Buscar

Prévia do material em texto

TEMPLATE – ATIVIDADE PRÁTICA SISTEMAS COLOIDAIS
	Estudante: 
	RU: 
	Texto-resposta 
	Assista o vídeo do experimento e responda:
1) Indique se nos itens 1 e 2 houve alguma modificação visível, tentar explicar através da equação química pertinente;
Sim, houve modificações visíveis nos itens 1 e 2. 
No item 1, ao ser misturado a água e a solução saturada de cloreto férrico, a solução apresentou-se na cor laranja claro, onde é possível visualizar de um lado para o outro através do tubo de ensaio, recipiente onde foi colocado a mistura efetuada.
Já no item 2, ao ser aquecido, a solução mudou de cor, ficando em cor laranja escuro, não sendo possível observar através do tubo de ensaio, deixando portanto, de ser uma solução. Neste caso, a mistura de ingredientes sofreu uma transformação química, processo no qual a substância foi convertida em outra específica. Então, ocorreu uma alteração da composição atômica destas substâncias. Essas alterações são vistas a olho nu, através da alteração de cor, sabor, cheiro e textura.
2) Explicar o que ocorreu no item 3 do ponto de vista da dispersão;
No item 3, ao misturar água, óleo vegetal e detergente, ocorreu uma situação de dispersão de um soluto (óleo vegetal) em um solvente (detergente). No caso, a água e o óleo vegetal não possuem solubilidade (possuem polaridade diferente), porém, ao adicionar o detergente, percebe-se que ambos se dissolvem. Assim sendo, este processo ocorre porque as moléculas de detergente líquido atraem as moléculas de água e de óleo, formando uma emulsão de ambas às moléculas. 
3) Nos itens 3, 4 e 5 foi possível, em alguns caso observar o chamado Efeito Tyndall e o denominado Movimento Browniano. Explicar cada um dos dois efeitos e onde podemos identificá-los nos experimentos;
O Efeito Tyndall descrito pela primeira vez pelo Físico e Químico Michael Faraday (1791-1867) costuma ocorrer quando há dispersão de luz entre as partículas coloidais, sendo possível, portanto, observar o trajeto que a luz faz através das partículas que dispersam os raios luminosos. Como exemplo, pode-se citar: gelatina dissolvida em água, onde a luz de um laser atravessa a solução permitindo observar o Efeito Tyndall.
Já o Movimento Browniano nomeado por Robert Brown trata-se de um fenômeno no qual as partículas pequenas e suspensas em um determinado líquido movem-se em caminhos pseudoaleatórios ou ainda estocásticos através do próprio líquido, mesmo que este líquido esteja calmo, sem agitação. Este fenômeno é o resultado de uma assimetria de impacto cinético das moléculas presentes no líquido. Um exemplo observado é os vacúolos dos grãos de pólen suspensos em água, visualizados através do auxilio de um microscópio. Nesta observação, é possível acompanhar o movimento das partículas menores recebendo um movimento vigoroso e flutuações.
4) Determine nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 os tipos de coloides formados, apresentando as suas diferenças;
Item 1: coloide do tipo emulsão, onde houve uso de um componente líquido (água) com a associação de um componente disperso (solução saturada de cloreto férrico).
Item 2: coloide do tipo emulsão, onde houve uso de componentes líquidos (água e solução saturada de cloreto férrico), transformando-se em um sólido pela formação de pequenos cristais através do aquecimento da solução.
Item 3: coloide do tipo emulsão, onde houve uso de componentes líquidos (água, óleo vegetal e detergente), transformando-se em um componente disperso.
Item 4: coloide do tipo emulsão com dispersão de ingredientes, com atração molecular.
Item 5: coloide do tipo sol, onde houve uso de componente disperso sólido, com associação de componente dispersante líquido.
5) No item 7 explicar o que ocorreu em cada um dos tubos de ensaio com relação a estabilidade dos coloides. Tente explicar usando a base teórica estudada.
Tubo 1: Neste processo (água + cloreto férrico + solução de NaCI), houve uma reação entre íons, originando sais insolúveis, com precipitação no fundo do tubo de ensaio. Isso ocorreu através de uma reação química em meio aquoso com as demais espécies químicas dissociadas.
Tubo 2: Neste processo (solução de Na2SO4 + cloreto férrico + água) houve um processo de neutralização química, onde foi misturado uma substância ácida com uma substância básica, tendo a água como produto.
Tubo 3: Neste processo (água + cloreto férrico + NaCI saturada) ocorre uma reação de dupla troca de sais, processo químico no qual há troca de cátions e ânions dos reagentes, formulando dois novos sais.
Tubo 4: Neste processo (água + cloreto férrico + solução de AI2(SO4)3), houve a floculação/coagulação das substâncias, tratando-se de um processo físico-químico onde as partículas menores são agregadas, formando os flóculos, para que seja possível a decantação. Este exemplo também é visualizado em tratamento de água.
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina