Buscar

Prévia do material em texto

Núcleo Integrado SESI/SENAI de Educação a Distância – niEAD 
	FOLHA RESPOSTA – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (SAP) 02
	Unidade Operacional: SESI/SENAI VILA CANAÃ
	Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
	Modalidade: Educação a Distância 
	Unidade Curricular 5: Rotinas de Segurança e Saúde do Trabalho
	Turma: 905833 TST EAD
	Data: 11/05/2024
	Docentes: Alberto Kéki Pedroza / Wesley Souza
	Discente: Rafael Cassiano Borges de Lima
		Preencha os dados do empregado que foi acidentado conforme os dados do Anexo 1. Em seguida, preencha o Anexo 2 Excel – Diagrama de Espinha de Peixe. 
	
	1) DADOS DO EMPREGADO
	Nome:
	Manoel da Silva Vieira
	Cargo/ Função:
	Tempo na função:
	Tempo de experiência:
	
Técnico de limpeza
	
5 anos
	
4 anos
	Idade:
	Sexo:
	Acidentes anteriores? Sim ( )	não (X)
	Telefone:
	40 anos
	Masculino
	
	(62) 984485225
	2) DADOS DO ACIDENTE
	Data:
	07/07/2019
	Hora:
	09h00
	
	Registro policial?
	Sim (X)
	Não
	( )
	Local do acidente:
	Especificação do local:
	
COMPACT METALÚRGICA SA
	Interior da caixa d’água utilizada no abastecimento do parque fabril e no sistema de comabte a incêndio
	O acidente foi informado de imediato? Sim ( ) Não (X) Caso NÃO, por que?
		A empresa se omitiu em informar de imediato por receio em estarem trabalhando antecipadamente à data informada sem comunicação prévia ao técnico de segurança para que o mesmo fosse até o local realizar as análises de riscos, verificação de conformidades e liberação para o trabalho a ser realizado.
	Houve lesão? Sim (X) Não () 
	Agente causador:
	
Caso sim, qual a parte do corpo lesionada?
Múltiplas fraturas, incluindo pernas e braços, vindo posteriormente a óbito
	
Queda de altura (10 metros)
	Descrição do acidente (informações adquiridas do envolvido e/ou testemunha sobre ocorrência ou incidente que possa causar danos pessoais e/ou materiais):
	Acidente ocorrido como o sr Manoel da Silva Vieira, funcionário da empresa Limpa Mais LTDA, ao subir e adentrar caixa d’água para limpeza interna da mesma. O funcionário subiu por uma escada até o topo da caixa d’água e ao adentrar e descer pelo interior da mesma escorregou e caiu dentro dela ocasionando várias fraturas e posterior morte.
	Nome da(s) testemunha(s):
	Cargo da(s) testemunha(s):
	Setor da(s) testemunha(s):
	Rodrigo Alves Siqueira
	Vigilante
	Vigilância diurna
	Assinatura do empregado envolvido:
	
	
	
	Tipo de acidente:
	Horas trabalhadas até a ocorrência:
	Haverá afastamento? Se sim, nº dias p/tratamento:
	Típico com posterior óbito
	02 horas
	Sim. Acidente com posterior óbito
Após preencher o Anexo 2 – Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa ou Diagrama de Espinha de Peixe) sugira no mínimo uma solução para cada causa, justificando com a Norma Regulamentadora (NR) correspondente. 
POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA AS CAUSAS APRESENTADAS
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Ausência de Documentação para o procedimento a ser realizado – Solução: providenciar toda a documentação necessária junto ao técnico de segurança do trabalho.
Falta de planejamento para a atividade a ser executada – Solução: planejar junto à equipe todas as atividades que serão executadas, pormenorizando, inclusive, os possíveis contratempos.
Ritmo acelerado e pressão para execução rápida da atividade – Solução: empatia á quem está executando a atividade e planejar com antecedência tudo a ser feito respeitando o ritmo para execução da atividade de cada funcionário.
AMBIENTE DE TRABALHO
Espaço confinado – Solução: observação de todas as diretrizes preconizadas pela NR 33: SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS.
Trabalho em altura – Solução: observação de todas as diretrizes e orientações conforme estabelece a NR 35: TRABALHO EM ALTURA.
Trabalho em ambiente escorregadio, insalubre e perigoso – Solução: observar as orientações das NR 15: ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES e NR 16: ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS.
PESSOAS
Transtorno físico e/ou psicológico ocasionado durante execução da atividade – Solução: suspensão imediata da atividade que está sendo executada.
Falta de atenção por parte do trabalhador – Solução: treinamento e/ou suspensão da atividade a ser executada pelo trabalhador bem como orientação da parte do mesmo.
Falta de treinamento e/ou reciclagem conforme NR 33 e 35 – Solução: eficácia e observação dos treinamentos conforme legislação.
MATERIAIS
Falta do uso de EPI's para trabalho em altura – Solução: uso adequado de todos os EPI’s conforme regulamenta a NR 35 para trabalhos em alturas.
Acesso com escada inadequada, muito curta ou danificada – Solução: troca e/ou manutenção da escada antes de ser executado o serviço solicitado.
Ausência de sinalização da área – Solução: sinalizar a área logo abaixo da caixa d’água indicando que há trabalhadores executando tarefa dentro da caixa.
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina