Buscar

Prévia do material em texto

Quando falamos de inclusão dos surdos na sociedade, logo falamos de linguagem, e nesse sentido, estes indivíduos buscam o reconhecimento social e de sua cultura por meio da sua comunicação que é a característica da sua identidade.
A linguagem é o fator primordial no dia a dia do surdo, através da língua de sinais ele vence barreiras, se desenvolve e se insere na sociedade. 
A deficiência é apenas uma limitação, o indivíduo com surdez passa a vencer essa limitação quando mais pessoas são inseridas em sua cultura, aprendem a se comunicar, gerando oportunidades de inclusão e qualidade de vida para estes indivíduos.
O maior desafio das escolas ao receber alunos surdos, é o preparo dos profissionais. Alunos surdos devem estudar com os demais, porém os materiais das disciplinas devem atender as necessidades destes alunos. 
Com isso estratégias de ensino devem ser criadas e adaptadas conforme cada realidade, pois o ensino só ocorrerá se de fato o professor atentar para as necessidades particulares de cada aluno. 
São necessárias adequações dos materiais existentes e a criação de novos adaptados com imagens, traduzido em libras, com recursos visuais sólidos, atendendo todas as disciplinas do currículo garantido a qualidade do ensino do surdo e a sua socialização.

Mais conteúdos dessa disciplina