou a música utilizando a galinha em EVA e ovinhos de cartolina guache, em seguida, realizou a degustação da gelatina na cor amarela, aguçando o paladar das crianças e desenvolvendo a percepção visual e a oralidade, as crianças participaram e interagiram. E tudo ocorreu bem, encerrando as atividades as 11:01h.
	Diário número 5
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Elaine Cristina da Silva Delfino
	
	Estagiária: Flávia De Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 28/08/2018
Na terça feira dia 28 de agosto, às 07:00h ja estava presente na sala de aula, compareceram na aula 22 crianças, a aula se iniciou pontualmente às 09:00h com as atividades pedagógicas, no quinto dia o ambiente já se apresentava mais familiar, a sala de aula e as crianças. As professoras relizaram uma contação de histórias por meio de gravuras, com a história: O sapo da boca grande, utilizando animais em EVA. Nesse momento, participei da aula auxiliando as professoras durante o conto da história, as crianças ficaram bastante atentas ao ouvir a história, em seguida, trabalharam com jogos motores: A boca do sapo, as crianças arremessaram bolinhas coloridas acertando na boca do sapo, desenvolvendo coordenação motora, percepção visual e concentração, e para finalizar relizaram jogos de imitação, onde as crianças realizaram os movimentos e o som que o sapinho faz, desenvolvendo a criatividade e a imaginação, as crianças amaram e a aula foi encerrada às 11:00h. 
	Diário número 6
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Elaine Cristina da Silva Delfino
	
