Buscar

APOL -Metodologia da lingua portuguesa 2

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“É no diálogo real que [...] [a] alternância dos sujeitos falantes é observada de modo mais direto e evidente; os enunciados dos interlocutores (parceiros do diálogo), a que chamamos de réplicas, alternam-se regularmente nele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 294. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, alguns fatores que podem interferir na comunicação entre os falantes (ritmo de fala, altura tom de voz e entonação vocal, segurança, adequação ao interlocutor e ao contexto, linguagem corporal), é correto afirmar que a adequação ao interlocutor e ao contexto:
Nota: 20.0
	
	A
	Ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza de uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
Você acertou!
a adequação ao interlocutor e ao contexto ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza de uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala. É o primeiro passo para o sucesso da comunicação (livro-base, p. 122)
	
	B
	Diz respeito exclusivo ao ritmo e à voz do falante, fatores esses que demonstram o quanto ele está seguro e também à qualidade do conteúdo da sua fala.
	
	C
	Está relacionada exclusivamente com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.
	
	D
	Relaciona-se sobretudo com a velocidade que o falante imprime à sua fala.
	
	E
	Relaciona-se sobretudo com a mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como com a maneira como a mensagem é recebida.
 
 
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Jakobson, no âmbito do Círculo Linguístico de Praga, dedicou-se ao estudo de temáticas variadas, dentre elas, as funções das unidades linguísticas ou, como são mais conhecidas, as funções da linguagem. O linguista buscava compreender a finalidade com que a língua é utilizada, ou seja, a sua função na comunicação estabelecida entre o remetente (falante/codificador) e o destinatário (ouvinte/decodificador). Seu principal objetivo era definir o lugar da função poética em relação às demais funções da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINCH, Paula Gaida; NASCIMENTO, Silvana Schwab. A teoria da comunicação de Jakobson: Suas marcas no ensino de Língua Portuguesa. <http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/download/215/331>. Acesso em 28 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a classificação das mensagens escritas de acordo com o modelo proposto por Jakobson, relacione cada um dos seguintes gêneros textuais à sua respectiva função de linguagem predominante. 
1. Propaganda
2. Poesia
3. Dicionários
4. Notícia de jornal 
(   ) Função referencial
(   ) Função poética
(   ) Função conativa
(   ) Função metalinguística
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Para Jakobson, “para cada tipo de função, o foco será sempre um dos participantes do ato comunicativo. Assim, a função referencial tem como foco o contexto [e tem por objetivo informar sem comentários pessoais ou juízos de valor, como é o caso das notícias de jornal]; a poética está sempre ligada à mensagem [há uma valorização da informação pela forma da mensagem, como é o caso da poesia]; [...] enquanto a conativa está vinculada ao receptor [os textos são persuasivos, sedutores, como é o caso da propaganda]; [...] e a metalinguística, de explicar, de dar definições, por isso está relacionada com o código, ou seja, a própria língua [como é o caso dos dicionários] (livro-base, p. 138).
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para o seguinte gráfico:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: BRASIL. Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Prova aplicada no ano de 2015. <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM_2015_2aAPLICACAO_DIA_01_02_AMARELO.pdf>. Acesso em 13 abr. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre se estabelecer um propósito para a leitura de um texto de forma a ativar o conhecimento prévio e a despertar o interesse do aluno para o ato de ler, no que se refere à análise do gráfico acima, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A imagem acima é um gráfico, sendo assim, não pode ser considerado um texto a ser usado em sala de aula.
	
	B
	Para se realizar a leitura do referido gráfico, deve-se analisar apenas as informações relevantes, que, no caso, são os números.
	
	C
	Para a leitura do referido gráfico, deve-se fazer a análise de todos os elementos que fizerem parte desse gênero textual, inclusive do título, dos subtítulos e da fonte.
Você acertou!
Comentário: “Embora sempre que falamos de leitura o que nos vem à mente sejam livros, a atividade de leitura é muito mais corriqueira na nossa vida do que a leitura de um livro. Lemos, em nosso dia a dia, textos de diversos gêneros textuais, que podem conter desde poucas palavras ou uma sentença até milhares de palavras que formam milhares de sentenças. Lemos rótulos em embalagens, receitas para preparação de alimentos, instruções em aparelhos eletrônicos, bulas de remédio, propagandas em várias mídias e muitos outros. Cada um desses gêneros tem características que lhes são próprias, e as pessoas sabem muito mais do que imaginam sobre esses textos. O conhecimento dos gêneros textuais faz com que o leitor tenha expectativas a respeito do que vai ler. Essas expectativas se referem não somente ao conteúdo do texto, mas também à sua estrutura gramatical, ao seu vocabulário e ao seu formato visual. Basta olhar para um papel e ver que o que está escrito ali se constitui em uma receita de bolo, por exemplo, que geralmente apresenta um padrão próprio de distribuição na folha de papel” (livro-base, p. 128,129). Com relação a se estabelecer um propósito para a leitura: “Isso significa ter sempre o aluno em mente antes de determinar a atividade. Escolha sempre um texto que seria compreensível, interessante, mas, principalmente, que seja significativo e acrescente algo àquela criança. Depois, converse com os alunos, desperte o conhecimento prévio que trazem sobre o tema, crie expectativas e oriente-os para a atividade. Algumas estratégias para ativar o conhecimento prévio e despertar o interesse [do aluno à leitura] são: - analisar os vários elementos do texto — título e subtítulos, imagens, gráficos, tabelas, entre outros; - ler a introdução para identificar o tema; - ler a primeira sentença de cada parágrafo ou capítulo; - buscar alguma informação específica no texto que possa ser relevante” (livro-base, p. 168,169).
	
	D
	Por se tratar de um gráfico, as informações como o título e a fonte não precisam ser consideradas no processo da leitura.
	
	E
	As barras dos gráficos são suficientes para o seu entendimento, podendo ser desconsiderados, portanto, a análise dos números e da fonte, por exemplo.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Considere o trecho de texto abaixo: 
“Pensando na interface interna da Linguística,temos diferentes áreas de pesquisa. Há investigações no campo da Fonologia, no campo da Morfologia, no campo da Sintaxe, da pragmática etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAUJO, Daniela. A Linguística ontem e hoje. <http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n6_n7/textos/linguistica_ontem.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
Devido à diversidade da linguagem, a Linguística divide-se em várias áreas de interesse de acordo com o foco de estudo. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, relacione corretamente as seguintes áreas da Linguística às suas respectivas características: 
1. Morfologia
2. Sintaxe
3. Semântica
4. Pragmática 
( ) Estuda as regras de combinação entre os morfemas para a formação de unidades de significação maiores, como a palavra e o sintagma.
( ) Preocupa-se em determinar o significado intrínseco das palavras independentemente do seu uso pelos falantes.
( ) Preocupa-se em explicar a intenção do falante com base no contexto em que os enunciados são proferidos.
( ) Explica a ordem das palavras dentro das sentenças. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	1 – 3 – 4 – 2
Você acertou!
A “morfologia estuda as regras de combinação entre os morfemas para a formação de unidades maiores, como a palavra e o sintagma [...]. É na sintaxe que encontramos explicações sobre o ordenamento das palavras dentro da sentença [...]. [A] semântica preocupa-se em determinar o significado intrínseco de palavras e sentenças e estuda a relação entre as formas linguísticas e as coisas no mundo, independentemente do seu uso pelos falantes [...]. [A] “pragmática volta-se para o que se faz com a linguagem, em que circunstâncias e com que finalidade. [...] [No] âmbito da pragmática, o entendimento será possível apenas com base no contexto em que o enunciado é proferido” (livro-base, p. 44,45).
	
	C
	3 – 1 – 2 – 4
	
	D
	3 – 4 – 2 – 1
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para a seguinte citação: 
“No processamento da informação, devemos considerar que, em geral, os modelos de leitura, do ponto de vista do processamento mental, pressupõem uma orientação ascendente e/ou descendente desse processamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, M. I. M. Modelos teóricos e estratégias de leitura: Suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005. p. 26.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, há três modelos de decodificação da escrita, ou seja, de leitura, relacione corretamente cada um deles às suas respectivas características:
1.Modelo ascendente
2. Modelo descendente
3. Modelo interativo 
( ) Nesse modelo, o leitor traz seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto e pode ser contaminado por preconcepções, o que pode levá-lo a uma má interpretação do conteúdo do texto.
(  ) Esse modelo é utilizado pelo leitor maduro e eficiente, o qual faz uso dos dois processos, ascendente e descendente, complementarmente, seja de forma alternada, seja ao mesmo tempo.
(  ) Nesse modelo, o leitor constrói o texto de forma linear, ou seja, começa das pequenas partes para chegar ao todo - das letras para as palavras, depois para as sentenças, até o texto completo. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. “Modelo ascendente (botton-up): Nesse modelo, o leitor constrói o texto de forma linear, a começar das pequenas partes para chegar ao todo — das letras para as palavras, depois para as sentenças, até o texto completo [...]. Modelo descendente (top-down): Aqui o leitor traz o seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto que está lendo. Os seus conhecimentos linguístico e extralinguístico o fazem ler o texto com expectativas e suposições que o levam a ‘conversar’ com o texto. Esse leitor é fluente, veloz e capta, sem dificuldades, as principais ideias do texto. É capaz de ler nas entrelinhas e não se preocupa com detalhes. No entanto, pode ser contaminado por preconcepções e não se preocupa em confirmar os dados obtidos com a leitura, o que pode levá-lo a uma má interpretação do conteúdo do texto. No modelo interativo, utilizado pelo leitor maduro e eficiente, os dois processos, ascendente e descendente, ocorrem complementarmente, seja de forma alternada, seja ao mesmo tempo. Dependendo do tipo de texto, do conhecimento prévio do leitor a respeito do assunto ou, ainda, da motivação e das crenças a respeito do tema, o leitor vai utilizar um ou outro processo” (livro-base, p. 125,126).
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3

Mais conteúdos dessa disciplina