Buscar

prova 3 - avaliacao da educacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

24818725846
QUESTÃO 1
Sobre critérios de avaliação, é correto afirmar que
decorrem dos conteúdos; é possível compreendê-los como o detalhamento do conteúdo, aquilo que é essencial, que o torna imprescindível para a compreensão do conhecimento na sua totalidade.
QUESTÃO 2
(ENADE-2011) O currículo, há muito tempo, deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas.
(MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. Cortez,
2002, p. 7-8. Adaptado.)
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções.
O currículo é considerado um artefato social e cultural.
PORQUE
O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois implica relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, não é um elemento transcendente e atemporal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
QUESTÃO 3
(ENADE-2005) Dois coordenadores pedagógicos, recém-admitidos em uma escola pública, fazem um diagnóstico da instituição e identificam a necessidade de melhoria da gestão escolar e da qualidade do ensino. A proposta dos coordenadores pedagógicos é trabalhar com leitura de textos sobre o tema, entrevistas com professores, alunos, pais e funcionários, relatos de experiência de outras escolas, seminários e debates. Estes recursos devem garantir que a discussão tenha como foco um suporte teórico para a realização de ações que promovam uma gestão comprometida com a qualidade de ensino, a inclusão social e o sucesso escolar de seus alunos. Para alcançar o que pretendem, os coordenadores pedagógicos precisam conseguir
 
a decisão da comunidade escolar de implementar a gestão democrática, tendo clareza de seus desdobramentos.
QUESTÃO 4
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96), no artigo 4.º, "o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio; II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
Diante desse artigo, a educação infantil
 é considerada a primeira etapa da educação básica.
QUESTÃO 5
(ENADE-2008) Na escola Novos Horizontes desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Em uma reunião com o corpo docente, o diretor trouxe, para reflexão, os argumentos abaixo. 
I. O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo.
II. Aprendemos que relevante no nosso fazer é "o quê", possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado.
III. Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente.
IV. Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las.
Para a implantação pretendida, os argumentos coerentes são
 I e IV, apenas..
QUESTÃO 6
(ENADE-2011) Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir. 
I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa
por determinações do contexto da escola.
II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
 II.
QUESTÃO 7
(ENADE-2011) A avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma "pedagogia do exame".
PORQUE
No processo de avaliação do ensino e da aprendizagem da maioria das escolas brasileiras, predomina a utilização da avaliação diagnóstica em detrimento da classificatória.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
QUESTÃO 8
O quinto e último período, de 1973 até a atualidade, considerado o período da profissionalização, é marcado por um grande avanço pelas práticas e políticas da avaliação. Segundo Dias Sobrinho, esse período pode ser caracterizado por quatro aspectos. Assinale a alternativa que contempla esses aspectos.
 1. Um aprimoramento sobre os conceitos de avaliação; 2. Formação continuada de avaliadores; 3. Instituição de parcerias e cooperação entre instituições e profissionais; 4. Aprofundamento teórico em relação aos métodos.

Mais conteúdos dessa disciplina