Buscar

Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos

Prévia do material em texto

Em meados da década de 1970, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade consideradas pessoas incompletas. Com o movimento da escola nova, as diferenças individuais foram enfatizadas. Alguns estudiosos marcaram esse período. Sobre quem foram esses estudiosos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Montessori e Decroly.
(    ) Paulo Freire e Madalena Freire.
(    ) Cora Coralina e Paulo Freire.
(    ) Montessori e Emilia Ferreiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	2.
	O Brasil foi pioneiro em utilizar a nomenclatura inclusão para se dirigir às pessoas que possuíam alguma deficiência, porém, no século XVII, as pessoas com deficiência eram deixadas à margem da sociedade. Sobre o tratamento dessas pessoas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eram consideradas inúteis perante a sociedade.
(    ) Sofriam perseguições e, muitas vezes, eram eliminadas.
(    ) Tinham suas vidas preservadas e, como reconhecimento, participavam de festivais.
(    ) Eram atirados em rios, como forma de eliminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Na Idade Média, as pessoas com deficiência eram frequentemente castigadas, torturadas e, muitas vezes, mortas nas fogueiras. Acerca das pessoas que possuíam deficiência durante a Idade Média, analise as sentenças a seguir:
I- As deficiências estavam ligadas às questões sobrenaturais.
II- As pessoas que possuíam deficiência eram taxadas como videntes, demônios e adivinhos.
III- Serviam para purgação dos pecados de seus semelhantes.
IV- Pessoas que possuíam deficiência, segundo a medicina, podiam participar ativamente da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A educação inclusiva no decorrer dos anos passou por vários processos, entre eles os processos de segregação, que era a separação entre alunos com e sem deficiência do contexto escolar. Inclusão, como o próprio nome sugere, é incluir as pessoas com deficiência sem qualquer forma de discriminação, já a integração prevê que o aluno se adapte à escola e não a escola ao aluno. Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- No processo de segregação, a sociedade tem consciência de que as pessoas com deficiência precisam ser atendidas, mas de forma assistencialista e em centros especializados, ficando a sociedade longe daqueles que eram considerados "anormais".
II- A segregação foi um processo que conduzia as pessoas com deficiência à independência, para serem atendidas em centros especializados.
III- A integração prevê a preparação para transferir os alunos da escola especial para a regular.
IV- Inclusão é não deixar ninguém de fora do processo educacional e a escola atende às necessidades dos educandos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	5.
	As deficiências na Antiguidade eram identificadas à possessão diabólica ou ao castigo divino, pois era alguém que não possuía razão ou inteligência. Entre os séculos V e XVI houve ameaça aos deficientes, que poderiam ser levados à tortura e à morte graças a uma visão que era associada a heresias, blasfêmias ou obscenidades. Quanto ao tratamento dado aos deficientes na Idade Média, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os deficientes eram colocados em um transporte juntamente aos prisioneiros e criminosos, os quais eram levados às montanhas e abandonados ali, à deriva.
	 b)
	No final do século XVI, o médico e alquimista Paracelso, recusava aceitar que a teoria demonológica fosse a causa das deficiências, atribuindo-lhes problemas físicos a sua causa.
	 c)
	A atribuição demoníaca se consolidou na Idade Média e a publicação de obras científicas tinha como objetivo ensinar inquisidores a identificar as possessões diabólicas tidas como responsáveis por fenômenos de aberração.
	 d)
	Por não ter fé, o deficiente era considerado perigoso e era apedrejado ou queimado nas fogueiras da inquisição.
	6.
	O processo da Integração Escolar mostra que os problemas estavam com e na criança deficiente. Assim, deixava nas mãos dela, da família e dos profissionais que a atendiam a responsabilidade de adequá-la para que a sociedade pudesse recebê-la, já que a função da escola era reconhecidamente educar bem os alunos considerados normais. Quanto ao processo de integração dos alunos deficientes, analise as afirmativas a seguir:
I- Os alunos deficientes deveriam ficar em salas especiais separados dos normais e se submeterem a acompanhamentos clínicos e educacionais realizados fora da escola.
II- Uma das mais importantes opções da normalização escolar é representada por um canal educacional em cujo curso são levados todos os alunos, com ou sem deficiências. 
III- O aluno com deficiência deveria ser munido de aptidões acadêmicas e sociais que o levassem a se comportar, o mais rapidamente possível, como alunos normais.
IV- Também chamada de Sistema em Cascata, cujo pressuposto é oportunizar ao aluno o livre trânsito no sistema escolar, desde que cumprido o princípio da segregação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), que significa"bem-nascido". Galton definiu eugenia como "o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja física ou mentalmente". Eugenia foi um dos princípios fundadores do nazismo. Sobre o início do século XX, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As pessoas consideradas fora do padrão de normalidade eram segregadas em instituições na tentativa de reunir alunos em grupos homogêneos.
(    ) O estudo e a divulgação de ideias de regeneração física e psíquica visava à homogeneização e uniformização da população.
(    ) O interesse dos médicos pela educação era de encontrar perspectivas educacionais para casos de deficiências severas.
(    ) Havia uma preocupação eugênica no trabalho dos médicos com os deficientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	A educação passa por diversas mudanças ao longo dos anos e é afetada pelo pensamento vigente de cada época, porém nem sempre a escola foi uma instituição que todos tinham acesso. Essa dificuldade de acesso também perpassou a educação especial, pois quem tinha alguma deficiência era excluído da sociedade. A Educação Especial passou por diversos marcos históricos até chegar aos dias atuais, sendo alguns deles: criação do Instituto dos Meninos Cegos, Instituto dos Meninos Surdos e Instituto Pestalozzi. Sobre esses marcos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Instituto dos Meninos Cegos.                         
II- Instituto dos Meninos Surdos.                       
III- Instituto Pestalozzi.                                   
(    ) Atendimento especializado em deficiência mental.
(    ) Hoje é conhecido como Instituto Benjamin Constant.
(    ) Um dos primeiros institutos criados, hoje é conhecido como INES.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)III - I - II.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - I - III.
	9.
	A educação especial passa pelo processo de mudança da integração para inclusão. Esses aspectos vão muito além de mudanças de nomenclatura. Quando falamos de inclusão é preciso levar em consideração valores, práticas e ações que de fato deem subsídios para que a inclusão de fato aconteça. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A inclusão precisa ser vista pela escola como uma ação que demande mudanças de valores, filosofia, princípios e práticas.
II- O processo de inclusão tem em vista não deixar ninguém de fora do processo educacional.
III- A inclusão prevê a inserção dos alunos com deficiência na rede regular de ensino, sendo que o aluno precisa se adaptar à realidade da escola.
IV- A inclusão prevê adaptação do processo de ensino e de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	10.
	No século XIX, iniciou-se um movimento de preocupação em oferecer atendimento a pessoas com deficiência, porém a inclusão passou por diversos processos como: a exclusão, a segregação, a integração, até finalmente chegar a inclusão. Sobre esses processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As classes especiais corroboravam a exclusão escolar e os alunos eram considerados incapazes de aprender.
(    ) O período de segregação tinha por política isolar as crianças com deficiência da sociedade. 
(    ) A integração tinha por objetivo preparar os alunos com deficiência para inseri-los nas escolas regulares.
(    ) A inclusão só é possível em classes especiais pela dificuldade de aprendizagem que dificulta o acompanhamento da turma regular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina