Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ 
Disciplina: Literatura Brasileira I 
AD 2 – 2019.1
Aluno(a): Eliana Natal Tavares Fonseca 
Polo: Paracambi Matrícula 18213120220
Questão 1:
Leia, a seguir, a crônica “Despir um corpo a primeira vez”, de Affonso Romano de Sant’Anna e explique como os pontos destacados no ensaio de Antonio Candido se manifestam no texto em questão. (valor: 10,0)
Em “Despir um corpo pela primeira vez”, o autor Afonso Romano de Sant’Anna, utiliza a poesia para falar de cenas do cotidiano, tornando situações e cenas do dia a dia em algo especial, singular e ao mesmo tão plural e significante, prendendo a atenção do leitor , como se tais cenas do cotidiano nunca tivessem sido visualizadas, tornando sua poesia grandiosa , levando o seu público a reflexão, a viajar de certa forma na poesia, exatamente por serem temas ligados de certa forma a família, temas ligados ao amor, ao desejo, atribuindo leveza e beleza a cada verso, é como se estivéssemos diante de tais cenas pela primeira vez, e desta forma aguardando ansiosos pelo próximo parágrafo, ou verso.
O autor elenca nesse sentido, várias situações do cotidiano, referindo-se em “Despir um corpo a primeira vez”, a sentimentos de pessoas, misturando com cidades visitadas pela primeira vez, por simples visitantes descompromissados com o local, que olham mas não veem a beleza da mesma, e como se as cidades fossem corpos ardentes e desejosos de serem habitadas e não somente visitadas, e nesse sentido o autor leva o encantamento a poesia com até mesmo com o protagonismo das cidades, as viagens , os visitantes, e os turistas, com desejos ardentes, como se tudo estivesse ligado diretamente ao desejo.
Percebe-se em dado momento que o autor fala dos conquistadores que só querem dominar e conquistar as cidades, no caso, como corpos, pois logo após se retiram para irem atrás de outras cidades, para novas conquistas.
Também, pode-se notar em algumas passagens da poesia que o autor se refere ao corpo com grande respeito e reverência, como se o mesmo tivesse que ser recebido como um presente, logo “Despir um corpo a primeira vez”, ao mesmo tempo que é uma surpresa, como tal deve ser tratado, com muito bem querer . 
O autor aguça nossos sentidos quando fala de forma encantadora sobre os sentimentos e desejos mais profundos do ser humano, quando fala dos corpos que convergem, pois dessa forma se tornam únicos, logo se completam.
 O poeta autor Afonso Romano de Sant’Anna no texto em questão usa as palavras de forma a humanizá-las, atribuindo- lhe forma e trazendo uma “linguagem” farta e bela, ao mesmo tempo descompromissada, para perto do leitor, que logo se envolve com o texto, se deleita com cada passagem do poema. 
Referências:
DIAS, André. Literatura Brasileira . V. 2 /André Dias , Ilma Rebello, Marcos Pasche. Rio de Janeiro: Fundação cecierj,2013

Mais conteúdos dessa disciplina