	Estagiária: Flávia De Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 29/08/2018
Quarta feira dia 29 de agosto, às 07:00h já estava presente na sala de aula, vieram 29 crianças, no último dia, toda observação estava voltada a prática docente, pois, ja estava se aproximando o período da regência, as atividades pedagógicas iniciou ás 09:00h, as professoras eram muito comunicativas, a dispersão de algumas crianças é quase que impossível de conter, as atividades realizadas chamavam a atenção das crianças, pois, eram desenvolvidas de forma ludica e prazeroza, facilitando o ensino e a aprendizagem. Foi realizado um percusso com obstáculos, desenvolvendo a coordenação motora ampla, a atenção, percepção visual, equilibrio e atenção, em seguida, coreografia, onde as professoram realizavam os passos e as crianças tentavam reproduzir os mesmo, foi muito divertido e a aula se encerrou ás 11:00h.
PLANOS DE AULAS PARA REGÊNCIA
O ato de planejar está presente em todas nossas ações para suprir nossas necessidades, em traçar metas e objetivos a serem alcançados e também para o professor melhorar sua atuação em sala de aula a fim de possibilitar ao aluno um resultado eficaz e eficiente do seu aprendizado. Para Schimtt (2006), o objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade. O contato com as crianças e com o mundo infantil é muito enriquecedor, proporciona a aprendizagem prática do modo como a criança adquire conhecimento, e planejar as aulas trouxe um aprendizado muito enriquecedor. Ao praticar como se dar aula é possível associar a teoria com a prática,ou seja, pode se obter outra visão sobre o processo de ensino e aprendizagem em especial sobre a Educação Infantil e sua importância para a vida futura. As atividades desenvolvidas durante as regências foram planejadas levando em conta a faixa etária das crianças. 
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene Data: 30/08/2018
Estagiária: Flávia de Aguiar Santos Silva 
Nível: Creche (Maternal) - Educação Infantil
Número de alunos: 32
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 1
	TEMA
	Música
	OBJETIVOS
	Estimular o desenvolvimento da linguagem oral, movimentos corporais, coordenação motora fina, percepção visual e concentração.
	CONTEÚDO
	Música: Tomatinho Vermelho.
	METODOLOGIA
	Com a utilização de um pandeiro e um tomate confeccionado em EVA, cantar a música, realizar os movimentos que a música propõe, apresentando a cor vermelha, logo após, realizar a colagem com pedaços de EVA vermelho no tomate desenhado.
	RECURSOS
	Pandeiro, tomate em EVA e papel40, cola, pedaços de EVA vermelho.
	AVALIAÇÃO
	 Será através da participação e o envolvimento das crianças mediante a atividade proposta.
	REFERENCIAS
	Referencial Curricular Municipal Para Educação Infantil
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene Data: 31/08/2018
Estagiária: Flávia de Aguiar Santos Silva 
Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
Número de alunos: 32
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 2
	TEMA
	 Contação de história
	OBJETIVOS
	Desenvolver o hábito de ouvir histórias e despertar o gosto pela leitura.
	CONTEÚDO
	Contação de histórias por meio de gravuras: A cesta da dona Maricota
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes, organizar o espaço de forma que chame a atenção das crianças, espalhando imagens ilustradas de frutas e realizar o conto da história, utilizando a cesta com diversas frutras, instigando a curiosidade e o interesse das crianças, em seguida, realizar a degustação de frutas.
	RECURSOS
	Imagenns ilustradas de frutas, cesta e frutas. 
	AVALIAÇÃO
	A avaliação acontecerá de forma contínua, observando o comportamento das crianças e seu envolvimento com a atividade proposta.
	REFERENCIAS
	Referencial Curricular Municipal Para Educação Infantil
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene Data: 03/09/2018
Estagiária: Flávia de Aguiar Santos Silva 
Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
Número de alunos: 32
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 3
	TEMA
	Jogo Educativo das cores.
	OBJETIVOS
	Estimular o raciocínio lógico, percepção visual e combinar cores semelhantes.
	CONTEÚDO
	Cores
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes, realizar uma roda de conversa, apresentar o jogo para as crianças e explicar como funciona, em seguida, disponibilizr o jogo, onde as crianças irão tentar combinar as bolinhas de acordo com a cor proposta nos tubos.
	RECURSOS
	Jogo Educativo das cores.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará de forma contínua no decorrer do jogo, de forma a diagnosticar a aprendizagem das crianças em relação as cores primárias.
	REFERENCIAS
	Referencial Curricular Municipal Para Educação Infantil
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene Data: 04/09/2018
Estagiária: Flávia de Aguiar Santos Silva 
Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
Número de alunos: 32
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 4
	TEMA
	Números
	OBJETIVOS
	Utilizar da contagem oral nas brincadeiras e situações que se fizerem necessária, recitando a sequência numérica.
	CONTEÚDO
	Contagem Oral.
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes, Em uma roda de conversa, com a utilização de números móveis, a professora irá apresentar para a turma, em seguida, utilizar da contagem oral, através da música: Os Números.
	RECURSOS
	Números móveis.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação será de forma contínua, através do interesse e da participação.
	REFERÊNCIAS
	Referencial Curricular Municipal Para Educação Infantil
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene Data: 05/09/2018
Estagiária: Flávia de Aguiar Santos Silva 
Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
Número de alunos: 32
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 5
	TEMA
	Corpo Humano
	OBJETIVOS
	Desenvolver hábitos de higiene.
	CONTEÚDO
	Higiene
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes, em uma roda de conversa, a professora irá apresentar produtos de higiene corporal e explicar para que servem cada um, em seguida, montar um cartaz coletivo com as crianças com os produtos de higiene.
	RECURSOS
	Papel 40, lápis piloto, embalagens de produtos de higiene e cola.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação acontecerá através da interação e da participação mediante observação.
	IDENTIFICAÇÃO
	Escola: Primeiro Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene Data: 06/09/2018
Estagiária: Flávia de Aguiar Santos Silva 
Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
Número de alunos: 32
Início: 07:00h Término: 11:00h Plano: 6
	TEMA
	Jogo Pedagógico das Formas Geométricas
	OBJETIVOS
	Desenvolver a coordenação motora, estimular a concentração, conhecer cores e formas geométricas.
	CONTEÚDO
	Formas Geométricas.
	METODOLOGIA
	Após as atividades permanentes a professora irá organizar a turma e apresentar as formas geométricas: Círculo, triângulo, quadrado e retângulo em EVA, em seguida, apresentar a o jogo da caixa das formas, onde uma criança por vez irá encaixar a forma em seu respectivo lugar.
	RECURSOS
	Formas geométricas em EVA e o jogo da caixa das formas.
	AVALIAÇÃO
	A avaliação se dará de forma contínua no decorrer da atividade, o envolvimento das crianças e o interesse pela atividade proposta.
	REFERENCIAS
	Referencial Curricular Municipal Para Educação Infantil
DIÁRIOS DE REGÊNCIA
	Diário número
1
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Flávia de Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 30/08/2018
Tema da aula: Música
No dia 30 de agosto, quinta feira deu início a regência, às 07:00h foi dada continuidade às atividades permanentes da sala, compareceram no dia 24 crianças, ao chegar na sala de aula, foi muito prazeroso, pois as crianças já me conheciam dos dias anteriores, sendo um momento bem gratificante. A intervenção foi baseada nas observações da rotina das professoras regente, proporcionando momentos de prazer, alegria e aprendizado. As crianças antes da aula estavam um pouco dispersas, pois havia alguns brinquedos espalhados pela sala, recolhi os brinquedos e iniciei minha aula às 09:00 horas, com a música: Tomatinho Vermelho, onde foi apresentado um tomate em EVA e a cor vermelha para a turma, desenvolvendo a linguagem oral e os movimentos corporais através dos gestos propostos, foi muito divertido, as crianças participaram da atividade interagindo, logo após, através de um cartaz com um tomate desenhado, disponibilizei pedaços de EVA vermelho para as crianças colarem, favorecendo o desenvolvimento da percepção visual, coordenação motora fina e a concentração, foi maravilhoso. A primeira sensação é de insegurança em transmitir o conteúdo para turma, mas para o primeiro dia foi bem tranquilo. A aula se encerrou às 11:00h.
	Diário número
2
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Flávia de Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 31/08/2018Tema da aula: Contação de história
No segundo dia de regência, dia 31 de agosto, sexta feira, as 07:00h estava pontual na sala de aula, compareceram 28 crianças, já existia certa cumplicidade, estávamos professoras, crianças e estagiária mais a vontade, conhecendo todas as crianças e as chamando pelo nome. Após as atividades permanentes às 09:00h a professora-estagiária iniciou a aula, organizando um espaço que atraísse a atenção das crianças, espalhou imagens ilustradas de frutas e realizaou o conto da história: A Cesta da Dona Maricota, utilizando a cesta com diversas frutras, instigando a curiosidade e o interesse das crianças em ouvir histórias, em seguida, realizou a degustação de frutas, as crianças apresentaram bastante interesse na atividade proposta, dando para trabalhar sobre alimentação saudável de forma lúdica e prazerosa. A manhã se encerrou com as atividades às 11:00h.
	Diário número
3
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Flávia de Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 03/09/2018
Tema da aula – Jogo Educativo das cores
Segunda feira 03 de setembro, terceiro dia de regência às 07:00h, estava na sala de aula realizando as atividades permanentes, neste dia compareceram 21 crianças, a sala estava organizada, as crianças estavam ansiosas ao ver o material preprado para a aula, às 09:00h foi dado início a aula, a professora-estagiária apresentou o jogo para as crianças e explicou como funcionava, em seguida, disponibilizou o jogo, onde as crianças iriam tentar combinar as bolinhas de acordo com a cor proposta nos tubos, combinando cores semelhantes, desenvolvendo a concentração e a percepção visual, a atividade foi relativamente tranquila de ser trabalhada, pois as crianças estavam ansiosas para realizarem a atividade, cinco crianças combinaram as cores semelhantes. Esta proposta de atividade foi bastante proveitosa e deu para trabalhar as cores de forma dinâmica. As 11:00h a aula foi encerrada.
	Diário número
4
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Flávia de Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 04/09/2018
Tema da aula: Números 
Quarto dia de regência, terça feira 04 de setembro, as 07:00h ja estava na instituição realizando as atividades permanentes, vieram para a aula 31 crianças, algumas crianças que estavam bastante agitadas, a professoras regentes convidou as crianças para um passeio pela instituição,as crianças ja estavam calmas e foram direcionadas para a sala de aula, a aula iniciou às 09:20h, com uma roda de conversa, onde a professora-estagiária apresentou para a turma números móveis, em seguida, realizou a contagem oral, através da música: Os Números, desenvolvendo a oralidade e utilizando da contagem oral através da música. O quarto dia de regência foi mais tranquilo, o ambiente como professora estava mais familiarizado. A manhã foi encerrada às 11:00h de forma dinâmica e prazerosa.
	Diário número
5
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Flávia de Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 05/09/2018
Tema da aula: Corpo Humano
Quarta feira dia 05 de setembro, quinto dia de regência, às 07:00h foram realizadas as atividades permanentes, compareceram na aula 29 crianças, chegaram tranquilas, as crianças, as professoras e as cuidadoras ja criaram laços de afeto com a professora estagiária, a aula iniciou às 09:00h, com uma roda de conversa, a professora-estagiária apresentou produtos de higiene corporal e explicou para que serviam cada um, houve a interação e a participação das crianças durante a apresentação dos produtos apresentados, em seguida, com a utilização de um papel 40, foi confeccionado um cartaz coletivo, onde as crianças colaram embalagens de produtos de higiene que usamos diariamente, todas as crianças reconheceram os produtos. As atividades foram encerradas às 11:00h.
	Diário número
6
	Escola: Primeiro Centro De Educação Infantil Vovó Zirlene
	
