Buscar

História do Brasil no Império

Prévia do material em texto

Ir para o conteúdo principal
PAINEL LATERAL
1
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
1. Painel
2. Meus cursos
3. HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO UNICV-R2
4. 📋 AVALIAÇÃO ON-LINE
5. PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVUNICVR2
	Iniciado em
	segunda, 24 jun 2024, 11:56
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 24 jun 2024, 13:20
	Tempo empregado
	1 hora 24 minutos
	Notas
	7,34/10,00
	Avaliar
	7,34 de um máximo de 10,00(73%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
É o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam.
Tal afirmativa refere-se ao conceito de:
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Monarquia.
b. Clientelismo. 
c. República.
d. Feudalismo.
e. Climatismo.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, a colônia não tinha um mínimo de estrutura para abrigar a sede do Império, não tinha estrutura nem para abrigar a família real e a corte portuguesa que desembarca no Rio de Janeiro em 1808. Foi preciso então organizar o espaço do Rio de Janeiro para abrigar a sede do Império, a família real e a corte portuguesa, mais ou menos 15 mil pessoas.  
 
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:
I. O Rio de Janeiro em 1808 não passava de uma vila, mesmo sendo a capital da colônia, nem de longe parecia uma cidade como as que existiam na Europa.
II. Desde o início já existia na colônia brasileira uma dinâmica cultural e de entretenimento como existia nas cidades europeias.
III. Dom João fundou a Biblioteca Nacional, o Horto Florestal e o Banco do Brasil.    
IV. Dom João importou da França um grupo de artistas, atores, músicos e poetas para dar uma vida cultural à cidade do Rio de Janeiro e um entretenimento para a corte portuguesa que lá estava ocupada.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.  I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas. 
Questão 3
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
“Em 13 de maio, comemora-se a assinatura da lei Áurea pela princesa Isabel, que ocupava então a Regência do Império do Brasil, em virtude de um tratamento de saúde que seu pai, o imperador dom Pedro 2º, realizava na Europa. A data está um pouco desprestigiada desde a década de 1970, quando os movimentos negros brasileiros resolveram instituir um dia da consciência negra para ressaltar o papel dos próprios negros no processo de sua emancipação. Assim, o dia 20 de novembro, que relembra a execução de Zumbi, seria um contraponto ao 13 de maio. De acordo com essa perspectiva, o 13 de maio seria uma data que representaria a abolição como um ato de "generosidade" da elite branca e transformaria a princesa na personagem principal da libertação dos escravos.”
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/lei-aurea-120-anos-o-13-de-maio-e-mesmo-uma-data-a-ser-comemorada.htm?cmpid=copiaecola 
Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Essa data tende a ser vista de uma maneira fantasiada, como se uma figura, no caso a Princesa Isabel, tivesse assinado um papel e pronto.
II. O ponto real é que essa data é só uma parte de um processo político altamente violento e conflituoso que foi a luta pela abolição, na qual vários arranjos, negociações e protestos aconteceram, o que ficou marcado como o movimento abolicionista brasileiro.
III. A abolição garantiu certo tipo de inclusão, integração social, econômica e cultural.
IV. Carvalho, B. (2020) faz um destaque interessante que nos leva a uma reflexão sobre o dia 13 de maio, como uma conquista de uma elite branca e não das lutas e resistência negra no Brasil.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas. 
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e.  Apenas I e II estão corretas.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
A abertura dos portos às nações amigas simbolizou o fim do pacto colonial, uma medida importante para os sentimentos e para o processo de Independência do Brasil. Era um passo para o liberalismo econômico brasileiro e para o fim das relações monopolistas entre a metrópole e a colônia.
Assim, analise as afirmativas abaixo quanto a este contexto histórico:
I. O Brasil já era mais rico que Portugal e isso interessava os ingleses na medida em que eles poderiam vender os produtos manufaturados aos brasileiros, ao mesmo tempo que poderiam consumir a matéria prima para sua manufatura e para a sua indústria mais barata, sem ter que passar pelo intermediário português. 
II. Para os brasileiros significava não depender mais da metrópole para fazer negócios com as nações estrangeiras.
III. Este fato representou um grande salto para a Independência do Brasil. 
IV. Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas. 
e.  I, II, III e IV estão corretas.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
A passagem do trabalho escravo para o trabalho livre só fez aumentar a desigualdade entre a população negra e os brancos. Isso se deu porque em primeiro lugar o Estado se ausentou de decidir o que fazer com os escravos livres e em segundo lugar porque o Estado se ausentou criou as condições para se perpetuar essas desigualdades. (THEODORO, 2008).
Neste sentido, analise a afirmativa abaixo e complete corretamente a lacuna:
“O ____________ que faz com que o preconceito e as práticas discriminatórias ocorram também no âmbito das instituições e da própria máquina pública, o que muitas vezes dificulta a concepção e a execução de políticas equânimes e de qualidade”.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Racismo ideológico
b. Racismo político
c. Racismo alienatório
d. Racismo regional
e. Racismo institucional 
Questão 6
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
O movimento republicano cresceu à medida que expressava a insatisfação de setores urbanos e cafeicultores paulistas com um regime que não se mostrava capaz de atender às demandas trazidas pelas transformações por que passava o país. Seu crescimento e mobilização foram importantes para tornar real a alternativa republicana. Mas não foram eles que lideraram as ações que resultaram diretamente na proclamação da República. A derrubada da monarquia foi concretizada pela ação dos militares.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto a este período:
I. Uma das chaves para compreender o movimento republicano passa pela divisão do Partido Liberal, é da cisão desse partido que surge o Partido Republicano Paulista, que discordava da defesa do Partido Liberal em relação a manutenção da monarquia.
II. Em 1873 os republicanos lançaram o Manuscrito Socialista, um documento que defendia e propagandeava as ideias desse grupo, como o combate a centralização do poder defendendo uma federalização do governo.
III. Suas ideias iam ao encontro  de uma modernização da política nacional, e são essas ideias que convencem a camada de intelectuais e das cidades a aderirem ao movimento.
IV. O Partido Republicano e o próprio movimento republicano, tem origem na aristocracia cafeeira de São Paulo, isso se explica porque, esse setor da sociedade havia alcançado um grande poder econômico, mas nãotinha em suas mãos uma participação política que lhe desse a hegemonia em relação às outras elites agrárias, escravistas e arcaicas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.  Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas. 
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos de política estamos falando de disputa pelo poder, e como não podia ser diferente, esse processo envolve conflitos entre os diversos setores da sociedade, porém no caso brasileiro a política institucionalizada exclui boa parte da população, concentrando os poderes na mão de uma pequena elite agrária. 
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com (V) para verdadeiro e (F)  para falso:
(  ) Uma das características do segundo reinado é a disputa política entre as elites agrícolas brasileiras, divididos em dois partidos, o Partido dos Trabalhadores e o Partido Socialista.
(  ) A disputa entre os dois partidos era acirrada e incômoda, principalmente ao imperador Pedro II. Assim, diante de uma situação nada prática Dom Pedro II mediou, muitas vezes de forma impositiva e autoritária, uma espécie de acordo entre esses dois agrupamentos, o que ficou conhecido como Parlamentarismo às Avessas, na medida em que intentou se construir um parlamentarismo no Brasil, mas muito distinto daquele que existia na Inglaterra.
(  ) No Brasil do Segundo Reinado, o poder moderador ainda existia e era muito forte, mesmo com a figura de uma espécie de primeiro-ministro, Presidente do Conselho dos Ministros, cargo criado em 1847, Dom Pedro II intervia nas decisões do legislativo, sempre que lhe era conveniente.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. F, F, V.
b. F, V, F.
c. V, F, F.
d. V, V, F.
e. F, V, V. 
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Não é possível compreender a Independência do Brasil somente com fatos e eventos internos é preciso relacionar a nossa independente com eventos que aconteceram na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina.  
 
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. A Independência do Brasil acontece no mesmo contexto dos processos de Independência dos países da América Latina, principalmente da América espanhola e todos esses são antecedidos pela Independência dos Estados Unidos em 1776.
Assim,
II. Estes eventos de muitas maneiras influenciaram e contribuíram para o processo de construção do Estado brasileiro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
O maior conflito externo em que o Brasil se envolveu, conhecido como a guerra do Paraguai, está relacionado às políticas externas de nosso país durante o segundo reinado. O que aqui no Brasil chamamos de guerra do Paraguai ficou conhecida, no Uruguai, Argentina, e no próprio Paraguai como Guerra da Tríplice Aliança.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo quanto a esse conflito:
I. A historiografia paraguaia usou o nome “Guerra do Paraguai” para reforçar o estereótipo e a imagem negativa do país vizinho em relação ao continente sul-americano, e reforçar a ideia no interior do Brasil de que a guerra aconteceu por culpa dos paraguaios.
II. No Paraguai, a historiografia ressalta a culpa do Brasil neste processo, de como o Paraguai foi vítima do imperialismo brasileiro e que a culpa da pobreza, da desigualdade econômica e subdesenvolvimento paraguaio é responsabilidade única do Brasil.
III. Na visão dos paraguaios, Solano López foi um grande herói, na visão senso comum brasileira o líder paraguaio foi o grande vilão da história.
IV. Do lado paraguaio quem mais sofreu com o conflito foram as mulheres, as crianças e a população mais pobre. Do lado brasileiro quem sofreu foram os escravos, que estavam à frente da batalha, morreram e lutaram pelo Brasil com a promessa de que se retornassem vivos da guerra teriam a sua liberdade assegurada, mas foram traídos pelo governo brasileiro que os mantiveram escravizados.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas. 
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
A frase “como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico”, nunca foi dita por Dom Pedro, Ela Foi publicada no jornal um dia após o dia 9 de janeiro, que ficou conhecido como o Dia do Fico. 
Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto a este contexto histórico:
I. Independente da fala reproduzir erroneamente, e depois corrigida no periódico diário do Rio de Janeiro, a decisão de Dom Pedro de permanecer no Brasil simbolizou para as elites locais e para a burguesia portuguesa, que estávamos muito longe da Independência do Brasil.
II. De janeiro a setembro de 1822 o que vimos no Brasil foi um processo intenso de pressão portuguesa para a permanência de Dom Pedro no Brasil e de Portugal à condição de colônia.
III. Existe uma pressão muito grande sobre Dom Pedro, a partir do Dia do Fico, para que este organizasse uma assembleia constituinte para elaboração de uma Constituição interna do Brasil.
IV. Nesse processo, destaca-se  José Bonifácio, patrono da independência, é ele quem lidera o processo de construção desta Constituição.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas III e IV estão corretas. 
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.
Questão 11
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Um desses exemplos de interferência inglesa nas políticas internas portuguesas e brasileiras, está relacionada ao fim do tráfico de escravos que tanto desejava o Império britânico. Na Inglaterra desde o final do século XIX já existia uma luta abolicionista e anti-tráfico de escravos.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com (V)para verdadeiro e (F) para falso:
(  ) O processo interno inglês contra o tráfico de escravos, fez com que dom João assinasse junto com o Tratado de Navegação e Comércio, o Tratado de Aliança e Amizade.
(  ) Um dos pontos do Tratado de Força e Inimizade comprometem dom João a limitar o tráfico de escravos e aos poucos acabando permanentemente com o tráfico de escravos.  
(  ) Em 2005, com o fim das guerras napoleônicas, no Congresso de Lisboa, dom João se compromete mais uma vez acabar com o tráfico de escravos, nesse caso com tráfico de escravos ao sul da linha do Equador.
(  ) Para as elites brasileiras, era impossível naquele momento, pensar uma sociedade sem escravidão.  
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. V, V, F, F.
b. V, V, V, V.
c. F, F, V, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, F, V. 
Questão 12
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Um dos primeiros movimentos que Dom Pedro teve que fazer após ser coroado com o primeiro imperador do Brasil foi conter os movimentos que se contrapunham à Independência do país. Alguns historiadores classificam esse período como guerras de Independência.
Diante este cenário, analise as afirmativas abaixo:
I. A Independência do Brasil ocorreu de maneira pacífica e moderada;
II. Ao longo da história brasileira muitos conflitos foram registrados e confirmam as análises sociológicas e históricas que desmentemo mito do brasileiro como povo pacífico e acomodado.
III. Um dos conflitos mais importantes da luta pela Independência aconteceu no Paraná, onde as tropas portuguesas resistiram durante bastante tempo à Independência do Brasil.
IV. Outro conflito importante no processo das guerras de Independência do Brasil acontece no interior do Piauí, no conflito conhecido como Batalha do Jenipapo.  
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas. 
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Por conta da colonização, analisar alguns eventos da História europeia e portuguesa é fundamental para compreendermos algumas direções da nossa História. Sem nos esquecer, evidentemente, do que está acontecendo internamente no Brasil nesse período.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(  )  A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo serão determinantes para o processo de independência e formação do nosso Estado Brasileiro.
