Buscar

Análise de Carteiras Financeiras

Prévia do material em texto

Curso Superior de 
Tecnologia em Gestão Financeira
 
 
 
 
Curso Superior de 
Tecnologia em Gestão Financeira
 
 
 
 
Curso Superior de 
Tecnologia em Gestão Financeira
 
 
	Disciplinas: 
	 
Matemática Financeira e Comercial 
Mercado de Capitais 
Direito Empresarial 
Metodologia Científica 
Seminário Interdisciplinar - Mercado 
Financeiro 
 
	Semestre: 
	1º flex / 2º 
	Professores: 
	 
Rosiney Aparecida M. Silveira 
Leuter Duarte Cardoso Junior 
Flávio Pierobon 
Antonio Lemes Guerra Junior 
Clévia Israel França 
 
	
	
 
 
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO 
 
 
Objetivo: 
 
 Propiciar aos alunos a análise de situações reais e hipotéticas ligadas ao mercado financeiro, de modo que vivenciem traços da atuação de um gestor na área de finanças. 
 
 
Caros alunos, 
 
Este trabalho interdisciplinar, como mencionado, tem o objetivo de propiciar a vocês a análise de situações reais e hipotéticas, passíveis de verificação durante a atuação de gestores no âmbito do mercado financeiro. 
A partir da articulação dos conhecimentos ligados às diferentes disciplinas do semestre, será possível a análise, a partir de dados previamente fornecidos, e a proposição de ações dentro de um eixo norteador específico. 
Para isso, a atividade está organizada em algumas etapas, cada uma com suas orientações, as quais deverão ser seguidas à risca para a elaboração da produção textual pelo grupo. Lembrem-se de apresentar os cálculos e tabelas utilizadas para o desenvolvimento do portfólio, pois serão considerados na análise da correção. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Introdução 
 
 
A proposta do estudo está baseada na análise dos fundamentos dos títulos e ativos de renda fixa. Sendo assim, foram selecionadas carteiras com ativos de renda fixa e variável. A primeira carteira, que está apresentada no Quadro 1, é composta pelas ações do Ibovespa. Essa carteira contém ações das dez maiores companhias em volume de ações na composição do índice. 
Por fim, as demais carteiras são compostas de títulos de renda fixa que estão à disposição para compra no mercado financeiro. No Quadro 2, temos os títulos públicos de renda fixa negociados via Tesouro Direto e, no Quadro 3, estão os títulos privados de renda fixa. 
 
 
Etapa I Carteira Teórica de Ações pela Participação no Ibovespa 
 
 
Quadro 1: Carteira Teórica de Ações pela Participação no Ibovespa. 
		Código 	Ação 
	Quantidade teórica total 
	 
	ITUB4 
	ITAUUNIBANCO 
	ABEV3 
	AMBEV S/A 
	BBDC4 
	BRADESCO 
	PETR4 
	PETROBRAS 
	BRFS3 
	BRF SA 
	PETR3 
	PETROBRAS 
	CIEL3 
	CIELO 
	BVMF3 
	BMFBOVESPA 
	ITSA4 
	ITAUSA 
Fonte: Adaptado de BM&FBOVESPA (2016). 
 
 
Nesta etapa, o estudo irá se concentrar na análise da evolução histórica dos preços para cada uma das ações que compõem a carteira teórica, conforme apresenta o Quadro 1. Assim sendo, o objetivo é analisar financeiramente o rendimento da carteira para o primeiro semestre do ano de 2016. A consulta para cotações históricas poderá ser por meio da página BM&FBOVESPA, disponível no seguinte link: 
 
<http://www.infomoney.com.br/mercados/ferramentas/historico-decotacoes/ibovespa> 
 
Sigam os seguintes passos para desenvolverem suas análises: 
 
 
1º Passo: Realizar uma análise mensal, a partir do mês de janeiro até junho do ano de 2016, para cada ação que compõe a carteira teórica de ações do Ibovespa, conforme Quadro 1. 
2º Passo: Calcular as variações percentuais das ações para cada mês do primeiro semestre do ano de 2016 (entre os períodos de janeiro a junho do ano 2016). No anexo I há as formulas para desenvolvimento dos cálculos bem como um quadro que auxiliam no desenvolvimento do cálculo. 
 
Obs.: Utilize a cotação de fechamento do último dia útil de cada mês para cada uma das ações que compõem o quadro 01 para realizar os cálculos do passo 02. Como sugestão utilize o quadro 01 do anexo I para coletar e resumir as informações das cotações. 
 
3º Passo: Fazer uma análise para os critérios de riscos e liquidez para cada ação, entre os meses de janeiro e junho do ano de 2016. O objetivo é verificar as melhores aplicações financeiras para esse período de tempo. 
4º Passo: Apresentar uma análise em formato de relatório para cada ação (variações positivas e negativas). 
5º Passo: Escolher uma das empresas indicadas na carteira e fazer uma análise acerca do tipo societário adotado pela empresa escolhida, bem como indicar o nome empresarial por ela adotada. 
Observação: Cabe ressaltar que todas as análises devem ser realizadas com base em dados reais de cada ação, conforme os estudos realizados. 
 
 
Etapa II Carteira com Principais Títulos para Compra no Tesouro Direto 
 
 
Nesta etapa, a proposta é analisar o rendimento bruto, real e líquido para cada um dos títulos públicos que estão na carteira apresentada no Quadro 2. Logo, podem-se analisar os rendimentos em aspectos de particularidade para cada título. 
 
 
Quadro 2: Carteira com Principais Títulos para Compra no Tesouro Direto. Preços e taxas dos títulos públicos disponíveis para compra 
	Título 	Vencimento	Taxa % a.a. 
Indexados ao IPCA 
	Tesouro IPCA+ 2019 (NTNB Princ) 	15/05/2019 	6,07 	 
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026 (NTNB) 15/08/2026 	6,14 	 
Prefixados 
	Tesouro Prefixado 2019 (LTN) 	01/01/2019 	12,54 	 
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027 (NTNF) 01/01/2027 	12,63 	 Fonte: Adaptado de Tesouro Nacional (2016). 
 
 
É possível acessar outras informações para os títulos no site Tesouro Nacional, disponível no link a seguir: 
 
<http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos> 
 
Para a carteira de títulos do Quadro 2, é preciso realizar as análises conforme os seguintes passos: 
 
1º Passo: Calcular a taxa bruta ao semestre (ano 2016) para os títulos indexados ao IPCA (Tesouro IPCA+ 2019 e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026). Lembrem-se de que é preciso encontrar a taxa do IPCA (inflação) semestral para realizar o cálculo da taxa real. Lembre-se que é preciso encontrar a taxa de juros proporcional ao semestre, uma vez que as taxas estão ao ano. No anexo I há formulas para o desenvolvimento do cálculo. 
 
2º Passo: Calcular a taxa real ao semestre (ano 2016) para os títulos Prefixados (Tesouro Prefixado 2019 e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027). Lembrem-se de que é preciso encontrar a taxa do IPCA (inflação) semestral para realizar o cálculo da taxa real. 
Uma das fontes de pesquisa para o IPCA é o site do IBGE, disponível no seguinte link: 
 
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/d efaultinpc.shtm> 
 
3º Passo: Desenvolvam um relatório apresentando as rentabilidades dos títulos que foram analisados nos passos 1 e 2. Além disso, façam uma análise qualitativa para critérios de risco e liquidez dos títulos públicos. 
 
 
Etapa III Carteira Hipotética para Títulos Privados de Renda Fixa 
 
 
Nesta etapa, o objetivo é analisar o ganho real para os investimentos em cada um dos ativos que compõem esta carteira hipotética (os rendimentos também são hipotéticos para cada ativo). Além disso, é possível realizar outras análises financeiras sobre a carteira. 
 
