Buscar

Elaboração de Contrato Social

Prévia do material em texto

Cabe ao profissional contábil a confecção do contrato social que será apresentado junto ao órgão de registro para abertura de uma empresa. Nesse procedimento, devem ser observadas as cláusulas obrigatórias e as cláusulas facultativas, atendendo à legislação e ao desejo dos futuros empresários (João e Marina). Quando da elaboração das cláusulas contratuais, em conversa com seus clientes, o contador recebe a solicitação de inserção de algumas cláusulas contratuais, tais como as descritas a seguir:
I. A distribuição dos lucros conforme a participação societária de cada sócio, ou seja, Marina receberá 70% dos lucros porque integralizou 70% do capital social e João, 30%.
II. No caso de falecimento de um dos sócios, a cota-parte de sua participação societária será extinta, permanecendo a sociedade em favor do sócio remanescente.
III. Os sócios não responderão solidariamente ou subsidiariamente pelas dívidas da sociedade.
IV. A administração da sociedade será exercida por João mediante a supervisão de Marina, que autorizará os atos a serem praticados pelo administrador.
V. A sociedade não terá prazo determinado ou indeterminado, ficando a critério dos sócios a sua duração.
Qual é a alternativa correta?
C. 
As afirmativas I e II estão corretas.
No caso da participação dos lucros, trata-se de cláusula obrigatória e não é permitido que um sócio não receba os lucros da atividade. A cláusula que dispõe sobre o falecimento de um dos sócios e o destino de sua participação societária é facultativa, mas normalmente utilizada, pois evita problemas futuros.