Buscar

Pratica de ensino educação infantil - U1

Prévia do material em texto

NOME
	JULIANA DE CASSIA FRANCO NEME STEPHANI
	RGM
	33673543
	CURSO
	PEDAGOGIA
	POLO
	MOGI DAS CRUZES
PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA - UNIDADE 1
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil
Os estágios na educação infantil combinam teoria e prática e visam dar aos professores a oportunidade de adquirir experiência em sala de aula, interagir e se desenvolver profissionalmente. Durante o estágio, os professores refletem sobre a sua prática e preparação, tomam contacto com a realidade profissional e partilham as suas experiências com todo o corpo docente da escola. 4.444 Segundo Rocha (2001), os cursos de pedagogia preparam os alunos para três modalidades de ensino: creche, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Não deve contradizer uma cultura de ludicidade e defende uma educação centrada na criança.
``Na ausência de sala de aula e de conteúdos escolares, a educação em creches e jardins de infância exigiria formatos alternativos, pedagogias alternativas (pedagogia da escola primária e” (FARIA, 2011, p. 14). Por meio dos estágios, os futuros professores vivenciam a totalidade e a amplitude da escola não mais como alunos, mas como professores, e adquirem novas práticas que aliam o conhecimento acadêmico e a prática profissional por meio das situações que vivenciam.
Na verdade, os primeiros momentos do estágio são para observar as crianças e o ambiente e adaptar-se à atividade atual para que o futuro professor se sinta bem-vindo e possa absorver todos os conhecimentos relacionados à atuação. Segundo Infantino (2013), os alunos são incentivados a realizar um trabalho de observação contínua, o que é entendido como uma forma de trabalhar durante o estágio.
Portanto, além da experimentação, também é importante documentar todo o processo para adquirir conhecimento. Isso mostra que além da importância da experiência de estágio, observações do cotidiano, registros (como anotações) e reflexões também estão resumidos no relatório de estágio.
Referências
Estágio e docência na educação infantil: questões teóricas e práticas. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/684/68462591002/68462591002.pdf. Acesso em: 24. ago. 2022.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Apresentação. In: GEPEDISC – Culturas Infantis (Org.) Culturas infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011, p. 13-17.
INFANTINO, Agnese. Estágio e formação na prática pedagógica em creches públicas italianas. Olhares, Guarulhos, SP. v. 1, n. 1, p. 7-39, maio 2013.
ROCHA, Eloísa Acires Candal. A Pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação - Anped, São Paulo, n. 16, p. 27-34, jan./abr. 2001.