Buscar

A estrutura didática da aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A estrutura didática da aula é esquematizada como: 1°-preparaçãoe introdução da matéria, 2°- tratamento didático da nova matéria, 3°- primeira e segunda consolidação, 4°- a aplicação e 5°- controle/ avaliação dos resultados esperados.
Para Libâneo (2008) os passos didáticos da aula são: Preparação e introdução da matéria, tratamento didático da matéria nova e consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades. Já para Yacoliev (1978) são: Preparação da aula do ponto de vista organizativo, o trabalho com a nova matéria na aula, a primeira e segunda consolidação da matéria, o controle do rendimento, a forma de elaborar as tarefas para casa e a organização do trabalho dos alunos, medidas contra rendimentos insuficientes e disciplina na aula.
Essa estruturação e organização do trabalho docente requerem do professor muita flexibilidade e criatividade, pois todos os processos são interdependentes.
As principais etapas didáticas que integram a estruturação e preparação organizativa do processo de ensino- aprendizagem são:
O cumprimento aos alunos: Ato de educação formal que ocorre quando o professor e os alunos se encontram na aula, devendo ser um momento de alegria e simpatia. 
O controle da assistência: É um momento importante no inicio da aula, sendo um controle de presença para identificar quem faltou e para esclarecer o motivo da falta, pois a mesma influência no rendimento escolar.
A comprovação do estado da sala de aula: É o saber do estado de organização no inicio e durante a aula, pois espações físicos claros, arejados, limpos e agradáveis afetam de modo positivo os alunos. Ajuda a desenvolver no aluno o sentido de ordem, limpeza, beleza e uma mentalidade útil e interessante de plenos construtores no lugar de comuns consumidores.
O controle do posto de trabalho dos estudantes: conta desde a observação e correção da cadeira e mesa do aluno, com controle de postura e maneira adequada de sentar-se e controle de materiais escolares (livros, cadernos, canetas etc.).
O controle do aluno, seu interesse, motivação e atenção: O professor deve estimular e aguçar o interesse do aluno para a aula é um momento de criar condições para o estudo, mobilizando a atenção, motivando e ligando o conteúdo ao anterior estudado.
O tratamento didático de novo conteúdo: Deve ser feito com base em diferentes atividades, estratégias, métodos e procedimentos didáticos, um trabalho conjunto de professor e aluno, com observação do tempo disponível. No processo de trabalho com o novo conteúdo devem-se resolver um conjunto de tarefas pedagógicas como: os alunos perceberem a ideia principal do que é estudado, assimilação dos métodos para investigar os fatos e fenômenos, domínio para reproduzir o conteúdo aprendido. Durante todo o processo de tratamento do novo conteúdo o professor deve colocar em prática de maneira organizada e repetitiva o assunto tratado de diferentes aspectos. 
A consolidação e aprimoramento da matéria nova: organizar, aprimorar e fixar na mente dos alunos os conhecimentos, habilidades e hábitos na parte de transmissão. Para a consolidação é necessário a realização de exercícios de fixação, recapitulação de conteúdos, deveres de casa e estudo dirigido. Para consolidar seus conhecimentos e habilidades os alunos devem aplicar um conjunto de procedimentos: fixação (retomando as principais ideias do conteúdo), leitura dos textos correspondentes no livro e mudanças nos procedimentos de consolidação (substituição dos procedimentos utilizados em sala de aula). Além disso, existem três tipos de consolidação: reprodutiva( supõe apenas a reprodução dos conhecimentos pelos alunos), generalista (generalização e sistematização dos conhecimentos de um tema), criativa (emprego de procedimentos que favorecem a atividade cognoscitiva dos alunos.
A aplicação: capacidade de usar conhecimentos, capacidades, habilidades e competências em situações novas teóricas ou práticas. Estabelecendo vinculo do conhecimento com a vida, formulando de forma clara os objetivos e a seleção de conteúdos , além da ligação dos conteúdos aos fatos e acontecimentos na vida cotidiana do aluno.
O controle e avaliação dos resultados escolares: é o controle de rendimentos dos alunos e as medidas tomadas pelo professor contra rendimentos insuficientes.

Mais conteúdos dessa disciplina