(  ) A Revolução Industrial fez da Inglaterra uma superpotência mundial. E para atender seus interesses ela foi além de suas fronteiras. Um desses limites se deu com Portugal e com o Brasil. Este último despertava os interesses ingleses, por ser um mercado interessantíssimo para a produção de algodão, tabaco e, no século XIX, a produção de café.
(  ) A essência da formação do Brasil ocorre como uma maneira de fornecimento de mão de obra, tecnologias e ouro para outros países, principalmente para os países europeus.
(  ) O "Tratado de Panos e Vinhos” ou o Tratado de Methuen de 1703, que comprometeu a economia portuguesa e o ouro brasileiro e foi fundamental para financiar a Revolução Industrial.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. F, F, V, F.
b. V, V, F, V. 
c. F, F, V, V.
d. V, V, F, F.
e. F, V, V, F.
Questão 14
Correto
Atingiu 0,68 de 0,68
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos de direitos políticos e sociais desse período, temos que lembrar que no período imperial a Constituição brasileira era muito desigual, uma das evidências disso foi a manutenção da escravatura. Para além disso ainda mantinha uma hierarquia censitária, onde os homens que não pertenciam às elites viviam sempre em permanente fragilidade social, que permitiu o processo de clientelismo nas relações entre os fazendeiros e a população mais pobre. (DOLHNIKOFF, 2017).
Assim, para participar do processo político eleitoral no Brasil, segundo a constituição de 1824, era necessário:
I. Possuir uma renda mínima anual de 100 mil réis, que segundo alguns historiadores, não era impossível para um trabalhador livre ou pequeno produtor, mas isso não permitia que esses indivíduos pudessem se tornar representantes de suas classes.
II. Para ser eleito Senador era necessário possuir uma renda anual de 400 mil réis.
III. Para ser eleito Deputado era necessário possuir uma renda anual de 400 mil réis.
IV. Para ser eleitor da província, fazia-se necessário possuir uma renda anual de 200 mil réis.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas. 
e. Apenas II e III estão corretas.
Questão 15
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Em 1848, assume no Brasil um novo Ministério, liderado pelos conservadores, este Ministério nomeia o angolano, Eusébio de Queiroz, casado com uma herdeira de uma família influente do Rio de Janeiro, para ministro da justiça, e é dele que surge a lei que proíbe o tráfico de escravos no Brasil em 1850.
Assim sendo, quanto a este cenário, analise as afirmativas abaixo:
I. A lei Eusébio de Queiroz é a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.
II. A lei Bill Aberdeen, de1845, foi a primeira lei que de fato dá um passo importante para o fim da escravidão no Brasil.
III. Em 1871 no Brasil é sancionada a Lei nº 2.040, denominada Lei do Ventre Livre, que concede liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir da data da promulgação da lei, mas os mantém sob a tutela dos seus senhores até atingirem 21 anos.
IV. Em 1885 no Brasil, o deputado Pádua Fleury (GO) apresentou proposição sobre a extinção gradual do elemento servil.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Apenas I, II e III estão corretas. 
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Pular <span id="mod_quiz_navblock_title">Navegação do questionário</span>
NAVEGAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
QUESTÃO1ESTA PÁGINAQUESTÃO2ESTA PÁGINAQUESTÃO3ESTA PÁGINAQUESTÃO4ESTA PÁGINAQUESTÃO5ESTA PÁGINAQUESTÃO6ESTA PÁGINAQUESTÃO7ESTA PÁGINAQUESTÃO8ESTA PÁGINAQUESTÃO9ESTA PÁGINAQUESTÃO10ESTA PÁGINAQUESTÃO11ESTA PÁGINAQUESTÃO12ESTA PÁGINAQUESTÃO13ESTA PÁGINAQUESTÃO14ESTA PÁGINAQUESTÃO15ESTA PÁGINA
Mostrar uma página por vezTerminar revisão
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO UNICV-R2
Participantes
Notas
💚 SEJA BEM-VINDO(A)!
📕 APOSTILA
💻 VÍDEOS DA DISCIPLINA
📋 AVALIAÇÃO ON-LINE
Painel
Página inicial do site
Calendário
Arquivos privados
Meus cursos
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II UNICV-R2
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I UNICV-R2
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO UNICV-R2
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO UNICV-R2
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA UNICV-R2
HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA UNICV-R2
História do Brasil Colonial UNICV-R2
História Moderna UNICV-R2
HISTÓRIA MEDIEVAL UNICV-R2
Você acessou como Wandra Sodré Gali de Souza (Sair)
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO UNICV-R2
Mudar para o tema padrão
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial