Buscar

Prévia do material em texto

FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
LAYS SALES MONTEIRO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
MANAUS
2019
LAYS SALES MONTEIRO
SISTEMA DE INFORMAÇÕES 
Trabalho de Sistema de informações apresentado ao curso de Administração 
Explique qual a relação entre dado, informação e sistema de informações.
O conceito de informação, tanto do ponto de vista popular como do ponto de vista cientifico, envolve um processo de redução de incerteza. Na linguagem diária, a ideia de informação está ligada a novidade e utilidade, pois informação é o conhecimento (não qualquer conhecimento) disponível para uso imediato e que permite orientar a ação, ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decisões cotidianas. Na sociedade moderna, a importância da disponibilidade da informação ampla e variada cresce proporcionalmente ao aumento da complexidade da própria sociedade.
O conceito de informação requer dois outros conceitos: de dados e comunicação.
Dado. É um registro ou anotação a respeito de um evento ou ocorrência. Um banco de dados, por exemplo, 	é um meio de acumular e armazenar conjuntos de dados para serem posteriormente combinados e processados. Quando um conjunto de dados possui um significado (um conjunto de números ao formar uma data, ou um conjunto de letras ao formar uma frase), temos uma informação.
Informação. É um conjunto de dados com um significado, ou seja, que reduz a incerteza ou que aumenta o conhecimento a respeito de algo. Na verdade, informação é uma mensagem com significado em um determinado contexto, disponível para uso imediato e que proporciona orientação as ações pelo fato de reduzir a margem de incerteza a respeito de nossas decisões. (Chiavenato, 2004, p. 439)
Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio a tomada de decisões, a coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.
Os sistemas de informação contêm informações sobre pessoas, locais e itens significativos para a organização ou para o ambiente que a cerca. No caso, informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados, ao contrário, são sequência de fatos ainda não analisados, representativos de eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Um exemplo comparando informação e dados pode ser bem útil. As caixas dos supermercados registram milhões de dados, tais como códigos de barras que descrevem cada produto. Esses dados podem ser somados e analisados, a fim de fornecer informações significativas, como o número total de detergentes vendidos em determinada loja, as marcas que são vendidas mais rapidamente ou a quantidade total gasta naquela loja ou ainda vendas por região. (LAUDON, 2010, p. 12). 
Utilizando um exemplo do dia a dia explique porque as informações devem ser uteis. 
Explique por meios de exemplos as seguintes características da informação útil. Ser compreensiva, ser confiável, ser relevante, ser completa, ser concisa, ser oportuna, ter qualidade.
Exemplifique os três tipos de problemas: estruturados, desestruturados e semiestruturados.
Analise o texto: “o funcionário do setor de vendas está elaborando um fechamento de compras do seu atendimento e segue os seguintes parâmetros: abre o sistema, consulta o produto, busca no almoxarifado da loja, procura em outras lojas e por fim o centro de distribuição”. Para o texto acima é características de qual tipo de sistema? 1. Sistema de processamento de transações, 2. Sistemas de informações gerenciais, 3. Sistema de informação estratégico? Explique por que você escolheu esse sistema para o exemplo.
O tipo de sistema de informação escolhida é o 1. Sistema de processamento de transações, pois 
Qual a importância do sistema de gerenciamento para o planejamento estratégico considerando os concorrentes, fornecedores, instituições governamentais, acionistas.
O que torna os sistemas de informações tão essenciais hoje? Por que as empresas estão investindo tanto em tecnologias e sistemas de informação? A intenção é atingir seis importantes objetivos organizacionais: excelência operacional; novos produtos; serviços e modelos de negócio; relacionamento mais estreito com os clientes e fornecedores; melhor tomada de decisões; vantagem competitiva; e sobrevivência. 
As empresas estão sempre tentando melhorar a eficiência de suas operações a fim de conseguir mais lucratividade. Das ferramentas de que os administradores dispõem, as tecnologias e os sistemas de informações estão entre as mais importantes para atingir altos níveis de eficiência e produtividades nas operações, especialmente quando combinadas com mudanças no comportamento da administração e nas práticas de negócio. 
Estes sistemas são criados para reagir aos concorrentes, aos clientes, aos fornecedores e às mudanças sociais e tecnológicas que ocorrem constantemente no mercado. A ocorrência de mudanças no mercado cria novos problemas organizacionais, levando a necessidade da utilização de novos sistemas. Como o mercado está em constante movimento, novos sistemas podem ser criados para fazer frente a estas mudanças externas e inclusive, ao surgimento de novas tecnologias. Mas, também existem outros motivos para as empresas construírem sistemas de informação, como por exemplo: monitorar materiais, pessoas e atividades dentro da firma e para administrar seus problemas internos, tais como a produção de mercadorias e serviços ou o controle de peças, estoques e empregados (LAUDON; LAUDON, 2010, p. 9, 10).
Traga um exemplo onde consiste em os quatros componentes básicos do sistema: Entrada, processamento, saída e feedback.
É de fundamental importância à identificação e entendimento destas atividades que ocorrem em todo sistema de informação, pois as mesmas estão diretamente relacionadas ao processamento de dados.
Entrada de recursos de dados – envolve a captação ou coleta de fontes de dados brutos do ambiente interno da organização ou de seu ambiente externo. Nesse sentido, os dados relativos às transações comerciais e outros eventos da empresa devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. A entrada, normalmente, assume a forma de atividade de registro de dados como gravar e editar.
 A partir do registro dos dados, estes podem ser transferidos para uma mídia que pode ser lida por máquina – pen drive, disco magnético, ficando disponíveis até serem requisitados para processamento. Podemos usar como exemplo o processo de escaneamento ótico de etiquetas com códigos de barras em mercadorias.
Transformando os dados em informação – processamento – o processamento envolve a conversão da entrada bruta de dados em forma mais útil e apropriada de utilização. Os dados, normalmente, são submetidos à atividades de processamento como cálculo, comparação, separação, classificação e resumo. Estas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informação para os usuários finais. A informação é transmitida de várias formas aos usuários finais e colocada à disposição deles na atividade de saída. A meta dos sistemas de informação é a produção de produtos de informação adequados aos usuários finais. Temos aqui como exemplo: calcular salário e impostos na folha de pagamento dos funcionários de uma empresa. 
Saída de produtos de informação – a saída compreende a transferência da informação às pessoas ou atividades que farão uso da mesma. Esta pode ser transmitida em várias formas para os usuários finais e colocada à disposição destes na atividadede saída. O objetivo dos sistemas de informação é a produção de produtos de informação apropriados para os usuários finais. Temos como exemplo, de saída de informação, a produção de relatórios e demonstrativos financeiros de uma empresa. 
Armazenamento de recursos de dados – o armazenamento de dados é um componente básico dos sistemas de informação. É a atividade, na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para observar o estado atual da empresa e também suas atividades ao longo do tempo. Também dá suporte planejamento e ao processo de tomada de decisão na empresa. 
Controle do desempenho do sistema – uma importante atividade do sistema de informação é o controle de seu desempenho. O controle envolve o monitoramento e avaliação do feedback para determinar se o sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Assim, um sistema de informação deve produzir feedback sobre suas atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento. O feedback deve ser avaliado para determinar se o sistema está atendendo os padrões de desempenho estabelecidos. O feedback é utilizado para fazer ajustes nas atividades do sistema para a correção de defeitos.
No sistema de vendas de ingressos do site dos Yankees, a entrada bruta consiste nos dados do pedido, tais como nome do computador, seu endereço, número de cartão de credito e de ingressos desejados, além do dia e local da partida para qual o ingresso está sendo comprado. Os computadores armazenam esses dados e os processam para calcular o total de pedidos, identificar as compras de ingresso e enviar solicitações de pagamento as empresas de cartão de credito. A saída consiste nos ingressos a serem impressos online, nos recibos dos pedidos e nos relatórios de pedidos de ingressos online. Note que o sistema pode fornecer informações significativas, como o número de ingressos vendidos via internet para uma partida em particular, o total vendido anualmente e os clientes mais assíduos. (LAUDON, 2010, p. 12).
Pesquise sobre o “estabelecimento de um SIG” nas áreas de comercio, indústria e agroindústria.
Identifique em pesquisas quais organizações utilizam os tipos de implementação do SIG: implementação direta, paralela, modular e periódica?
Quais impactos a tecnologia da informação trará para as organizações no sentido de sistemas inteligentes e artificiais. (Procure informações sobre a indústria 4.0)
Uma serie de técnicas inteligentes para aprimorar a tomada de decisão se baseia na tecnologia de inteligência artificial (IA) A IA consiste em sistemas baseados em computador (tanto de software como de hardware) que tentam simular o comportamento e os padrões de pensamento humano. Essas técnicas incluem sistemas especialistas, raciocínio baseado em casos, logica difusa, redes neutrais, algoritmos genéticos e agentes inteligentes. (LAUDON, 2010, p. 336).
A tecnologia dos agentes inteligentes ajuda empresas e tomadores de decisão a navegar por grande quantidade de dados, a fim de localizar e empregar informações consideradas importantes. Agentes inteligentes são programas de software que trabalham na retaguarda, sem intervenção humana direta, executando tarefas especificas, repetitivas e previsíveis para um único usuário, processo de negócio ou software aplicativo. O agente utiliza uma base de conhecimento embutida ou aprendida para realizar tarefas ou tomar decisões do interesse do usuário, como apagar e-mails indesejados, programar compromissos ou para descobrir a passagem mais barata para a Califórnia. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
LAUDON; Kenneth. LAUDON; Jane. Sistema de informações gerenciais. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Mais conteúdos dessa disciplina