Buscar

Relatório de ESTAGIO - ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE ESCOLA TÉCNICA MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS SUPERVISIONADAS
VALQUÍRIA DE FREITAS LIMA
SETE LAGOAS/MG/ JUNHO/2024
10
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS SUPERVISIONADAS
VALQUÍRIA DE FREITAS LIMA
Relatório de atividades profissionais supervisionadas apresentado à coordenação de Estágio como exigência parcial para Graduação Técnica em Administração de Empresas pela Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante – Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas/ Minas Gerais
SETE LAGOAS/MG JUNHO/2024
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS SUPERVISIONADAS
IDENTIFICAÇÃO
EMPRESA: ALKA MINAS COBRANÇA E ADMINISTRAÇÃO LTDA
SETOR: administrativo
ESTAGIÁRIO (O): Valquíria de Freitas Lima
 PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 11/09/2019 á 20/05/2022
TOTAL DE DIAS: 982 dias
TOTAL DE HORAS: 6.736 horas
NOME DO (A) SUPERVISOR (A): Natalia Boaventura Silva
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Técnico em Administração
ASSINATURA DO (A) ESTAGIÁRIO (A)
ASS. DO (A) SUPERVISOR (A)
SETE LAGOAS/MG JUNHO / 2024
Índice
Introdução	05
Empresa....................................................................................................07
Histórico da empresa	07
Políticas de Qualidade...........................................................................09
Diferencias da empresa.........................................................................09
 3 Metodologia	....11
Atividades Desenvolvidas	12
Funções Exercidas	12
Resultados Alcançados em Termos de Complementação do Ensino e do Aprendizagem	13
Conclusão	....15
Referências	16
1. INTRODUÇÃO
Neste relatório de atividades profissionais supervisionadas, estão descritas as atividades que foram realizadas com atuação na área administrativa, promovendo a busca da qualidade e profissionalismo no segmento administrativo , visando maior eficiência na atuação administrativa.
O mercado está cada vez mais competitivo e a necessidade de se ter uma qualificação profissional faz a diferença na hora de conquistar um emprego desejado. Devido a essa necessidade e a um vasto campo de trabalho para o profissional de Administração e outros é que as empresas estão em busca de profissionais com um perfil empreendedor, capacitado a planejar e que estejam aptos a aplicar os seus conhecimentos na busca de soluções de problemas, a fim de obter um melhor resultado para a empresa.
As atividades profissionais supervisionadas visam oportunizar experiências profissionais aos acadêmicos, na busca da prática de ensino e outras técnicas aplicadas ao dia-a-dia.
A Administração possui diversos significados e diversos sinônimos que tentam explicar esse processo complexo que se torna o diferencial entre o sucesso e o fracasso das empresas e das organizações em geral. Quando se pensa em administrar, ou gerir, ou gerenciar, ou qualquer outro sinônimo relacionado a isso, imagina-se que é algo bem simples, muitas vezes até mesmo sem poder descrever o seu real significado. No entanto, o processo de administrar é extremamente complexo, possuindo diversas vertentes e formas de ação, que desencadearão no alcance dos objetivos.
O estágio deve concretizar momentos de experiências e de docência em situações concretas ao acadêmico construídas por um ambiente prazeroso e enriquecedor, apoiado por meio de orientação de professores supervisores qualificados, permitindo a construção de novas ações com bases mais sólidas na busca do conhecimento.
A partir dos dados obtidos foi possível verificar que os profissionais envolvidosconsideram importante o trabalho coletivo e que ele se materializa pela formação continuada e a hora-atividade. Não obstante, apontam muitos obstáculos para conseguir efetivar o trabalho coletivo.
O processo de reflexibilidade, consiste em promover uma compreensão diante dos desafios da aprendizagem na formação profissional, mediada pela construção da significação e ressignificação da atividade exercida, tendo vista uma autoanálise sobre nossas próprias ações.
Nesse sentido, argumenta se que o processo formativo deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva que possibilite criar estratégias autônomas para a construção de saberes pautados no ponto de vista pessoal, profissional e social.
Para as atividades profissionais supervisionadas em administração, a partir da inserção na organização, o acadêmico tem condições para investigar a realidade interna e estabelecer as relações com a realidade externa, através do arcabouço de conhecimento trabalhado no decorrer do curso.
As conseqüentes ações de explicação e interpretação de tal realidade permeiam o processo criativo de ações intervencionistas na organização. Pensar na mesma como parte de um processo amplo de formação significa concebê-lo como elemento articulador da formação, que tem nas disciplinas que compõem o currículo do curso um dos subsídios para sua efetivação.
2. EMPRESA
2.1 Histórico da empresa
A Alka Minas Cobrança e Administração Ltda está localizada na rua margarida cortona, 176 a canaã - sete lagoas/mg.Com horário de funcionamento de Segunda a Sexta Feira de 08:00 às 17:00 hs. É uma empresa consolidada no mercado desde 1999. Atuante na área de administração de condomínios, está sediada em Sete Lagoas/MG, no bairro Canaan. A Alka Minas oferece uma assessoria na administração de condomínios, e absorve diversas tarefas que normalmente são os síndicos que desempenham.
Tem como meta a economia para o condomínio, procurando manter uma taxa de condomínio mais baixa, porém sempre se preocupando com o bom funcionamento do mesmo e com a boa qualidade dos serviços prestados. Em 2017 receberam pelo instituto fênix o certificado de melhor administradora de sete lagoas em qualidade e atendimento.
Mais do que um reflexo de compromisso com o cliente, o empenho e dedicação construiram uma base sólida no mercado e hoje a empresa é referência quando o assunto é administração Condominial.
Entendem e cuidam de necessidade dos seus clientes. Esstam no mercado de administração de condomínios desde 1999, atuando no ramo de prestação de serviços. prestamos atendimento de qualidade, sempre trabalhando com responsabilidade e profissionalismo. Prezamos sempre pelo respeito mútuo e pela ética não só no atendimento à nossos clientes internos e externos como também à nossos fornecedores
Suas especialidades:
· Administração de Condomínios
Qualidade, e comprometimento, temos sempre como meta. Colocamos sempre a disposição a melhor equipe técnica para melhor atender nossos Clientes
· Consultoria Especializada
Nos dias de Hoje visando sempre economia e sustentabilidade, temos a melhor equipe técnica para sugerir mudanças e boas práticas.
· Processos Humanizados
Realizamos vistorias semanais, visando sempre estar junto com os síndicos e acompanhar todos os processos garantindo assim a qualidade desde o início de uma atividade..
Com proximidade ao cliente, ética e credibilidade, conseguiram atuar de forma
imparcial e oferecer ao Condomínio soluções alinhadas ao seu perfil e suas particularidades, garantindo a transparência e eficiência em suas assessorias. Auxiliam os clientes a tomar as melhores decisões para a Comunidade Condominial, sempre pautados nas normas e legislação vigente e oferecem um leque variado de serviços.
· Missão
Buscar a excelência na prestação de serviços de administração e no relacionamento interpessoal. Priorizar um Serviço de qualidade com o foco na satisfação do cliente interno e externo, propiciando retorno adequado e contribuindo para a melhoria e o bem estar de todos, trabalhando sempre com colaboradores e fornecedores qualificados e comprometidos.
· Visão
Ser reconhecida como referência em administração de condomínios em Sete Lagoas e região, sem perder a qualidade no atendimento aos nossos clientes e responsabilidade na prestação de serviços, construindo um vínculo de excelência entre colaboradores, fornecedorese clientes.
· Valores
Trabalho em Equipe Conduta Ética Respeito
Orientação ao Cliente Orientação a Resultados Inovação
Confiança Paixão Transparência
2.2 Políticas de Qualidade
· Prestar serviços com máxima qualidade, seriedade, confiança e transparência, satisfazendo as necessidades dos clientes e contribuindo para realização de uma administração moderna.
· Ser referência de excelência na administração de condomínios atendendo de forma personalizada nossos clientes considerando suas particularidades, necessidades e expectativas com base na melhoria contínua dos nossos processos.
· Ser reconhecida e diferenciada: Pela preferência do cliente; Pela valorização e respeito às pessoas; Pela eficiência e eficácia dos serviços prestados; Pelo comprometimento para com o cliente.
· Atender continuamente os requisitos do sistema de gestão implementado.
Propiciar o desenvolvimento de nossos colaboradores por meio de ações contínuas visando sua capacitação e aperfeiçoamento profissional, bem como, crescimento pessoal.
2.3 Diferencias da empresa
· Relacionamento com o cliente, conhecimento de suas particularidades.
· Investimento constante na equipe de colaboradores, mantendo profissionais experientes, dedicados e altamente capacitados.
· Constantes melhorias e investimento em tecnologia.
· Implantação de sistema para automação dos controles internos do Condomínio, cadastros de pessoas e objetos, reservas de espaços e muito mais.
· Empresa comprometida em promover ações e eventos visando ampliar o conhecimento de todos os envolvidos no condomínio e fomentar a realização de bons negócios.
· Seguro de responsabilidade profissional da empresa.
Quando se pensa em administrar, ou gerir, ou qualquer outro sinônimo relacionado a isso, imagina-se que é algo bem simples, muitas vezes até mesmo m sem poder descrever o seu real significado. No entanto, o processo de administrar é extremamente complexo, possuindo diversas vertentes e formas de ação, que desencadearão no alcance dos objetivos. Assim sendo, administrar, numa concepção bem simplista, significa agir, ou seja,
tomar decisões e atitudes que visem à ocorrência de uma série de ações que irão produzir o resultado desejado. A necessidade de um bom relacionamento entre a organização e seu
ambiente externo, fica cada vez mais evidenciada com o advento da globalização, pois as mesmas procuram se estruturar, reduzindo hierarquias e corrigindo distorções, para buscar uma adequação de seus custos juntamente com uma qualificação primorosa, e com isto obter uma maior qualidade de seus serviços.
Necessário se faz então o planejamento. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcança-los, pois, as empresas não trabalha, na base da improvisação. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve em consideração o mercado de mão-de-obra, os fornecedores, o sistema financeiro, os sindicatos, a concorrência, a comunidade, a tecnologia e, principalmente, os consumidores dos serviços.
3 METODOLOGIA
Na Metodologia, deverão ser descritos os procedimentos metodológicos adotados, isto é, esclarecer os caminhos que foram percorridos para chegar aos objetivos propostos; apresentar todas as especificações técnicas materiais e dos equipamentos empregados. É o momento em que se descreve a população envolvida, ou seja, as pessoas mais próximas que foram fontes das informações necessárias para alcançar os objetivos propostos inicialmente. (Andrade, 2010, p. 25)
A pesquisa bibliográfica está inserida principalmente no meio acadêmico e tem a finalidade de aprimoramento e atualização do conhecimento, através de uma investigação científica de obras já publicadas (Andrade, 2010, p. 25)
A pesquisa científica é iniciada por meio da pesquisa bibliográfica, em que o pesquisador busca obras já publicadas relevantes para conhecer e analisar o tema problema da pesquisa a ser realizada. Ela nos auxilia desde o início, pois é feita com o intuito de identificar se já existe um trabalho científico sobre o assunto da pesquisa a ser realizada, colaborando na escolha do problema e de um método adequado, tudo isso é possível baseando-se nos trabalhos já publicados. A pesquisa bibliográfica é primordial na construção da pesquisa científica, uma vez que nos permite conhecer melhor o fenômeno em estudo. Os instrumentos que são utilizados na realização da pesquisa bibliográfica são: livros, artigos científicos, teses, dissertações, anuários, revistas, leis e outros tipos de fontes escritas que já foram publicados. (Fonseca, 2002).
A pesquisa baseia-se no estudo da teoria já publicada, assim é fundamental que o pesquisador se aproprie no domínio da leitura do conhecimento e sistematize todo o material que está sendo analisado. Na realização da pesquisa bibliográfica o pesquisador tem que ler, refletir e escrever o sobre o que estudou, se dedicar ao estudo para reconstruir a teoria e aprimorar os fundamentos teóricos. É essencial que o pesquisador organize as obras selecionadas que colaborem na construção da pesquisa em forma de fichas. (Fonseca, 2002).
A pesquisa bibliográfica é o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico o que necessita uma dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que irá executar o trabalho científico e tem como objetivo reunir e analisar textos publicados, para apoiar o trabalho científico. Para Gil (2002, p. 44), a pesquisa bibliográfica “[...] é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O aluno deverá desenvolver as atividades profissionais supervisionadas necessariamente em uma empresa, porém ficará ao critério do discente escolher o local onde ele irá demonstrar seus conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo do curso de Administração de Empresas.
Um estagiário em administração pode atuar em diversas áreas, como financeira, recursos humanos, marketing, logística, entre outras. As principais atividades realizadas durante o estágio:
· Ajudar na criação de relatórios e outros documentos administrativos;- Monitorar e controlar o fluxo de caixa;
· Acompanhar o desenvolvimento e execução de planos de marketing e vendas;
· Colaborar na gestão de processos de compras, estoque e logística;
-Dar suporte no recrutamento e seleção de candidatos;
· Participar do desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos;
· Realizar atendimento e suporte aos clientes internos e externos;
· Participar de reuniões e auxiliar na elaboração de apresentações e relatórios.
4.1 Funções Exercidas
As funções exercidas na empresa Alka Minas Cobrança e Administração Ltda foram:
*Recrutamento de candidatos
*Contratação dos funcionários certos
*Processamento da folha de pagamento
*Aplicação de medidas disciplinares
*Atualização de normas
*Manutenção de registros dos funcionários
*Análise dos benefícios
4 RESULTADOS ALCANÇADOS EM TERMOS DE COMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
A escolha correta da organização concessora é fundamental para o bom andamento do estágio, mas como esta na maioria das vezes é deixada a cargo dos acadêmicos, que em sua grande maioria trabalham, a escolha geralmente recai sobre as empresas onde já atuam profissionalmente. Esta alternativa apresenta vantagens e desvantagens. Entre as vantagens pode-se citar a familiaridade com o ambiente e a possibilidade do acadêmico demonstrar habilidades e competências profissionais que não eram conhecidas por seus superiores.