 
Quadro 3: Carteira Hipotética para Títulos Privados de Renda Fixa. 
	Título 
	Rentabilidade 
	
	Taxa de Juros 
	Depósito Interbancário (CDI) - prefixado 
	14,13% a.a. 
	Letra Crédito Imobiliária (LCI) - posfixado 
	97% / DI (0) 
	Certificado de Depósito Bancário (CDB) - posfixado 
	106% / DI (1) 
	Letra Crédito Agronegócio (LCA) - posfixado 
	90% / DI (2) 
Fonte: Adaptado de Cetip (2016). 
 
Considera-se a taxa do DI em 14,13% a.a. 
Paga-se 106% da taxa do DI que é de 14,13% a.a. 
Paga-se 90% da taxa do DI que é de 14,13% a.a. 
 
 
Para compreender um pouco de cada investimento, pode-se acessar o site Cetip, no seguinte link: 
 
<https://www.cetip.com.br/captacao-bancaria/lci#!> 
 
Para asanálises, sigam estes passos: 
 
1º Passo: Calcular a taxa real ao semestre para os títulos privados que compõem o Quadro 3 (Carteira Hipotética para Títulos Privados de Renda Fixa). Lembrem-se de que é preciso encontrar a taxa do IPCA (inflação) semestral para realizar o cálculo da taxa real. Lembre-se que é preciso encontrar a taxa de juros proporcional ao semestre, uma vez que as taxas estão ao ano. No anexo I há formulas para o desenvolvimento do cálculo. 
 
2º Passo: Analisar os riscos e a liquidez para cada um dos títulos privados de renda fixa analisados no passo 1. 
3º Passo: Elaborar um relatório com um comparativo entre todas as carteiras de investimentos (Quadros 1, 2 e 3) e, com isso, estabelecer os ativos e/ou a carteira com a melhor alternativa de investimento, considerando as rentabilidades calculadas, os riscos e a liquidez analisados ao longo do trabalho. 
4º Passo: Além disso, incluam uma reflexão sobre a seguinte situação: tomando por base a carteira acima indicada, imaginando que o gerente de banco, ao vender os títulos, assegurou que os rendimentos seriam, no mínimo, esses indicados na tabela, caso o rendimento seja menor do que o previsto e garantido pelo gerente do banco, que direitos possui o consumidor? 
 
 
 
Orientações gerais para a Produção Textual 
 
 
 
Ao final de cada uma das três etapas, a partir das análises solicitadas, foi indicada, como um dos passos a serem seguidos pelos alunos, a elaboração de relatórios. 
A produção textual do grupo consistirá, portanto, na reunião desses relatórios, nos quais deverão ser apresentadas as análises realizadas a partir dos dados disponibilizados e das orientações elencadas. 
 
Atenção: A produção textual deverá conter um texto único, com o registro de todas as análises e reflexões empreendidas a partir dos itens sugeridos, de forma coerente e completa. Evitem, portanto, o modelo “pergunta-resposta”. 
 
Observações: 
 
Elaborem o texto de forma clara e coerente. 
Sigam os passos descritos para a composição do material a ser entregue. 
Apresentem informações que contemplem cada um dos itens propostos. 
Para embasar as afirmações, vocês podem – e devem – consultar os materiais das disciplinas cursadas ou, ainda, textos e livros disponíveis na Biblioteca Digital. 
 
Orientações para a construção do trabalho: 
 
O trabalho será realizado em GRUPOS, de 2 a 7 alunos, no máximo. 
A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo Tutor Presencial sobre a formação dos grupos, responsável por cadastrá-los. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado na área restrita. 
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou grupos, caso contrário os exemplares idênticos serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, conforme apontado na disciplina de Metodologia Científica, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 
O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 
Haverá apresentação da produção textual em grupo, e vocês devem seguir as instruções para a apresentação do trabalho. 
A extensão do trabalho deverá permanecer entre 8 e 12 laudas (excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 
O trabalho deve conter, obrigatoriamente, capa e folha de rosto padrão da instituição, além de seguir as demais normas de padronização (conforme orientações elencadas na disciplina de Metodologia Científica e disponíveis na Biblioteca Digital). 
 
