Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CICLO 1
1-Pensando no desenvolvimento e aprendizagem infantil, há importantes teóricos na Psicologia que contribuíram para Educação, demonstrando com suas teorias como ocorre a construção de conhecimento pela criança, e como acontece o desenvolvimento nos planos cognitivo, afetivo e social. Na teoria de Piaget, o desenvolvimento processa-se por uma sequência de estágios, sendo correto afirmar que:
Os estágios não aumentam em complexidade, com o gradual amadurecimento do indivíduo e a evolução da construção de estruturas cognitivas.
Vivenciando cada estágio, a criança amplia e conquista novas formas de interação com o mundo ao seu redor
Pode-se dizer que no estágio sensório-motor a criança não tem inteligência, pois atua no mundo por meio de percepções e movimentos
No estágio pré-operacional, logo no seu início (a partir de 2 anos de idade), podemos dizer que o pensamento e as relações sociais da criança são marcados pela reciprocidade e a capacidade de se colocar no lugar do outro
Há segundo a teoria de Piaget somente estes dois estágios: sensório motor e pré-operatório
Alternativa B correta.
Segundo Piaget, o desenvolvimento processa-se por meio de uma sequência de estágios de complexidade crescente que engloba o gradual amadurecimento do organismo e a evolução da construção de estruturas ou esquemas de ação. 
Ao nascer e ao longo do estágio sensório-motor, a criança apresenta uma inteligência que orienta as suas ações, as quais serão modificadas com suas experiências concretas sobre o mundo.
No estágio pré-operatório, o desenvolvimento é permeado pela interdependência do pensamento, da linguagem e da capacidade de relação social. Gradativamente, e não logo no início do estágio, a criança substitui sua consciência individual e egocêntrica por uma relação de reciprocidade com o outro.
Na teoria de Piaget há outros dois estágios: operatório concreto e operacional abstrato.
2 - [144882] De acordo com o texto "O papel social da Educação Infantil" (de Sonia Kramer), esta etapa da educação como espaço de socialização, convivência e desenvolvimento ainda não é realidade em muitas creches e pré-escolas brasileiras. Além disso, há também a questão de se considerar a cultura e a sociedade como produtores das "infâncias". Diante destas considerações, podemos dizer que:  
Apenas o caráter assistencial ou sanitário são importantes para favorecerem o desenvolvimento das crianças e seu direito à cidadania
O saber das crianças, adquirido em seu meio sócio-cultural não deve ser reconhecido pelas escolas, pois não auxilia em nada o trabalho pedagógico e, portanto, o desenvolvimento infantil
A visão de se considerar a criança como ser histórico e social, e que produz cultura, é condição para que se atue no sentido de favorecer seu desenvolvimento e constituição.
Podemos dizer que no Brasil, todas as crianças tem creches e pré-escolas de qualidade, o que garante que se assegure o cuidado e a educação às crianças até 6 anos de idade.
Podemos dizer que o adultocentrismo já não é uma realidade nas instituições de Educação Infantil, pois o trabalho junto às crianças considera principalmente a forma de pensar, se relacionar, a linguagem produzida por este público, em detrimento das características do adulto.
Alternativa C correta. As crianças são seres sociais, têm uma história, pertencem a uma classe social, têm uma linguagem, ocupam um espaço geográfico e são valorizadas de acordo com os padrões do seu contexto familiar e com a sua própria inserção nesse contexto. Essa visão de quem são as crianças - cidadãos de pouca idade, sujeitos sociais e históricos, criadores de cultura - é condição para que se atue no sentido de favorecer seu crescimento e constituição.
CICLO 2
1 - [60328] A legitimidade da Educação Infantil como um direito social e educacional das crianças foi estabelecida, entre outros documentos (como o ECA e LOAS), pela Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, é correto dizer que:
A Constituição de 1988 estabeleceu a responsabilidade do Estado pela educação infantil somente em creches
A Constituição instituiu o direito dos trabalhadores em terem assegurada a assistência gratuita aos seus filhos e não a seus dependentes
As creches passaram a ser legitimadas como agências educativas e, por conseguinte, como um direito das crianças e das famílias em usufruírem de espaços coletivos para os cuidados e a educação de seus filhos
O Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto à educação infantil, não assegura e reafirma os direitos da criança, somente o faz no plano da violência que é cometida pelos pais.
A criação dos Conselhos dos direitos da Criança e do Adolescente são incentivados pela Lei Orgância da Assistência Social.
Alternativa C correta.
A Constituição garantiu a responsabilidade do Estado pela Educação Infantil, creches e pré-escolas. Além de assegurar esse direito aos dependentes dos trabalhadores. O ECA reafirma esses direitos.
2 - [147239] A Educação infantil como um direito social e educacional das crianças está fundamentada em alguns documentos importantes, como na Constituição de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), na Lei Orgânica de Assistência Social –Loas (1993), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira –LDB (1996) e no Plano Nacional de Educação (2001). Sobre estas leis e documentos, marque a alternativa incorreta:
A Constituição de 1988 estabeleceu a responsabilidade do Estado pela educação infantil em creches e em pré-escolas
A Constituição de 1988 assegurou o direito dos trabalhadores à assistência gratuita somente a seus filhos, do nascimento a três anos de idade, em creches e em pré-escolas.
As creches passaram a ser legitimadas como agências educativas e, por conseguinte, como um direito das crianças e das famílias em usufruírem de espaços coletivos para os cuidados e a educação de seus filhos
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069/90, ordenamento legal que reitera a criança como sujeito de direitos, em seu Artigo 53, referencia a contribuição da educação no desenvolvimento pleno da pessoa, destacando ainda, a necessidade da igualdade de condições para o acesso à escola pública.
A legitimidade da creche como instituição de educação infantil é reafirmada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, a qual reitera o direito à educação das crianças de zero a seis anos.
Alternativa B: A Constituição de 1988 estabeleceu a responsabilidade do Estado pela educação infantil em creches e em pré-escolas, conforme o Artigo 280, Inciso IV. Além disso, ela instituiu o direito dos trabalhadores (homens e mulheres) em terem assegurada a assistência gratuita aos seus filhos e dependentes, desde o nascimento até os cinco anos, em creches e em pré-escolas. (página 85 do CRC- Unidade 2)
CICLO 3
1 - [79440] Como vimos a Proposta Pedagógica na Educação Infantil apresenta os caminhos escolhidos pela instituição para a organização do trabalho pedagógico com as crianças. Diante desta afirmação, marque a alternativa correta:
Muitas das propostas concebem o desenvolvimento da criança como inato ou como decorrente de influências ambientais, e neste último aspecto, as propostas estabelecem claramente como os ambientes deveriam estar organizados para se trabalhar com crianças menores de 3 anos.
Geralmente os programas voltados aos menores de três anos consideram o desenvolvimento de forma integral, dando atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social
Algumas propostas trazem o modelo do ensino fundamental às crianças de 0 a 5 anos, e isto é extremanete enriquecedor já que trabalham o aspecto cognitivo por meio de grafismos e memorização de formas e cores
As propostas e práticas pedagógicas da Educação infantil geralmente demonstram a incompreensão de como se dá o processo de aprendizagem nesse período, que é basicamente lúdico, partindo da fantasia para a realidade e vice-versa.
Algumas propostas pedagógicas na Educação Infantil fazem uma mescla entre a concepção trazida do modelodo Ensino Fundamental com uma concepção baseada na interação e exploração de objetos e brincadeiras. Isto pode ser visto quando as brincaderias são interrompidas para a realização de atividades mais conteúdistas e acadêmicas (hora de fazer a atividade), o que demonstra a total compreensão por parte das escolas de como se dá o processo de aprendizagem.
Resposta da questão
Alternativa D correta.
Concepções subjacentes às propostas pedagógicas - páginas 134-136 Unidade 3. (material Fundamentos da Educação Infantil)
2 - [155924] Atualmente ainda há incompreensões acerca do processo de aprendizagem na infância, as quais aparecem na Proposta Pedagógica e no Currículo adotado pelas escolas de Educação Infantil. Marque a alternativa que descreve uma destas incompreensões:
As atividades de cuidado devem ser vistas em suas possibilidades educativas, como por exemplo, o momento da alimentação pode ser visto como uma oportunidade educativa também.
O processo de aprendizagem na infância deve ser visto como partindo da fantasia para a realidade e vice-versa.
O processo de aprendizagem na infância deve considerar que a criança aprende pela descoberta, pela criação e a construção conjunta de significados por meio da utilização de vários elementos (como brinquedos, livros, objetos, figuras, etc)
Muitas das propostas pedagógicas ainda existentes concebem o desenvolvimento da criança por meio de processos inatos (biologicamente pré-concebido) ou ambientalistas (o ambiente e seus estímulos vão influenciar totalmente o desenvolvimento da criança)
Há propostas que reconhecendo as características da faixa etária de 0 a 5 anos, estimulam um trabalho focado na exploração de objetos, em sua manipulação, e na possibilidade de utilizar certos objetos nos jogos de faz de conta. 
Resposta da questão
Alternativa D correta.
As outras alternativas trazem descrições de como deve ser considerada a Proposta Pedagógica na Educação Infantil e de como ocorre o processo de aprendizagem na infância.

Mais conteúdos dessa disciplina