Buscar

A importância dos dispositivos de rastreamento no transporte

Prévia do material em texto

A importância dos dispositivos de rastreamento no transporte.
O mercado de rastreamento veicular tem sido uma das fatias da cadeia de suprimentos que tem apresentado uma contribuição cada vez mais relevante, com tecnologias que ajudam na expansão dos controles, pois tem forte impacto no aumento da produção desta citada cadeia. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado de veículos registrou um aumento de 25,2%, chegando a 2,7 milhões em unidades movimentadas, e apenas 2,3 milhões deste total possuem sistema de monitoramento e rastreamento, o que ainda demonstra uma fatia muito grande a ser explorada.
E em se tratando de processos logísticos, o rastreamento vai um pouco além de receitas e números de veículos circulando, já que a sua eficiência é pautada na hora de realizar a gestão da frota a distância, redução de custos com manutenção ou em pautar falhas operacionais, capaz de auxiliar em soluções rápidas e pontuais. Além dos problemas de gestão de frotas, os autos índices de roubos de cargas e veículos nas estradas brasileiras é outro fator que torna o rastreamento fundamental, pois pode proporcionar benefícios para o gestor e para o motorista. 
Por fim, o autor ressalta que esta tecnologia é uma realidade já existente e que não tem volta em sua aplicabilidade, pois comprovadamente tem contribuído para a produtividade logística, e que a recusa em sua utilização pode trazer prejuízos financeiros e até mesmo ocasionar o descrédito junto a clientes e fornecedores.
Aluno: Jadson nunes Santana
Curso: logistica EAD
Matrícula: 01595020

Mais conteúdos dessa disciplina