Buscar

Hidrocinesioterapia na Paralisia Cerebral

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804046886)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	"A paralisia cerebral (PC) consiste num distúrbio do movimento e/ou postura, persistente, mas não invariável, podendo surgir nos primeiros anos de vida por lesões não progressivas do cérebro imaturo. O desenvolvimento do cérebro tem início logo após a concepção e continua após o nascimento. Qualquer agressão ao tecido cerebral pode resultar em uma lesão cerebral e as áreas atingidas têm sua função prejudicada de forma permanente e não progressiva. (...), alterações provocam debilitações variáveis na coordenação da ação muscular, com resultante incapacidade em manter posturas e realizar movimentos normais. Existem muitas controvérsias sobre o limite de idade que caracteriza uma paralisia cerebral após uma lesão no sistema nervoso central. Alguns autores apontam o período pré-natal até os 2 anos de idade, outros estendem até os 5 anos de idade (...). A hidrocinesioterapia é uma modalidade de reabilitação da Fisioterapia que possui uma longa história. Hoje, com o crescimento de sua popularidade, os fisioterapeutas são encorajados a utilizar a água como recurso de tratamento, aproveitando ao máximo suas qualidades únicas. A reabilitação neuromotora aquática foi descrita como um precursor útil para os programas tradicionais de reabilitação de lesão cerebral. O tratamento de um paciente com distúrbios neurológicos na água oferece uma grande variedade de opções em um ambiente altamente dinâmico. A meta de uma reabilitação é tornar o indivíduo mais independente possível, melhorando sua funcionalidade e qualidade de vida. A piscina terapêutica oferece oportunidades estimulantes para os movimentos mais difíceis e complexos, pois forças diferentes agem na água. Os efeitos de flutuabilidade, metacentro e das rotações fornecem campo para as técnicas especializadas. E ainda, os efeitos terapêuticos trazem benefícios como o alívio da dor e dos espasmos musculares; manutenção ou aumento da amplitude de movimento das articulações; fortalecimento dos músculos enfraquecidos e aumento na sua tolerância aos exercícios; reeducação dos músculos paralisados; melhoria da circulação; encorajamento das atividades funcionais e manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação motora e postura" (NAVARRO, F. M.; MACHADO, B. B. X.; NÉRI, A. D.; ORNELLAS, E.; MAZETTO, A. A. A importância da hidrocinesioterapia na paralisia cerebral: relato de caso. Revista de Neurociências 17 (4):371-5; 2009). A partir da correta interpretação da frase os fisioterapeutas são encorajados a utilizar a água como recurso de tratamento, aproveitando ao máximo suas qualidades únicas, extraída do fragmento textual acima e da discussão sobre importância da água em nosso organismo assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	As qualidades da água citadas na frase se referem às físicoquímicas de suas moléculas que não lhe permite interagir com demais moléculas no corpo humano, o que favorece a ocorrências de diversas reações metabólicas, as quais podem induzir melhoras no quadro do paciente em tratamento.
	
	Indiretamente os autores descrevem o processo de osmose, no qual a água sai do líquido extracelular em direção à célula muscular, tornando-as maiores e hábeis a realizar movimentos de maior amplitude.
	 
	Os autores chamam a atenção para os diversos benefícios que a água proporciona ao corpo humano, nesse caso podemos destacar pelo menos; a otimização do metabolismo celular, lubrificação das articulações, aumento da fluidez do sangue.
	
	Os autores certamente abordam sobre a capacidade de mudança do estado físico que somente a água consegue realizar, favorecendo a ocorrência da terapia em piscina de água morna.
	
	Há um erro conceitual no texto, haja vista que a melhora na qualidade do paciente se deve restritamente às técnicas de movimentação sem qualquer participação da água.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804047442)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Moléculas anfipáticas ou anfifílicas são as que apresentam em sua estrutura:
		
	
	Uma região da molécula com carga positiva e outra região com carga negativa.
	
	Duas regiões apolares, não se combinando com a água.
	 
	As duas extremidades moleculares com carga negativa.
	 
	Uma região polar (com carga elétrica) e uma região apolar (sem carga elétrica).
	
	As duas extremidades moleculares com carga positiva.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804029504)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os aminoácidos polares ácidos são hidrofílicos e o grupo ¿R¿ é uma cadeia lateral com carga negativa, normalmente possuem grupo carboxila, além daquela da estrutura geral. Pode-se destacar como um exemplo de aminoácido pertencente a esta classe:
		
	 
	ácido glutâmico 
	
	tirosina
	 
	glicina
	
	serina
	
	treonina
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804047641)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A determinação a concentração de alguma solução na Bioquímica utiliza-se uma técnica denominada titulação ou titulação ácido-base. Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado (como uma base forte). Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido. Assim, se colocarmos 28 gramas de lipídeos, 50mL álcool-éter e 3 gotas de fenolftaleína em um béquer e titularmos a solução de 0,1 M NAOH (uma base forte), a solução mudará de cor de transparente para a cor rosa. Lembrando que a fenolftaleína é um indicador de pH, responda:
		
	
	o pH da solução não muda já que todos os componentes tinham o mesmo pH
	
	o pH da solução varia de acordo com índice de energia solar.
	
	o pH da solução mudou de cor porque a solução está com pH neutro e ficou rosa
	 
	o pH da solução mudou de cor porque ao colocar a base forte de 0,1M NAOH. Assim, a solução ficou básica e houve a mudança de coloração.
	
	o pH da solução mudou de cor porque o NAOH é um ácido forte e na presença de ácido forte a fenolftaleína muda de cor.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804026103)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(UFF) O colesterol é um importante constituinte das membranas celulares, estando relacionado à síntese dos hormônios esteroides e sais biliares. No plasma ele é encontrado ligado a corpúsculos lipoproteicos conforme mostra a figura abaixo.
LDL  (Low Density Lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade)
HDL  (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade)
Considere a afirmativa.
Há uma relação direta entre as taxas de colesterol no sangue e a incidência de ateromas, tromboses e infartos.
Marque a opção que apresenta conclusão correta acerca desta afirmativa.
		
	 
	O aumento das taxas de colesterol depende somente da alimentação e não influenciado por fatores genéticos, estresse, fumo e diminuição de atividade física.
 
	
	Alta concentração de LDL e baixa de HDL significam menor risco de infarto.
 
	 
	Alta concentração de HDL e baixa LDL significam pequeno risco de infarto.
 
	
	Concentrações de HDL e LDL não possuem importância na avaliação da predisposição para o infarto.
 
	
	A afirmativa é incorreta, pois não há provas significativas que correlacionem os níveis de colesterol com a incidência de tromboses e infartos.

Mais conteúdos dessa disciplina