Buscar

Conglomerados e Brechas Estudo de Petrologia Sedimentar

Prévia do material em texto

3ª Aula- Conglomerados e Brechas
	Conglomerado é uma rocha formada por clastos rolados, de tamanho superior a 2mm, agrupados por um cimento, formando um depósito consolidado.
	Ortoconglomerado: o arcabouço dessa rocha é caracterizado por seixos, areia grossa e cimento químico. Representa um produto da deposição em águas muito agitadas (ambiente de alta energia), sendo portanto rico em estruturas hidrodinâmicas, podendo-se apresentar associado à um arenito grosso com estratificação cruzada. Este conglomerado se diferencia do paraconglomerado por ser suportado pelo arcabouço.
	Paraconglomerado: sustentado pela matriz, o paraconglomerado contém mais matriz do que clástos e, na realidade, são lamitos (lamas litificadas) com seixos e calhaus dispersos. Em muitos casos, os seixos formam cerca de 10% ou menos da rocha. Alguns seixos e calhaus podem ser constituídos por lamitos e argilitos. 
Conglomerados Quartzosos: São caracterizados por composição mineralógica muito simples. Os seixos são, em geral,constituídos por material de alta dureza, portanto de grande resistência física, e baixa alterabilidade química, tais como o quartzo, quartzito e sílex, ou mistura desses materiais. 
	Não são muito grossos e os seixos possuem em média de 1 a 2 cm.São os mais comuns, sendo bem arredondados devido a um intenso retrabalhamento.
	Estes depósitos ocorrem principalmente na base de camadas de arenitos, ou formando espessos depósitos de conglomerados amalgamados. Os da base constituem os chamadas conglomerados basais, e a geometria varia de tabular a lenticular.
Conglomerados: Constituem corpos espessos, formando acumulações nas margens de bacias deposicionais.
	Os clastos de conglomerados são de litologia variada, podendo aparecer seixos e calhaus de rochas plutônicas, eruptivas, sedimentares e metamórficas. 
Lutitos Conglomeráticos: são originados pela deposição de fragmentos grossos sobre lama e siltes acumulados em fundo aquoso, sendo comuns deformações produzidas pelo impacto da queda desses fragmentos maiores sobre o material inconsolidado.
Conglomerados e Brechas Intraformacionais: são sedimentos rudáceos formados por fragmentação contemporânea e redeposição nas proximidades de material ligeiramente retrabalhado. Esta fragmentação pode ocorrer de várias maneiras, uma delas é propiciada pela retirada temporária de água, seguida de ressecamento e formação de lamas recém-depositadas. Em fase de enchente sub-sequente, os fragmentos são remobilizados à curta distância e redepositados como conglomerados e brechas intraformacionais de partículas muito achatadas de argila. Dois tipos são comuns: Conglomerado com fragmento de argilito e folhelho ou ardósia, com matriz arenosa.
Conglomerados e Brechas Piroclásticas: São também chamados de aglomerados (diâmetro médio superior a 32mm) e podem ser intercalados ou podem gradar para sedimentos clasticos comuns. Apresentam estratificação incipiente e matriz tufácea, rica em vidro vulcânico.

Mais conteúdos dessa disciplina