Como desvantagem, está um possível viés do acadêmico, que inicia o estágio com idéias pré-concebídas sobre a organização. Outra possível desvantagem é o acadêmico encontrar resistência de colegas e superiores no fornecimento de informações. Roesch (2005) sugere, para este caso, a realização do estágio em outro departamento ou seção da organização.
Parece evidente que a orientação contribui para a qualidade do trabalho final, mas é imprescindível que o acadêmico tenha idéias claras sobre o quepretende fazer e acesso às informações na organização concessora. A colaboração entre professor e acadêmico, juntamente com o interesse e conhecimento de ambos, também influenciam. Roesch (2005) ressalta que o papel do orientador é prover meios (facilitar contatos, indicar bibliografia, sugerir métodos e técnicas) e incentivar o trabalho do acadêmico, mas que, a qualidade final é de maior responsabilidade do acadêmico, pois o orientador irá auxiliar a partir do que este apresenta, respeitando suas escolhas e seu tempo.
Roesch (2005) acrescenta que pode se verificar a quase inexistência de ações que facilitem a intermediação de organizações concessoras dos estágios para os alunos. A responsabilidade pela identificação da organização concessora do estágio geralmente fica a cargo dos acadêmicos, que, como já se disse, acabam por optar por aquelas nas quais já exercem sua atuação profissional. Apesar do grupo de docentes ter influência e/ou contatos com o meio empresarial, são raros os casos em que facilitam ou intermediam pela via institucional o acesso às organizações.
Eboli (1999) defende que a integração entre a empresa e a universidade facilita a realização dos estágios, possibilitando aos acadêmicos testarem seus conhecimentos , habilidades e competências, integrando a teoria e a prática. Para as empresas, esse momento pode se constitui r uma oportunidade para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências dos seus colaboradores.
As atividades supervisionadas proporcionaram experiências práticas, favorecendo a formação profissional, motivou os estudos e contribuíu para uma melhor percepção das finalidades dos conteúdos curriculares
Tem propiciado o desenvolvimento de uma atitude de trabalho sistematizada e a consciência de produtividade, permitindo conhecer a filosofia, diretrizes, organização e funcionamento da empresa, propiciando-lhe experiências que serão úteis no exercício profissional
Permitiu perceber as reais possibilidades e limitações, contribuindo para confirmar ou redimensionar sua escolha profissional e condições de aprimorar o relacionamento humano, desenvolvendo sua percepção de funções, valores e motivos operacionais.
5 CONCLUSÃO
Concluiu-se que há a necessidade de melhorias e ajustes nos atuais sistemas adotados pela empresa e também são necessárias às implantações de novos métodos de trabalho e realizar o aprimoramento das funções organizacionais nas distribuições de tarefas. A empresa se mostrou eficaz em diversos pontos abordados e apresentou características de que está em processo de evolução no sistema atual.
Pode ser enxergar a comunicação entre os setores e a responsabilidade exercida em cada um, que mesmo alguns necessitando de ajustes, está bem encaminhada para a direção mais indicada.
O relatório trouxe conhecimento e agregou valores aos acadêmicos envolvidos, conhecimentos técnicos fornecidos pelos autores pesquisados e pratico pela introdução na rotina da empresa, que pode trazer um pouco mais sobre as rotinas e dificuldades encontradas na gestão de uma organização.
As atividades profissionais supervisionadas podem ser consideradas um momento ímpar de aprendizado do acadêmico, já que proporciona condições de ensaiar sua atuação profissional sob o acompanhamento de docentes, alicerçado pela instituição de ensino.
Vários são os fatores envolvidos na efetivação das atividades profissionais, dentre elas está o processo de realização do trabalho que depende da proposta adotada pela instituição.
Diante das constatações expostas é importante ressaltar que este relatório constituiu uma discussão inicial sobre a prática das atividades supervisionadas, que aborda a visão dos acadêmicos, mas não deixa de considerar a importância de novas pesquisas para conhecer a visão dos demais agentes envolvidos no processo (organizações concessoras, orientadores e administração dos estágios).
Foi uma grande oportunidade de complementar e aperfeiçoar a formação acadêmica, experiências profissionais e pessoais. Além de possibilitar uma primeira experiência profissional, temos a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia empresarial nos diversos âmbitos, aumentar a nossa rede de contatos e adquirirmos uma preparação para o futuro mercado de trabalho.
REFERÊNCIAS
ALKA administração. Diponivel em: https://alkaminas.com.br/Acesso em 01/06/24
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
EBOLI, Marisa P. Universidade Corporativa: ameaça ou oportunidade para as escolas tradicionais de Administração? In: Revista de Administração da USP. v. 34 n.4. São Paulo: outubro/ dezembro, 1999.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração : guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2005.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina