Buscar

Importância do Diário Miccional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE RITTER DOS REIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
LUANA INÁCIO VIEGAS
DIÁRIO MICCIONAL
PORTO ALEGRE
2024
 Um diário miccional é uma tabela que serve para registrar os hábitos urinários ao longo do dia, normalmente inclui informações como os horários de micção, quantidade de líquido ingerido, frequência de micção e se houve urgência de micção associada. Este registro pode ser útil para identificar anormalidades que necessitem de intervenções médicas e ajustes necessários na ingestão de líquidos.
 Uma pessoa adulta deve eliminar de 800 ml a 2 litros de urina por dia de acordo com sua ingestão de líquidos e a sua funcionalidade do sistema renal. E o recomendado de ingestão de líquidos é entre 2 litros a 3 litros diários. De acordo com os padrões esperados para uma pessoa saudável e as anotações do paciente com o diário miccional, é importante comparar os dados para saber se o indivíduo está nos padrões do que é determinado.
 Este trabalho vai apresentar registro da rotina das anotações referente ao controle de ingestão de líquidos e número de micções de dois dias, não consecutivos, realizados em um dia de trabalho e um dia de folga nas datas 20/05/2024 e 08/06/2024. Foi realizado o monitoramento de vezes em que foi realizado micções, se houve ou não urgência urinária e quantos mililitros de quaisquer líquidos ingeridos durante o processo. 
 Durante o processo de preenchimento houve dificuldades, como esquecer de anotar os dados na tabela e ter que refazer em outro dia e dúvidas a respeito da execução do diário, referente aos dados dos tipos de ingestão hídrica, havendo dificuldade em mensurar os líquidos ingeridos por estar em lugares que não tinha como saber se tal recipiente que estava usando teria o volume exato no interior e alguns alimentos que na sua composição apresentam uma certa quantidade de líquido, como o chuchu, que foi ingerido durante a atividade. Percebi que havia mais fontes de líquidos em outros alimentos e nunca parei para pensar sobre tal assunto.
 No dia que foi ingerido líquidos no total de 2000 ml comparado com outro dia em que ingeri 2250 ml ocorreu em que tive menos tempo de tomar um café devido ter passado o dia fora de casa. Mas em contrapartida, no dia em que estava em casa ingeri menos água do que quando estava no trabalho, pois sendo final de semana e estar de folga havia outros tipos de líquidos e consequentemente sendo substitutos da água. No quesito das micções, observei que fui ao banheiro na mesma quantidade de vezes, precisando levantar durante a noite para fazer xixi. E a quantidade de líquido ingerido não influenciou nas vezes em que foi necessário urinar, mas houve diferença na média de volume da micção, em que no dia que houve maior ingestão de líquidos, como consequência houve maior volume médio urinado.
 Neste estudo identifiquei pontos em que devo prestar mais atenção, como tomar mais água, pois tomava outros líquidos como substitutos sem perceber, e também que fui mais vezes urinar do que é apontado em estudos. O que me fez pensar no que estava falhando e o que mudar para melhorar. Foi observado que o diário miccional é de grande importância para possibilitar uma avaliação mais precisa, como também nas futuras intervenções para com o paciente, possibilitando um melhor tratamento, caso seja preciso uma intervenção para melhorar os hábitos. 
 No decorrer da elaboração desse diário observei que é muito importante, pois nos permite fazer auto avaliação através dos resultados, identificando alterações na micção e na quantidade de líquidos ingeridos durante o preenchimento do diário. Portanto, o diário miccional me oportunizou uma grande experiência, tanto na área pessoal quanto profissional, onde através deste obtive uma maior compreensão da rotina de pacientes que irão utilizar esse mecanismo de avaliação. 
image1.tmp

Mais conteúdos dessa disciplina