	Professora: Flávia de Aguiar Santos Silva
	
	Nível: Creche (Maternal)-Educação Infantil
	
	Número de alunos: 32 
	
	Início: 07:00h Término: 11:00h
	
	Data: 06/09/2018
Tema da aula: Jogo pedagógico das Formas Geométricas 
Sexto e último dia de regência, quinta feira dia 06 de setembro, às 07:00h iniciaram-se as atividades permanentes, compareceram na aula 26 crianças, através do convívio com as crianças, tive a oportunidade de perceber e verificar o quanto elas ainda sendo pequenas se envolvem e participam da aula, a aula teve início às 09:00h, no último dia de regência a professora-estagiária organizou a turma no pátio da instituição e apresentou as formas geométricas: Círculo, triângulo, quadrado e retângulo em EVA, em seguida, apresentou o jogo da caixa das formas, demonstrou como seria realizado o jogo, onde uma criança por vez encaixou a forma em seu respectivo lugar, as crianças se envolveram e interagiram bastante durante a atividade proposta. Durante os dias de regência notou-se a importância de levar atividades lúdicas para sala de aula, pois as crianças apresentam mais envolvimento e seu rendimento melhoram de forma significável, as crianças são fáceis de dispersarem-se e com atividades dinâmicas acaba por melhorar o processo de ensino e aprendizagem. E as 11:00h as atividades foram encerradas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência do estagio me fez ver que, o professor não pode ser apenas um transmissor de conteúdo, deve participar ativamente na vida dos alunos, deve ser mentor de conhecimentos pedagógicos. O estágio foi o período em que busquei vincular os aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a pratica se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado. E sobre tudo, perceber a necessidade em assumir uma postura não só critica, mas também reflexiva da prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade. 
 
REFERENCIAS
GUERRA, Miriam Darlete Seade. Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SCHIMITT, Adriana. Registro de planejamento na Educação. Santa Catarina. Ed. FURB. VOL.01 n2.2006.

Mais conteúdos dessa disciplina