Buscar

paper a importacia do professor

Prévia do material em texto

2
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lilian Puttfarcken¹
Lucas de Melo Bonez ²
	
1. INTRODUÇÃO
 Partimos do pressuposto de que todas as crianças são capazes de aprender, alfabetizar com o lúdico é uma técnica nova que veio com a era das novas crianças que formamos pois a partir da minha experiência como educadora, entendo que o processo de alfabetização de crianças em ambiente escolar de educação infantil precisa de  criatividade, espontaneidade, alegria, música, contos, fantasias e muita imaginação na nossa prática pedagógica, proporcionamos às nossas crianças o desenvolvimento de habilidade para buscar e realizar novas descobertas, tornando o processo de alfabetização além do aprender a ler e escrever, mais como uma etapa fundamental e prazerosa para no universo do ensino-aprendizagem. O professor deve planejar uma prática pedagógica que otimize e facilite a inclusão do jogo e a brincadeira na escola levando em consideração o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e à construção o conhecimento os quais estão fortemente interligados
 Nessa circunstância o desígnio desse trabalho é coletar dados que demonstrassem a importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que jogos e brincadeiras são essenciais na construção de uma aprendizagem significativa e isso em qualquer fase escolar. A partir de referências estudadas pretendo trabalhar com os seguintes objetivos:
-Como alfabetizar com o lúdico;
-Qual o papel do professor de educação infantil na alfabetização;
 Para concluir essa pesquisa irei usar minha experiência de sala de aula e referenciais teóricos de mestres como Piaget , tendo um procedimento metodológico a pesquisa .E à construção e o conhecimento , os quais estão fortemente interligados com o referencial teórico e a pratica pedagógica.
 Piaget afirma que quando uma criança interage com o mundo à sua volta, ela atua interna e externamente e muda a realidade que vivencia para que isso ocorra, a criança deve ter um esquema de ação. É por meio do esquema de ação que a criança organiza e interpreta a ação, para que esta seja praticada é uma estratégia de ação generalizável, de forma que a criança consiga se adaptar às mudanças ocorridas no seu meio. Consequentemente, surgem dois mecanismos necessários à elaboração de novos esquemas assimilação e acomodação. 
 A grande contribuição pautada na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações problema que permitam o conflito e conseqüentemente avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de pensamento, raciocínio lógico julgamento e argumentação.
1 Nome dos acadêmicos:Lilian Puttfarcken
2 Nome do Professor tutor externo:Lucas de Melo Bonez 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso de Pedagogia (Turma:LLI0028) – Prática do Módulo II – 11/06/18

Mais conteúdos dessa disciplina