Buscar

Linguagem e Cultura na Sociedade

Prévia do material em texto

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO A2
1) Código: 28751 - Enunciado: Textos literários têm o propósito de provocar emoção no leitor. Dessa forma, é necessário que o leitor se envolva com o texto lido, mas que também considere a subjetividade apresentada pelo autor para que o texto alcance o seu objetivo. Portanto, a subjetividade do leitor não deve comprometer a interpretação, que precisa ser fundamentada nos elementos linguísticos selecionados pelo produtor do texto. Sendo assim, leia o soneto a seguir. Soneto de Fidelidade De tudo ao meu amor serei atento antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto que mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinícius de Moraes) Após analisar o soneto, pode-se inferir que:
a) Nas duas últimas estrofes, o eu lírico discorre sobre as incertezas da vida e conclui que o amor não vale a pena, despertando no leitor um sentimento de desilusão.
 b) Nos dois últimos versos, o eu lírico reconhece que o amor não é imortal, mas faz o leitor considerar a intensidade do sentimento, representada pelo signo “chama”. ( x )
c) Na primeira estrofe, o eu lírico mostra que não acredita no amor eterno, despertando no leitor um sentimento de desencanto e descrença no sentimento amoroso. 
d) Nos dois primeiros versos, o eu lírico sugere que toda a sua atenção estará voltada para o ser amado, fazendo o leitor desconfiar da sinceridade dos versos. 
e) Na segunda estrofe, o eu lírico declara que o amor é causa de sofrimento, o que se confirma pelos signos “pranto” e “pesar”, capazes de despertar a compaixão do leitor.
2) Código: 28818 - Enunciado: A língua é o principal instrumento de comunicação humana. Dessa forma, os indivíduos mantêm interação comunicando suas ideias, convicções e interesses. Assim, ela língua, os interlocutores influenciam-se mutuamente, o que promove transformações sociais. A evolução do pensamento humano, portanto, registra-se pela língua que é compartilhada pela comunidade de falantes. Portanto, novos modos de falar e novas formas de expressão linguística são assumidos pelos indivíduos que se inserem na mesma sociedade. Considerando essa afirmação, pode-se inferir que: 
a) As variações linguísticas utilizadas por determinados falantes não podem ser consideradas como língua, por não atenderem às normas gramaticais. 
b) O conceito de língua está associado à norma culta; assim, a norma coloquial faz parte do conjunto de expressões que compõem a linguagem.
 c) A língua sofre variações de acordo com o espaço geográfico, o tempo histórico e as condições socioculturais em que se inserem os falantes. (x)
d) Por ser o principal instrumento de comunicação humana, a língua obedece a normas gramaticais fixas e, assim, não sofre variações. 
e) Entende-se por língua o conjunto de normas previstas pela gramática, que devem ser compreendidas e adotadas pelos falantes
3) Código: 28817 - Enunciado: Diversas linguagens expressam a cultura da sociedade na qual estamos inseridos. Os estudos linguísticos acompanham as transformações sociais, porque elasse refletem na língua e na linguagem. Em sociedades multiculturais, como a sociedade brasileira, há diversos registros linguísticos, como as variantes regionais, as expressões populares e as gírias. Da mesma forma, múltiplas manifestações culturais são expressas em diversas linguagens. As manifestações artísticas, a moda, a culinária, os hábitos, os comportamentos são mantidos ou modificados pela linguagem. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente a relação entre linguagem e cultura.
 a) A linguagem unifica e iguala a cultura de grupos sociais diversos. 
b) Não há relação entre linguagem e cultura em regiões periféricas. 
c) A repetição de linguagens compromete a evolução cultural da sociedade. 
d) Os avanços tecnológicos inauguraram novas linguagens culturais. (x)
e) A publicidade não reproduz práticas culturais
4) Código: 26985 - Enunciado: Todo texto exige do leitor que ele analise os signos utilizados na composição da mensagem, observando criteriosamente os dados contidos, para que haja uma contextualização adequada do conteúdo apresentado. Um texto lido fora do seu contexto pode resultar em interpretações equivocadas por parte do leitor. Nesse contexto, a linguagem não

Mais conteúdos dessa disciplina