Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO

Prévia do material em texto

1-A gestão de compras é considerada um fator estratégico nos negócios das empresas, focando o volume de recursos. A função desta atividade que compactua com todos os departamentos tem como objetivo a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas em tempo hábil e dos preços vantajosos para a organização. Sobre as atividades principais que são associadas a compras, analise as opções a seguir:
I- Negociação de Contratos. CORRETA
II- Avaliar a capacidade de pagamento. ERRADA
III- Programação das compras. CORRETA
IV- Realizar a compensação financeira. ERRADA
2-Dentro da área de compras, existem atividades que são inerentes à função. Essas atividades se tornam importantes para que o setor consiga responder às tarefas básicas do dia a dia. O gestor precisa estar atento à realização dessas tarefas, para que possa aplicar as demais ferramentas de gestão. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Definir as especificações técnicas do material a ser comprado é função exclusiva do setor de compras.
( X ) Cadastrar, avaliar e certificar fornecedores são atividades básicas de compras.
( ) Escolher o tipo de modal que será utilizado no transporte de determinado produto comprado é função da área de transportes.
( ) Coletar preços eletronicamente e analisá-los é função do departamento de custo da empresa.
3-Sistemas como de Autoidentificação (ID), como o código de barras e leitura óptica eletrônica, facilitam e aceleram a coleta e a troca de informações logísticas. Esses sistemas de ID substituem processos antigos de coleta e trocas de informações, baseados em papéis, geralmente suscetíveis a erros e executados em um tempo maior. Nesta perspectiva, analise as sentenças a seguir:
I- A Auto ID permite que os parceiros da cadeia de suprimentos acompanhem e comuniquem rapidamente os detalhes de movimentação, reduzindo probabilidades de erros, responsáveis por aumentos de custos. CORRETA
II- Por natureza, exigem maior investimento por parte de seus usuários. CORRETA
III- Por natureza, exigem menor investimento por parte de seus usuários. ERRADA
IV- Clientes e consumidores recorrem cada vez mais à acessibilidade e ao acompanhamento de seus embarques e movimentações, utilizando sistemas baseados na internet. CORRETA
FONTE: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
4-Segundo Ballou (2006), o setor de compras envolve desde aquisição de matérias-primas e suprimentos até componentes para o conjunto da organização. Essas atividades são essenciais para as organizações e justificam a perspectiva atual de compras em se tornar uma atividade de caráter estratégico. Com relação às principais atividades de compras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Mensurar a qualidade recebida, quando esta não estiver incluída entre as responsabilidades do controle de qualidade. 
( V ) Prever mudanças de preços, serviços e, às vezes, da demanda.
( F ) Aumentar o investimento em inventários, devido às parcerias entre fornecedor e clientes, aumentando a qualidade de informações. 
( F ) Baixa no nível da qualidade quando o fornecedor não atende às especificações solicitadas pela empresa, a fim de garantir satisfação ao cliente final.
FONTE: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
5-Para todos os materiais adquiridos pelo setor de compras, deve existir um padrão de qualidade. Esse padrão é definido por cada empresa. O setor de controle de qualidade é responsável por verificar se o material adquirido está ou não dentro dos padrões anteriormente definidos. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Toda e qualquer pessoa pode inspecionar o material adquirido, basta somente seguir a ficha técnica previamente definida.
( ) A inspeção do material garantirá um material dentro das especificações técnicas e, consequentemente, um produto final sem problemas.
( X ) Para inspecionar um material técnico, é necessário pessoal treinado, com habilidades para a utilização, muitas vezes, de instrumentos de medição, formas de visualização do material, interpretação de fichas técnicas e desenhos técnicos, ou seja, cada tipo de material é inspecionado de forma diferente.
( ) Quem define as características a serem implantadas na ficha técnica é somente o setor de qualidade da empresa.
6-Ballou (2006) afirma que gerenciar estoque é equilibrar a disponibilidade de produtos com o custo de abastecimento. Dessa forma, desenvolver processos para controlar o estoque é essencial para garantir o abastecimento do mercado a um custo adequado ao mercado que a empresa opera. O objetivo do gerenciamento do estoque, portanto, é garantir que o produto esteja disponível na hora, na quantidade e na qualidade que o cliente deseja. Nesta perspectiva, analise as sentenças a seguir:
I- Se o estoque for baixo, a empresa terá poucos recursos financeiros sem movimentação, o que exigirá menor capital de giro. CORRETA
II- Um estoque baixo pode acarretar riscos de solução de continuidade nos processos de produção ou venda. CORRETA
III- O tamanho do estoque não interfere no desempenho operacional da empresa. ERRADA
IV- Se a empresa trabalhar com estoque elevado, o financiamento do capital de giro pode ficar comprometido. CORRETA
FONTE: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
7-Valor, para o cliente, é a diferença entre benefício e os custos do material e, sob uma análise mais detalhada, é a garantia de sucesso de uma organização (CRISTOPHER, 2011). Podemos também agregar valor ao produto ou serviço, a fim de se criar um diferencial perante os demais concorrentes. No entanto, para agregar valor ao produto ou serviço, é necessário que a empresa conheça:
I- As necessidades individuais do cliente, como: entrega pontual, prazos de pagamento etc. CORRETA
II- A análise de valor, pois é a maneira que as empresas utilizam para reduzir custos, buscando materiais alternativos com qualidade similar, a fim de oferecer uma outra opção. CORRETA
III- Valor e análise de valor não são pontos importantes a se considerar para criar um diferencial à empresa perante seus concorrentes. ERRADA
IV- Uma empresa agrega valor quando analisa detalhadamente o funcionamento da empresa e o seu processo produtivo. CORRETA
FONTE: CRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Laerning, 2011.
8-Na maioria das empresas, os sistemas internos já estão integrados. Agora, o grande desafio é começar a utilizar sistemas integrados de gestão para a aplicação na cadeia de suprimentos. Tudo isso para serem competitivos no mercado. Sobre as ferramentas integradas de gestão aplicadas à cadeia de suprimentos, analise as sentenças a seguir:
I- WMS (Warehouse Management System): sistema de gerenciamento de armazéns, ferramenta que integra e processa informações da localização do produto, controla e utiliza a capacidade produtiva e emite diversos relatórios de acompanhamento e gerenciamento. Com esse sistema, há um aumento de produtividade, devido à programação dos diversos tipos de serviços. CORRETA
II- RFID (Radio Frequency Identification): sistema de identificação via Rádio Frequência, ferramenta utilizada para coletar dados do produto através de ondas eletromagnéticas, mas o grande problema é que a leitura deve ser feita através de códigos de barra. Por esse motivo, o transmissor tem de ficar bem visível. ERRADA
III- GPS (Global Positioning System): Sistema de Rastreamento de Frotas com Tecnologia GPS, ferramenta utilizada a fim de monitorar em que lugar o produto se encontra, fazendo com que a transmissão dessas informações chegue até o cliente final. CORRETA
IV- As ferramentas, como Código de Barras, EDI (Electronic Data Interchange) - intercâmbio eletrônico de dados, VMI (Vendor Managed Inventory) -estoque administrado pelo fornecedor, ECR (Efficient Consumer Response) - resposta eficiente ao cliente já não são mais utilizadas, por serem de difícil entendimento e utilização, não trazendo melhorias para o processo. ERRADA
9-É de suma importância para o profissional do setor de compras conhecer a diferença entre preço e custo. Tanto o preço quanto o custo impactam diretamente no planejamento estratégico da empresa, podendo levar ao sucesso ou não da organização. Sobre preço e custo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Preço: é o valor em dinheiro que o comprador irá dispor para adquirir a mercadoria.
( F ) Preço: são as características abstratas do produto que o consumidor pretende adquirir.
( V ) Custo: é o gasto econômico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.
( F ) Custo: é o preço do produto ofertado ao consumidor final, podendo ser negociado, pois nele encontra-se embutido o lucro da empresa.
10-Entender os fundamentos do que está sendo negociado é crítico para a condução de qualquer processo de negociação. Descobrir os aspectos importantes de cada situação deve ser preocupação de todo o negociador. Isto é principalmente válido nas negociações de compras, em que milhares, ou mesmo dezenas de milhares, de itens estão envolvidos. Além disso, o problema da área de compras não se restringe apenas ao número de itens, mas, principalmente, aos seus valores. Sobre a ?negociação?, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A negociação referente a compras é um processo estratégico.
( V ) O profissional de compras deve conhecer as características do produto que está adquirindo.
( F ) O negociador responsável pelo setor de compras preocupa-se exclusivamente em adquirir o produto para que a produção não seja afetada, independente dos valores ou condições de pagamento.
( F ) A negociação em compras é suficiente quando há a comparação de apenas dois fornecedores com produtos similares, não levando em consideração o prazo de entrega da mercadoria.
11-Não é novidade que há algum tempo vem surgindo o gerenciamento da Cadeia de Suprimentos como um novo paradigma gerencial e como um fator de vantagem competitiva para as organizações. Torna-se importante que as empresas desenvolvam e compreendam o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, identificando oportunidades e problemas num contexto global. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Metodologia que visa a igualar as funções de produção, armazenamento e transporte de forma simultânea, objetivando reduzir custos, diminuir ciclos e aumentar o valor compreendido pelo usuário final na busca constante de resultados superiores. 
( V ) Pesquisas detalhadas e análises das operações das organizações e das atividades de negócios, compartilhamento de informações e parcerias e um entendimento das tendências, ou seja, do que está acontecendo no mundo, tendem a evitar que as organizações percam presença de mercado, rentabilidade e nome junto aos clientes e membros do mercado.
( V ) Cadeia de suprimentos, quando bem sucedida, diminui custos e acrescenta sensibilidade para valorizar o núcleo de competência da empresa.
( V ) As cadeias de suprimentos são elaboradas conforme as diretrizes e as necessidades das organizações.
12-A demanda refere-se à quantidade de um bem ou de um serviço que o mercado ou um conjunto de consumidores deseja comprar. Para aumentar a acurácia da demanda de produtos e serviços, empresas podem utilizar métodos de previsão da demanda. Estes métodos são agrupados em duas grandes categorias, qualitativos e quantitativos. Sobre os métodos qualitativos e quantitativos da gestão da demanda, analise as sentenças a seguir:
I- Técnicas do método quantitativo utilizam modelos matemáticos baseados em informação histórica. CORRETA
II- Técnicas do método qualitativo baseiam-se no julgamento de especialistas de um determinado campo de estudo. CORRETA
III- Os métodos qualitativos e quantitativos são mutuamente excludentes. ERRADA
13-A cadeia de suprimentos é uma sequência de processos e fluxos que acontecem entre diferentes estágios da cadeia de suprimentos e que se completam para atender à necessidade de um cliente. A partir desta forma de perceber a cadeia de abastecimento, podemos deduzir os ciclos da cadeia, conforme definido por Chopra e Meindl (2011). O autor completa que o ciclo da cadeia pode ser compreendido como: ciclo de pedido do cliente, ciclo de reabastecimento, ciclo de fabricação e ciclo de suprimentos. Entender os ciclos e os processos é primordial para que haja êxito no final da cadeia, a fim de atender com qualidade ao cliente final. Sobre o ciclo de fabricação que acontece entre distribuidor e fabricante, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Registro do pedido do distribuidor.
II- Recebimento do pedido e programação da produção.
III- Fabricação e transporte.
( II ) Período em que o fabricante, com o pedido em mãos, encaixa-o dentro da programação de produção já existente para atender à data especificada no pedido.
( III ) Período em que o fabricante produz os produtos conforme programação de produção e conforme informações do pedido, seguido pelo período do transporte, que consiste em entregar o produto na data solicitada, com qualidade e com custos baixos.
( I ) Período em que o distribuidor verifica a demanda futura e o estoque, acionando através do pedido o fabricante.
FONTE: CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos ? estratégia, planejamento e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
14-O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; software e seus recursos; sistemas de telecomunicações; gestão de dados e informações (REZENDE; ABREU, 2000). Sabemos que são cada vez mais nítidos os investimentos desses recursos dentro das organizações, sendo encontrados em todo o processo produtivo. Com relação à TI - Tecnologia da Informação -, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REZENDE, Denis A., ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.
( ) Combina hardwares e softwares com a finalidade de separar os processos dentro das empresas.
( ) Utilizado única e exclusivamente para gerar relatórios logísticos.
( X ) Ela serve de suporte para diversas operações dentro da área de logística, auxiliando na redução dos custos das operações de negócios.
( ) Serve somente para atender aos desejos dos consumidores.
15-Os SI são, na verdade, um conjunto de partes integradas e dependentes entre si, que trabalham com um objetivo em comum, utilizando recursos computacionais. ?É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback? (STAIR, 1998, p. 11). Os sistemas de informações devem possibilitar uma interação entre as áreas e colaboradores da empresa. Considerando que o SIL é dividido em três sistemas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- SGP ? Sistema de gerenciamento de pedidos;
II- SGA ? Sistema de gerenciamento de armazéns;
III- SGT ? Sistema de gerenciamento de transportes.
( II ) Geralmente abrange o SGP, fazendo com que o comercial tenha plena noção do que a empresa oferece para a venda, além de ser um subsistema que tem como função auxiliar o gerenciamento de fluxo ou armazenamento de produtos.
( I ) É o primeiro contato do cliente com a empresa e é através do SGA - Sistema de Gerenciamento de Armazéns - que ele identifica se existe o estoque do produto solicitado.
( III ) É responsável pelo transporte da empresa e para a empresa e por controlar o rastreamento de embarquese faturamento, além de auditá-los.
16-A previsão de demanda é importante para o planejamento estratégico anual das empresas. Existem dois tipos de método de previsão de demanda: a qualitativa e a quantitativa. Quanto ao método qualitativo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os métodos qualitativos não são difíceis de representar numericamente, pois são dados subjetivos.
( ) Geralmente são baseados em modelos anteriores já existentes.
( ) Esse tipo de técnica é mais demorada de ser elaborada, pois depende de dados da demanda passada para ser elaborado.
( X ) Metodologia baseada na transmissão de dados pelas pessoas, na maioria das vezes, gestores de área, vendedores, clientes e fornecedores. É muito útil quando há escassez de informações e no lançamento de produtos novos no mercado.
17-Dentro do sistema de produção empurrado é utilizada uma ferramenta chamada MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento de Recursos de Materiais). É através dessa ferramenta que é possível atender ao Programa Mestre de Produção. Sobre o MRP, analise as sentenças as seguir:
I- O MRP gerou posteriormente o MRP II ou Planejamento de Recursos de Manufatura (que inclui não só o cálculo das necessidades de materiais, mas também de mão de obra, de equipamentos e demais recursos necessários à produção). CORRETA
II- Ferramenta utilizada para diminuir custos de estoque, aumentar a eficácia da programação, bem como ter um poder maior de reação quanto às alterações do mercado. CORRETA
III- Apesar de ser uma ferramenta de controle de produção, o MRP não é utilizado como auxílio no calcular das necessidades de materiais utilizados na produção. ERRADA
18-Segundo Shingo (1996), o Sistema Toyota de Produção (STP) é um sistema que visa à eliminação total de perdas, ou seja, a ideia principal desse sistema é minimizar custos. Dentro desse sistema, podemos dividir as operações em dois tipos: operações que agregam valor e operações que não agregam valor. Referente às operações que agregam valor, analise as sentenças a seguir:
I- Operações que modificam a matéria-prima, com relação à aparência e à qualidade. CORRETA
II- Operações que transformam um produto do estágio bruto sem valor econômico para um produto pronto para a venda. CORRETA
III- Operações como desembalar peças, movimentar peças. ERRADA
FONTE: SHINGO, Shigeo. O sistema Toyota de produção: do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegre: Bookman, 1996.
19-O material requirement planning (MRP) ou Planejamento de recursos de materiais foi um dos primeiros softwares desenvolvidos para a gestão da produção. Em seguida, este software foi ampliado para MRPII e ERP, respectivamente. Sobre a função básica do MRP, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Calcular as necessidades dos insumos e demais materiais para a manufatura.
( ) Calcular as necessidades dos insumos, materiais, equipamentos e mão de obra para a manufatura.
( ) Calcular as necessidades dos insumos, materiais, equipamentos e mão de obra para todos os departamentos da organização.
( ) Calcular as necessidades de insumos e demais materiais para todos os departamentos da organização.
20-As cadeias de suprimentos podem ser classificadas dentro de um processo de produção puxada e empurrada. Esta classificação está relacionada ao tempo de sua execução para atender à demanda do consumidor final. A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A produção puxada considera a fabricação de um produto antes do pedido do cliente, por isso do seu nome.
PORQUE
II- A produção antecipada de produtos, chamada pronta entrega, reduz o tempo de entrega ao cliente final, bem como reduz custos operacionais em geral, como estoque por exemplo.
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
21-Dentro do sistema de produção EMPURRADO é utilizada uma ferramenta chamada MRP ? Materials Requirement Planning ou Planejamento de Recursos de Materiais. É através dessa ferramenta que é possível atender ao Programa Mestre de Produção. sobre o MRP, analise as sentenças a seguir:
I- Ferramenta utilizada para diminuir custos de estoque, aumentar a eficácia da programação, bem como ter um poder maior de reação quanto às alterações do mercado. CORRETA
II- Ferramenta que atualmente não é mais utilizada, visto a complexidade de seu processo. ERRADA
III- Ferramenta que é utilizada para calcular as necessidades de materiais utilizados na produção. CORRETA
22-Na definição apresentada por Monks (1987, p. 48), ?o Planejamento de Recursos de Materiais (MRP) é uma técnica para determinar a quantidade e o tempo para a aquisição de itens de demanda dependente necessária para atender ao Programa Mestre de Produção?. A técnica MRP está presente nos módulos de planejamento da maioria dos softwares comerciais de ERP (Enterprise Resources Planning). Sobre as barreiras que eram encontradas na implantação desse sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Grande quantidade de dados para cadastramento no sistema.
( V ) Dificuldade nas configurações e treinamentos faziam com que a implantação fosse de forma demorada, o que demandava alto custo.
( V ) Custos de aquisição que eram altos.
FONTE: MONKS, J. G. Administração da produção. Tradução de Lauro Santos Blandy. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.
23-As atividades de um sistema de programação de produção podem ser de dois tipos: puxados e empurrados. Sabemos que atualmente esses sistemas podem ser utilizados de forma combinada ou separadamente. A decisão fica a cargo de cada organização; afinal, é ela que deve ter a visão do próprio negócio e dos objetivos que quer alcançar. Quais são esses sistemas?
( ) PDM (Product Data Management), PDCA (Plan, Do, Check e Action), TQM (Total Quality Management).
( ) SCM (Supply Chain Management), WMS (Warehouse Management System), MRO (Maintenance Repair and Operating).
( ) SLA (Service Level Agreement), SLM (Service Level Management), MRO (Maintenance, Repair and Operation).
( X ) MRP (Material Requirement Planning), MRPII (Material Resource Planning), ERP (Enterprice Resouce Planning).
24-Para Kotler e Armstrong (2009), demandas são desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e pela disposição de comprá-los. No entanto, afirmam ainda que os desejos tornam-se demandas apenas quando apoiados pelo poder de compra. Demanda é a necessidade de compra de um produto ou material dentro de um período. Ela está dividida em demanda dependente e independente. Sobre a demanda independente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
( X ) Essa demanda acontece pela sinalização direta do cliente externo.
( ) As previsões de demanda dependente não são premissas, a fim de auxiliar a empresa a adquirir os materiais necessários para fazer com que a produção aconteça. Esse processo não depende dessas previsões.
( ) Quanto maior o período da demanda dependente, mais alta é a assertividade da previsão.
( ) A demanda não tem ligação alguma com o estoque das empresas.
25-Sabemos que os preços de produtos em lojas de varejo e de shopping centers anda em declínio. O mesmo está acontecendo com as matérias-primas, componentes e produtos industriais. Tudo isso pode ser explicado por um resultado de diminuição de custo, pelo ganho no aumento das vendas, mas a maioria dos consumidores tem outra visão, pois o aumento global na competitividade está levando os preços a declinarem a níveis nunca antes vistos. Sobre os fatores que estão contribuindo para que isso esteja acontecendo, classifique V para assentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Novos concorrente são amparados por fabricantes de manufatura com custos mais baixos.
( V ) Internet que facilita a pesquisa de preços e o mercado on-line através de leilões e trocas setoriais.
( V ) Clientes e consumidores têm mais visão sobre os preços que estão sendo praticados no mercado.
26-Dentro de uma cadeia de suprimentos, os processos são catalogados como puxado e empurrado. Qual sistema utilizar vai depender da filosofia da organização, a fim de melhor administrar os custos, visando a menos desperdícios e satisfação dos clientes. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) No processo puxado, a fabricação dá início a partir da emissão do pedido por parte do cliente à empresa.
( ) O processo puxado é baseado nos princípios do sistema Kamban.
( ) No processo empurrado, a premissa é de estoque baixos, que minimiza custos da operação.
( ) O processo empurrado é baseado na demanda criada pelo cliente.
27-Os clientes possuem necessidades distintas que se caracterizam a partir de cada negócio. Quando o cliente é uma empresa, ele necessita de um agrupamento de outras empresas que prestam auxílio ao cliente por meio de processos intermediários. A esse conjunto de processos é dado o nome de cadeia de suprimentos. Sobre os integrantes de uma cadeia de suprimento, analise as sentenças a seguir:
I- O distribuidor é o intermediário entre o estabelecimento comercial e o fabricante. CORRETA
II- O repositor é o responsável pela entrega do produto através de movimentação, do depósito de distribuição até o estabelecimento comercial. ERRADA
III- O repositor é quem tem maior contato com o cliente final, pois se encontra no final da cadeia de suprimentos. ERRADA
IV- O fabricante da matéria-prima é quem decide a embalagem adequada a cada material. ERRADA
28-Para Kotler e Armstrong (2009), demandas são desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e pela disposição de comprá-los. No entanto, afirmam ainda que os desejos tornam-se demandas apenas quando apoiados pelo poder de compra. Demanda é a necessidade de compra de um produto ou material dentro de um período. Ela está dividida em demanda dependente e independente. Sobre a demanda independente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2009.
( ) Quanto maior o período da demanda dependente, mais alta é a assertividade da previsão.
( ) As previsões de demanda dependente não são premissas, a fim de auxiliar a empresa a adquirir os materiais necessários para fazer com que a produção aconteça. Esse processo não depende dessas previsões.
( ) A demanda não tem ligação alguma com o estoque das empresas.
( X ) Essa demanda acontece pela sinalização direta do cliente externo.

Mais conteúdos dessa disciplina