Buscar

DIU: Mecanismo e Contraindicações

Prévia do material em texto

TIC’s 
Medicina – 2º Período 
Acadêmica: Júlia Franklin Garcia Rocha 
1. Como funciona este método contraceptivo (DIU)?  
 O mecanismo de ação exato do dispositivo intra-uterino de cobre não é claro, indicando que existem vários fatores. Acredita-se que o cobre promova as alterações bioquímicas e morfológicas no endométrio e no muco cervical (citocinas, como aumento de prostaglandinas no endométrio). Dessa forma, o DIU terá um impacto negativo no crescimento do esperma. O dispositivo intrauterino não inibe o processo de ovulação, mas o cobre na cavidade endometrial pode danificar os oócito. 
2. Quais as pacientes que possuem riscos ou contra-indicações a este método contraceptivo?
· Anormalidades do ducto de Muller, como queratina, útero separado ou estenose cervical grave, podem impedir o uso de DIU.
· Miomas uterinos submucosos com deformação evidente da cavidade endometrial são proibidos de usar dispositivos intrauterinos devido à dificuldade de inserção e ao maior risco de serem expulsos. Miomas que não deformam a cavidade uterina não são contraindicação para esse método.
· Doença inflamatória pélvica aguda (endometrite, cervicite da mucosa, tuberculose pélvica) é proibida de realizar cirurgia uterina e inserir um dispositivo intrauterino. Isso pode prevenir a remissão de doenças infecciosas.
· Mulheres com anticoagulação ou função anormal de coagulação sanguínea não poderão usar o DIU de cobre porque o volume menstrual observado pode aumentar. 
3. Relação teórico-prática.
É de extrema importância para nós alunos de medicina entendermos como funciona o mecanismo de ação do contraceptivo DIU para que assim possamos escolher e decidir um método anticoncepcional, a consulta médica é extremamente necessária para que a paciente entenda as vantagens e desvantagens do DIU. O modo de uso, mecanismo de ação e estratégias existentes podem minimizar os efeitos adversos, aumentar a taxa de continuidade da contracepção e reduzir a necessidade de intervenção médica. 
Referências bibliográficas.
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Borges, Ana Luiza Vilela et al. Knowledge about the intrauterine device and interest in using it among women users of primary care services* * Supported by Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Grant 440577/2014-4) and by Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Grant 2014/02447-5), Brazil. . Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2020, v. 28 [Acessado 2 Novembro 2021] , e3232. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1518-8345.3140.3232>. Epub 14 Fev 2020. ISSN 1518-8345. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3140.3232.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina