Buscar

Cláusulas Contratuais no Contrato Social

Prévia do material em texto

A confecção do contrato social impõe, além da padronização quanto ao formato, a inserção de cláusulas obrigatórias previstas na legislação, sendo permitida a inserção de cláusulas facultativas. Analise as afirmativas a seguir sobre cláusulas contratuais que devem ou podem ser inseridas no contrato social. Depois, assinale a alternativa correta.
I. A cláusula que dispõe sobre o capital social é obrigatória e não permite que um dos sócios de uma sociedade ingresse com prestação de serviços.
II. A cláusula que dispõe sobre a administração de uma sociedade empresária é obrigatória, mas permite ao corpo societário a escolha de qual sócio será o administrador da sociedade.
III. A cláusula que dispõe sobre a distribuição dos lucros entre os sócios é facultativa, pois, no silêncio do contrato, entende-se que a divisão será pro rata.
IV. A cláusula que dispõe sobre falecimento ou retirada de um sócio da sociedade empresária é facultativa.
V. A cláusula que dispõe sobre o prazo da atividade é obrigatória, podendo ser por prazo determinado ou indeterminado.
Você acertou!
C. 
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
A cláusula que dispõe sobre a administração da atividade é obrigatória, sendo possível determinar se todos ou alguns irão administrar a atividade e, conforme o tipo societário, poderá ser administrada por não sócio (como ocorre com as sociedades limitadas). As afirmativas IV e V estão corretas, pois, apesar de comum nos contratos, as cláusulas que dispõem sobre falecimento ou retirada de sócio não são obrigatórias, elas têm como objetivo evitar problemas futuros. E, apesar de ser comum, na previsão de prazo indeterminado das atividades empresariais, é possível determinar o prazo inicial e final, com a extinção automática da atividade após o decurso do prazo.