Buscar

Prática de Ensino na Educação Infantil U2

Prévia do material em texto

NOME
	Juliana de Cássia Franco Neme Stephani
	RGM
	33673543
	CURSO
	Pedagogia
	POLO
	Mogi das Cruzes
PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE2
Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, início do processo educacional, é de extrema importância que o professor desenvolva uma rotina planejada junto a equipe pedagógica, considerando as necessidades e limitações dos alunos, propor situações de aprendizagem a fim de promover um desenvolvimento pleno e contínuo.
É necessário o professor sugerir atividades interativas e lúdicas que promovam a interação de forma prazerosa durante sua realização, dessa forma as crianças aprendem brincando com músicas, contação de histórias e brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, traçar objetivos e metas se torna indispensável no planejamento para o trabalho ser concretizado, deve se levar em conta, situações que possam vir a acontecer diariamente, decisões que devam ser tomadas , para oferecer assim uma educação infantil de qualidade.
O brincar faz parte do dia a dia das crianças, e o educar pode ser introduzido nos momentos do cuidar, utilizando os momentos de interação entre professor e aluno, na hora do banho, ensinando as partes do corpo com músicas, nas refeições explicando a necessidade das vitaminas, fazendo uma intervenção com estímulos sonoros, visuais e motores, que fomentam a criatividade, agilidade, concentração e raciocínio e contribuem para construção da identidade da criança que durante a brincadeira está aprendendo e sendo cuidadosamente assistida e avaliada pelo professor.
Segundo Bassedas, Huguet e Sole (1999)“ […] a palavra " rotina" tem, no seu sentido habitual, um caráter pejorativo, porque nos faz pensar em conduta mecânica. Já falamos anteriormente sobre a importância dessas atividades do ponto de vista do desenvolvimento. Trata-se de situações de interação, importantíssimas, entre a pessoa adulta e a criança, em que a criança parte de uma dependência total, evoluindo progressivamente a uma autonomia que lhe é muito necessária” (BASSEDAS, HUGUET e SOLE, 1999, p.2).
Dessa forma, o educador obterá experiências diversificadas, valorizando sua autonomia, com as várias metodologias, recursos e materiais diversificados a fim de enriquecer seu conhecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASSEDAS, E; HUGUET, T; SOLÉ, I. (1999) Aprender e ensinar na educação infantil . Porto Alegre: ARTMED.