Abaixo, são apresentados alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise de seu trabalho para a atribuição do conceito pelo Tutor a Distância: 
 
atendimento às normas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos; 
enquadramento do trabalho dentro do número de páginas solicitadas;  organização do trabalho a partir das etapas sugeridas, respeitando: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade; 
apresentação dos cálculos realizados para as análises; 
embasamento teórico, com as devidas referências dos materiais consultados; 
uso adequado da linguagem acadêmica. 
 
Instruções para a apresentação do trabalho: 
 
Regras gerais 
 
Os trabalhos deverão ser apresentados por todos os grupos. 
As apresentações acontecerão no período das aulas-atividade dos seminários, conforme especificado no cronograma. 
Os Tutores Presenciais são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema. 
Tempo de apresentação: cada grupo terá de 10 a, no máximo, 15 minutos para apresentar os trabalhos. 
 
 	Estrutura da apresentação 
 
Apresentação 
Nome do curso; semestre; nome dos integrantes da equipe; polo; ano/semestre (1 slide). 
Tema do trabalho (1 slide). 
Introdução (1 a 2 slides). 
Caracterização do estudo (1 a 2 slides). 
Desenvolvimento; apresentação das reflexões; síntese das análises (3 a 6 slides). 
Conclusões; considerações finais (1 a 2 slides). 
Informações complementares (1 slide). 
Referências utilizadas (1 slide). 
 
Lembrem-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. 
 
Bom trabalho! 
Professores do 1º flex / 2º semestre 
2016/02 
 
 
Referências 
 
 
Curso Superior de 
Tecnologia em Gestão Financeira
 
 
 
 
Curso Superior de 
Tecnologia em Gestão Financeira
 
 
 
 
Curso Superior de 
Tecnologia em Gestão Financeira
 
 
UNOPAR VIRTUAL 
UNOPAR VIRTUAL 
UNOPAR VIRTUAL 
 
BM&FBOVESPA. Séries históricas. Disponível em: 
<http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/historico/mercadoa-vista/series-historicas/>. Acesso em: 14 jul. 2016. 
 
CETIP. Instrumentos financeiros. Disponível em: 
<https://www.cetip.com.br/captacao-bancaria/lci#!>. Acesso em: 14 jul. 2016. 
 
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC. Disponível em: 
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultin pc.shtm>. Acesso em: 14 jul. 2016. 
 
GIMENES, Cristiano Marchi. Matemática financeira com HP 12c e excel: uma abordagem descomplicada. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 
 
TESOURO NACIONAL. Tesouro direto: rentabilidade dos títulos públicos. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-etaxas-dos-titulos>. Acesso em: 14 jul. 2016. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Anexo I 
 
1.Calculo Variação Percentual (Δ%) 
 
Formula: 
 
Δ% = x 100 
 
 
 
Exemplo: 
Vamos considerar um exemplo simples para que você possa entender o cálculo da variação percentual. A receita de vendas de uma empresa foi de R$ 50.000,00 no mês de junho e no mês seguinte (julho) a sua receita de vendas foi de R$ 60.000,00. Assim sendo, qual foi variação percentual (Δ%) entre os meses de junho e julho? 
 
Resolução: 
 
Período inicial = mês de junho 
Período final = mês de julho 
 
 
Δ% = x 100 
 
Δ% = x 100 
 
Δ% = (0,2) x 100 = 20% 
 
Assim, a variação percentual foi de 20%. 
 
2. Calculo Taxa Proporcional 
 
Taxa Proporcional: 
 
Exemplo: 
Uma taxa de juros de 2% ao mês é proporcional à taxa de juros de 24% ao ano. 
 
 
 
 
3. Calculo para Taxa Real 
 
Fórmula: 
 
1+i = (1+r).(1+I) 
 
Onde: i = Taxa Nominal r = Taxa Real I = Taxa de Inflação 
 
UNOPAR VIRTUAL 
UNOPAR VIRTUAL 
UNOPAR VIRTUAL

Mais conteúdos dessa disciplina