Logo Passei Direto
Buscar

diferenças de propriedades físicas entre compostos orgânicos e compostos inorgânicos.

User badge image

Enviado por Heloisa Severo em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Obejetivo
Obeservar as diferenças de propriedades fisicas entre compostos orgânicos e compostos inorganicos.
Introdução
Compostos orgânicos 
Os compostos ou moléculas orgânicas são as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e Hidrogênio,e muitas vezes com oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo, boro, halogênios e outros.
 A etimologia da palavra "orgânico" significa que procede de "organos", relacionada com a vida, em oposição ao inorgânico que teria o significado de tudo que carece de vida.
Para os químicos antigos, as substâncias orgânicas eram provenientes de fontes animais ou vegetais, e as substâncias inorgânicas seriam aquelas de procedência mineral. Durante muitos anos acreditava-se que entre a química orgânica e a química inorgânica existia uma barreira intransponível. No princípio doséculo XIX, o químico alemão Friedrich A. Wöhler conseguiu sintetizar a ureia, um produto orgânico, a partir de substâncias inorgânicas (o cianato de amônio), comprovando que tal divisão era totalmente artificial, algo que é completamente evidente na química moderna.
Características gerais dos compostos orgânicos
Pontos de fusão e de ebulição – nos compostos orgânicos, os pontos de fusão e de ebulição, em geral, são mais baixos do que nas substâncias inorgânicas. Isso ocorre porque as ligações entre as moléculas dos compostos orgânicos são mais fracas, o que faz com que elas se rompam com mais facilidade, sua faixa de fusão tem variação de 0,5 a 1,0oC.
Polaridade - as substâncias orgânicas são unidas predominantemente por ligações covalentes, que ocorrem com mais frequência entre os átomos de carbono ou entre átomos de carbono e hidrogênio da cadeia. Quando as moléculas desses compostos são formadas apenas por carbono ou por carbono e hidrogênio, eles são apolares, porém, quando existem outros elementos químicos além de carbono e hidrogênio, as moléculas tendem a apresentar alguma polaridade.
Solubilidade – devido à diferença de polaridade, as substâncias orgânicas apolares são praticamente insolúveis em água (polar), mas solúveis em outros solventes orgânicos. Já os compostos orgânicos polares tendem a se dissolver em água, como corre com o álcool, o açúcar, a acetona, entre outros.
Combustibilidade – grande parte dos compostos orgânicos podem sofrer combustão (queima), como é o caso da gasolina e outros combustíveis usados em automóveis, do butano presente no gás de cozinha, da parafina da vela, etc.
Composto inorgânico
Um composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm deminerais e não de coisas vivas ou orgânicas.
Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.
Compostos inorgânicos contêm metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais.
Podem ser compostos iônicos (ex. NaCl) ou ainda covalentes (ex. silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos. Os compostos de coordenação também pertencem a esta categoria de compostos e formam ligações de coordenação que tem caráter iônico ou covalente.
Os compostos inorgânicos são constituintes quimicos de uma celula, e são constituidos basicamente por água e sais minerais.
Parte Experimental
Materias:
Aparelho para medição do ponto de fusão
Termômetro
Gral e pistilo
Tubos capilares
Tubos de ensaio
Vidro Relogio
Espátula
Conta-goats
Béquer
 
