Buscar

Importância do Planejamento Estratégico

Prévia do material em texto

PÓS-GRADUAÇÃO – EAD
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA COMERCIAL E VENDAS
DISCIPLINA – QUALIDADE EM SERVIÇOS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE
VALOR TOTAL DA ATIVIDADE 5,0
1. A marca não é somente “um nome bonito”, a solidez da marca envolve todo o processo de produção até chegar ao consumidor, atendendo suas necessidades. O valor da marca está ligado com o que faz o cliente comprar de você e não do seu concorrente. Explique por quê.
O cliente vai comprar de quem entende como ele quer ser atendido, com quem ele desenvolve um histórico de acertos, e de quem entende as expectativas e valores dele. A proposta de valor é a principal razão pela qual um cliente deve comprar de uma empresa e não dos seus concorrentes. A proposta de valor é construída com base na identificação dos pilares da marca e mostra como ela deve ser percebida pelo consumidor.
2. Qual a relação entre: Marca, produto e consumidor? 
A marca, apresenta influência acentuada nas decisões de compra. Uma marca, do ponto de vista do consumidor, pode ser definida como um conjunto específico de características que proporcionam ao consumidor não somente o produto em si, mas também uma série de serviços suplementares constitutivos da diferenciação entre as marcas e influenciadores de preferências. o processo de decisão de compra é influenciado pelas avaliações dos consumidores quanto aos atributos intrínsecos e extrínsecos de um produto, os quais podem levá-los a ter percepções sobre a qualidade, o preço e o valor do produto nas diferentes alternativas consideradas para compra. Neste processo, pode-se dizer que os atributos do produto levam o indivíduo a identificar a presença de benefícios ou a ausência de sacrifícios, induzindo a uma percepção geral.  o produto é o que a empresa fabrica, e aquilo que o consumidor compra é a marca distingue três tipos de características de um produto: primeiro, a qualidade que pode ser apreciada no contato com o produto, antes da compra; segundo a qualidade apreciada após a compra; e terceiro, as qualidades que não podem ser identificadas mesmo após a compra, dependendo da palavra do fabricante. Um produto idêntico a outro pode ser avaliado de maneira diferente por um indivíduo ou organização, dependendo da identificação ou atribuição de marca que lhe é dada.
3. Por que fazer um planejamento estratégico é tão importante?
O planejamento estratégico é um recurso importante para definir os objetivos de uma organização no futuro de médio e longo prazos. Com ele, as empresas conseguem traçar metas para os próximos meses, para que alcancem os resultados que desejam e consigam se destacar no mercado competitivo. Logo, o planejamento estratégico direciona o desempenho do negócio, além de ser especialmente relevante quando o assunto é a saúde financeira da empresa, já que considera pontos como rentabilidade, rendimentos, custos e gastos.
4. Quais os 3 níveis do planejamento estratégico? Explique cada um. 
Estratégico: Define a direção geral da empresa a longo prazo.
Tático: Estabelece ações específicas para alcançar metas a médio prazo.
Operacional: Estabelece tarefas e atividades para alcançar objetivos a curto prazo. 
Cada nível tem um objetivo específico e é realizado em um período diferente. 
Todos os níveis são necessários. O estratégico orienta a visão, o tático desdobra essa visão em planos de ação menores, e o operacional leva os planos à execução. 
Quando todos os níveis estão alinhados, a empresa tem mais chances de alcançar resultados consistentes e uma rotina de trabalho leve. 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina