Buscar

AD2 ARTES VISUAIS

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de
Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Centro de Ciências Humanas e Sociais –
CCH Licenciatura em Pedagogia-• EAD UNIRIO/CEDERJ
AD2 – 2018-•2
DISCIPLINA: ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO Coordenação: Prof. Renato Rodrigues da Silva
Nome: Cindy Batista da Rosa Neves NOTA:50
Matrícula: 17216080124
Polo: Santa Maria Madalena
Prezados alunos,
Nesse trabalho, estudaremos os conceitos de “naturalismo primitivo” e de “representação” em pintura. Veja as duas imagens abaixo: a primeira foi realizada no período Paleolítico, na Espanha, aproximadamente 15.000 anos atrás, e a segunda, no período Neolítico, na China (cultura Dongba), com datação aproximada de 7000 anos atrás.
A primeira pintura é classificada como “naturalismo primitivo,” mas a segunda já apresenta características que revelam o conhecimento típico dos povos que conhecem a linguagem. Portanto, um bom trabalho deverá responder essas questões: quais são as diferenças entre essas duas imagens, tanto naquilo que se refere aos exemplos citados, quanto em relação ao surgimento da linguagem e à história da arte como um todo? Assim, o estudante deverá fazer uma pesquisa geral sobre as origens dessas pinturas e desses períodos, procurando alicerçar o raciocínio sobre o significado da “linguagem”.
Na redação dos seu trabalho, evite copiar os textos, ou outro material qualquer, escrevendo uma prova que seja de sua autoria – evite “plagiar” outros autores! Finalmente, vale notar que essa prova tem apenas (1) uma questão para ser
5
desenvolvida em 3 (três) página, e o seu valor é de 10 (dez) pontos. BOA SORTE!
Bisão, caverna de Altamira, Espanha (c. 15.000 A. C.).
Pintura Neolítica (Dongba), China, (c. 7000 AC.).
No período paleolítico os homens não tinham lugar fixo para viver. A arte era feita em rituais em cavernas, os desenhos utilizavam-se materiais como o carvão e sangue do animal. A arte paleolítica representava o cotidiano, e os animais eram pintados por flechas para capturar o espírito do animal (seria como se fosse uma crença), mas também utilizavam muito as mãos.
Conforme pesquisa em Wikipédia, a primeira pintura, tem sua origem em Altamira, no interior de uma caverna, que fica no município Espanhol de Santillana Dell Mar, Cantábria.
Após pesquisar sobre as mesmas, pude então compreender que a primeira, nos leva ao período paleolítico, no qual os seres viviam em cavernas, se alimentavam principalmente da caça e por essa razão viviam mudando de lugar. A primeira figura retrata uma época onde o “homem” pintava aquilo que ele via, de maneira o mais realista possível, de forma mais detalhista e natural, tal qual a sua vista podia perceber. Nessa época essas pinturas iam além de representações, elas faziam parte de um ritual de caça, onde acreditava-se que a partir dos desenhos dos animais mortos ou aprisionados, os caçadores teriam sucesso em sua busca. O homem vivia do que coletava e caçava, não transformava e nem controlava a natureza a seu favor, mas era parte integrante dela. Por isso pinturas como deste
tipo foram encontradas em várias partes do mundo, pois o mesmo na busca de seu sustento tinha que percorrer e explorar vários lugares. As cavernas eram os principais abrigos no qual ficavam protegidos do frio e dos animais.
Na minha opinião, mesmo sendo de forma completamente diferente, ainda nessa época eles criaram a linguagem, uma espécie de linguagem visual, onde tudo que faziam, marcavam as paredes das cavernas para que aquele momento ou acontecimento ficasse marcado, como por exemplo a caça. Pinturas sempre com cores marcantes.
Seria como hoje em dia utilizamos câmeras fotográficas e celulares para gravar momentos especiais. Então, nessa época eles utilizavam a pintura nas
cavernas.
Já no Neolítico o homem tinha lugar fixo. E a arte muda totalmente. Os desenhos são como se fossem de crianças de hoje em dia, que desenham as pessoas todo de palitinho. Pois é, a arte era feita assim, desenhos simples sem muitos detalhes.
Porque em um período mais antigo o desenho era feito com mais
detalhe? E num período mais avançado os desenhos tinham menos detalhes?
Mas esse desenho por menos detalhe que tenha, ela é contada de forma diferente, ou seja, não é só uma figura e sim desenhos que contam histórias. Como visto na primeira imagem é só um animal, e na segunda são vários desenhos. Talvez seria o começo da escrita.
Na segunda figura, já se estabelece um outro período, o Neolítico, podemos perceber a diferença nas pinturas rupestres, nas quais o “homem” retrata de uma forma menos realista. O realismo figurativo já não é tão acentuado. Mas não foi apenas a maneira de desenhar e pintar que sofreu modificações, nessa época já se dominava o fogo, de grande importância na sobrevivência, já se instalava o sedentarismo, permanecendo no mesmo local, sendo assim, começavam a desenvolver a partir daí uma prática muito importante para sua espécie que foi a agricultura, onde deixava de ser unicamente predador. Passando
assim a ser produtor da natureza, começando também a produção de seu alimento.
E assim, começa a intensificar por exemplo as relações sociais. A partir daí a necessidade de uma comunicação como podemos perceber na segunda, as cenas do dia a dia por exemplo. Podemos dizer que a arte na segunda figura, já tem características bem diferentes, como por exemplo a representação de movimentos, vemos aí que os desenhos da segunda figura são mais sugestões do
que representações fiéis, deixavam de imitar o que nos leva a crer que já estava de uma certa forma abrindo portas para a criação da escrita, pois os desenhos funcionavam como códigos.
As duas figuras são de uma época da qual classificamos de Pré-história, mas olhando para tudo isso me pergunto, o porquê de ser Pré, será que o fato de a escrita ainda não ter sido desenvolvida isenta os seres daquela época? Só fazemos parte da História, a partir do momento que dominamos a escrita?
Existia para mim uma linguagem, como falei anteriormente, uma linguagem visual onde cada pintura tinha seu significado e foram a partir dessa comunicação, que chegamos ao que temos atualmente, pois nesse período neolítico as figuras eram mais leves, com pouca cor. E com o tempo esses desenhos foram se reduzindo a traços e linhas mais simples que tinham o objetivo de comunicar algo para quem as via. Uma linguagem independente da lógica, sem relação com a linguagem fonética. Através dos códigos era possível reconhecer o que acontecia.
A arte do Neolítico, é uma arte menos ritualista, ao contrário do período paleolítico. Observando a segunda figura por exemplo, notamos as diferenças inclusive nas formas das figuras. Nessa época já se via a brincadeira com essas formas, como fazemos hoje. Então podemos notar a arte no seu crescimento, geometrizar, fazer para o outro, usando esse sistema para comunicar suas ideias e sentimentos.
Assim podemos ver que a arte é bem complexa, em cada época ela era representada de uma forma, cada forma uma representação artística ao longo dos anos. “A arte não é um trabalho manual, ela é a transmissão de sentimento que o artista experimentou”. (Leon Tolstoi). De acordo com a frase de Tolstoi a arte é uma forma que o homem usa para expressar suas experiências vividas, emoções, principalmente culturas, valores, assim, sendo representada de várias formas. E uma dessas formas são as que foram vistas pelas imagens acima, que representa
a cultura e épocas diferentes.

Mais conteúdos dessa disciplina