 Reagentes:
Dibenzalacetona
Acetanilida
Acetato de sódio
Cloreto de sódio
Detergente
Acetona
Tolueno
Água destilada
 Procedimento 
2- Avaliação da Solubilidade:
Com uma espátula foi pego uma quantidade minima de cloreto de sódio, acetao de sódio e acetanilina, cada um separadamente em 3 tubos de ensaio, foram identificados e então adicionado água destilada com conta gotas, um maximo de 12 gotas. Os tubos forama agitados e observamos o ocorrido.
O mesmo se fez com Acetona e Tolueno agora como solventes.
Imagem 1: Mostra o resultado da solubilidade em água.
Imagem 2: Mostra o resultado da solubilidade em acetona.
Imagem 3: Mostra o resultado da solubilidade em Tolueno.
3- Avaliação da Miscibilidade:
 Em um tubo de ensaio adicionamos água (cerca de 2cm de altura do tubo) e então pingamos uma gota de detergente transparente (soluto) . Agitamos o tubo e observamos o ocorrido.
 Em outro tubo fizemos o mesmo processo porem agora com detergente, e tolueno como solvente. Agitamos o tubo e observamos o ocorrido.
Imagem 4: Resultado da agua mais o detergente, e do detergente mais o tolueno.
Resultados:
2- Solubilidade
	Soluto
	Solvente – H2O
	 Acetona
	Tolueno
	Acetato de sódio
	Solúvel
	Insolúvel
	Insolúvel
	Cloreto de sódio
	Solúvel
	Insolúvel
	Insolúvel
	Acetanilida
	Insolúvel
	Solúvel
	Parcialmente Solúvel
Solvente utilizado - Água Destilada: solvente polar 
I)Cloreto de sódio: 2 gotas não são o suficiente para solubilizar, mas a partir de 4 a 5 gotas, o NaCl já se solubiliza completamente. O cloreto de sódio e água são compostos polares. O valor tabelado para a solubilidade do NaCl em água é 0,3 g/100g (25°C). A estrutura molecular da água ( H-O-H) é determinada por pontes de hidrogênio, um tipo de ligação muito polar, pois os átomos de hidrogênio doam seus elétrons para o átomo de oxigênio, caracterizando assim 2 átomos de carga positiva e um de carga negativa. A estrutura do cloreto de sódio é também determinada pela doação de elétrons, em que o sódio, um metal alcalino, doa seu elétron para o cloreto, um halogênio, verificando-se um elemento de carga negativa e outro de carga posi tiva. Quando misturados, a energia de atração dos íons pelas moléculas de água, hidratação, é mais forte que a energia em rede, que mantém as ligações polares entre os íons Na+ e Cl-
II)Acetanida: A acetalida é uma amida, e portanto sua molécula é altamente apolar. Logo não se dissolvida em água, ou seja, 2 a 5 gotas não são o suficiente para solubilizar e mesmo com 7 gotas, 10 gotas essa não solubiliza-se. 
III) Acetato de Sódio: 2 gotas solubilizam um pouco, e a partir de 4 a 5 gotas, CH3COONa se solubiliza completamente. Isso acontece em decorrência do acetato de sódio ser um sal e facilmente dissociar-se em água, formando CH3COO- e Na+, com interação intermolecular íon-dipolo.
Solvente utilizado - Acetona: Solvente polar 
I) Cloreto de sódio: 2 gotas não solubiliz am, nem 7 gotas ou mais. Não se dissolveu em acetona, apesar d e ter-se colocado mui tas gotas, pois a molécula de acetona é razoavelmente polar, não possuindo força suficiente para “quebrar” compostos iônicos, mas dissolve bem compostos orgânicos. 
II) Acetanilida: A acetona e a acetanilida possuem moléculas com características comuns: são apolares mas com uma parte polar. Isso fez com que houvesse rápida inte ração molecular entre as duas, e 2 gotas de acetona foram suficientes para dissolver a acetanilida. 
III) Acetato de Sódio: Mesmo adicionando de 5 gotas a 7 gotas, o composto ainda não se solubiliza. Sendo um composto com uma parte iônica, o acetato de sódio não foi dissolvido pela acetona, composto este altamente apolar e que não oferece alta constante dielétrica para dissociar o acetato de sódio. 
Solvente utilizado - Tolueno: Substância Apolar. 
I) Cloreto de sódio: Mesmo colocando de 2 a 5 gotas, o composto não se dissolveu em tolueno, uma vez que o tolueno é uma substância apolar. 
II)Acetanilida: Quando misturou-se acetanilida a 2 gotas d e tolueno e agitou -se o tubo, não houve dissolução e a mistura ficou amarelada . Com 4 gotas, a acetanilida começou a ser solubilizada. E com 10 gotas, ainda não solubilizou -se tudo. Concluiu-se que apesar da molécula de acetanilida ser predominantemente apolar, o tolueno não foi capaz de dissolvê-la por completo. 
III) Acetato de Sódio: Mesmo adicionando de 6 a 10 gotas, este composto não se dissolveu em Tolueno por ser este uma substânciaapolar, uma vez que não oferece dif erenças de carga em suas moléculas que possibilitem separar o CH3COO- do Na+
3- Miscibilidade
	Soluto e Solvente 
	Miscibilidade
	Água + Detergente
	Miscivel
	Detergente + Tolueno
	Miscivel 
Durante o teste da miscibilidade entre a água e o detergente, obsevou -se que água e o detergente são miscíveis e que a parte polar do detergente (hidrofílica) interagiu com a água, formando bolhas de sabão, que constituem-se de uma fina película de sabão e água, em forma de esfera. 
Ao adicionar-se detergente no tubo de ensaio que continha tolueno, a gota de detergente misturou com o tolueno após ir para o fundo do tubo de ensaio, de forma, que a parte apolar (hidrofóbica) do Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio (NaC12H25SO4) interagiu com o tolueno, que é apolar, formando um precipitado branco turvo coloidal. 
Essa interação do detergente tanto comsubstâncias apolares quanto polares é resultado da formação das miscelas
Conclusão
Percebe-se que o conjunto dessas duas experiências, referentes a determinação da solubilidade e de miscibilidade algumas substâncias, foram muito eficientes e colaboraram grandemente em mostrar como a pureza de alguns compostos pode ser testada e como se dão as diferenças de solubilidade com base em vários tipos de interações intermoleculares. 
Referencias Bibliograficas
Apostila:Segurança e técnicas básicas de laboratório de química, UFMG, 2014.[1] 
http://pt.scribd.com/doc/42414330/Solubilidade-e-miscibilidade (acesso em 09 de Setembro de 
2014) 
Questionario 
Como o ponto de fusão pode ser usado na avaliação da pureza de uma substância?
Porque quando uma substância possui impurezas, seu ponto de fusão é alterado. Assim, somente uma substância pura apresentará ponto de fusão correspondente à sua temperatura característica definida.
Explique porque o acetato de sódio apesar de ser um componente orgânico, apresenta ponto de fusão alto (PF=324oC)
Por contade suas forças intermoleculares que os compostos CH3COONa exercem entrte sí
Consulte na literatura a solubilidade em agua dos componentes na tabela abaixo:
	Soluto/ Solvente 
	H2O (g/mL)
	Cloreto de Sódio
	Solúvel
	Acetato de sódio
	Solúvel
	Acetanilida
	Insolúvel
Explique as diferenças de solubilidade encontradas e compare- as com os resultados que você observou nas atividades práticas desta aula. 
Cloreto de sódio e acetado de sódio é solúvel pois são produtos polares, onde os polos negativos das moléculas do solvente cercam os polos positivos do soluto polar e os polos positivos das moléculas de solvente cercam os polos negativos do soluto polar. 
A acetanilida é um composto altamente apolar, por isso não se solubiliza em água um cospoto polar. Em comparação com a pratica o correu a solubilização de 2 substancias substancias em água. 
Faça um pesquisa em livros ou internet sobre detergentes. Agora responda:
Qual a estrutura molecular geral dos detergentes comuns?
Por que os detergentes, dissolvidos em água, tem a habilidade de produzir espuma?
Sua parte polar interage com a parte polar da água e sua parte a polar fica oposta formando bolhas de sabão que são resultado da formação das miscelas

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina