Buscar

fundamentos economia Slide 05 - Unidade 03 2024 1

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E MERCADO
Profa. Ma. Claudia Sampaio Freire de Souza
1
UNIDADE 03
Parte 2
Profa. Ma. Claudia Sampaio Freire de Souza
2
MONOPÓLIO E CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA
Monopólio: apenas uma empresa. 
Concorrência monopolística: muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos.
3
MONOPÓLIO
	É uma estrutura no mercado em que o bem alvo da transação é oferecido por uma única empresa que domina totalmente o mercado sem concorrentes. 
	Sem a regulação de mercado, o monopólio permite que a empresa sozinha determine o preço do bem. Em casos em que a regulação é feita pelo governo, medidas de contenção são criadas para a regulação de preços e, mesmo, da oferta. De qualquer maneira, regulada ou não, os lucros são obtidos somente pela detentora do monopólio.
	O fato de não haver concorrentes leva esse tipo de empresa a obter o poder total sobre a quantidade a ser ofertada e o nível de preços a ser praticado, com o intuito de maximizar a lucratividade, os empresários decidem ofertar uma quantidade menor a preços mais elevados. O consumidor não tem alternativas. Ele precisa adquirir o bem nas condições definidas pela empresa. 
4
	Numa estrutura monopolista, a entrada ou a saída das empresas do mercado não são livres. Existem barreiras tanto à entrada quanto à saída. Alguns setores em que essas questões são maiores e outros em que são menores. Quanto mais elevadas forem essas barreiras, menos competitiva será a estrutura de mercado, como é o caso do monopólio em determinado segmento. 
5
6
	 O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. 
	
7
	 A existência de monopólios, são barreiras que impedem a entrada de novas firmas no mercado dentre as seguintes condições:
 Monopólio puro ou natural: exige elevado volume de capital; 
 Patentes: enquanto a patente não cai em domínio público, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem; 
 Controle de matérias-primas básicas: por exemplo, o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio. 
Existem ainda:
 Monopólio institucional ou estatal em setores considerados estratégicos ou de segurança nacional; 
8
	Dada a existência de barreiras à entrada de novas empresas, os lucros extraordinários devem persistir também no longo prazo em mercados monopolizados, diferentemente do que ocorre em concorrência perfeita, quando no longo prazo só existirão lucros normais.
DIFICULDADES QUE UMA EMPRESA TEM EM SAIR DO MERCADO 
	É possível que se tenha um conjunto de barreiras de tal modo que o industrial opte em não atuar nela. 
As principais são:
 Ativos especializados, que apresentam baixo valor de liquidação ou elevados custos ao se realizar a conversão ou transferência;
 Elevados custos de saída;
 A possibilidade de prejudicar a imagem de parceiros de negócio;
9
 Restrições impostas pelo governo;
 Acesso ao mercado de capitais, em que pode haver aplicações com prazo de maturidade posteriores à data de encerramento;
Obrigações contratuais. 
Por exemplo: o período contratado pelo aluguel do estabelecimento, ou de contratação dos produtos de determinado fornecedor, em quantidade e/ou prazo definido; 
Barreiras emocionais. 
Por exemplo: a necessidade versus o orgulho de ter de encerrar as atividades.
10
11
	É uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio.
	 É um modelo de competição que se caracteriza pela quantidade de empresas que disputam um mesmo mercado com produtos e serviços que são semelhantes, mas não exatamente substitutos.
 
 
CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA 
12
CARACTERÍSTICAS:
 Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem, seja pela prestação de serviços complementares (pós-venda); 
 Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.
	
	Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço do produto, embora o mercado seja competitivo. Como em concorrência perfeita, não há barreiras ao acesso de empresas no mercado. Assim, lucros extraordinários a curto prazo atrairão novas empresas, e, a longo prazo, só existirão lucros normais. 
IDEIA BÁSICA 
 As firmas em concorrência monopolística produzem produtos parecidos, substitutos mas não idênticos;
 Há uma diferenciação de produto: quanto mais bem sucedida, mais poder de monopólio terá (menos elástica será a curva de demanda encarada);
 Essa indústria tem elementos de competição e de monopólio. 
 Competição: as empresas tem que “lutar” pelos seus clientes; há livre entrada; 
 Monopólio: cada empresa se depara com uma curva de demanda negativamente inclinada.
 Essa estrutura descreve a maior parte das indústrias, sua análise vai depender das características específicas de cada indústria.
13
	Na medida em que mais empresas entram nessa indústria, esperando obter lucro, o equilíbrio precisará satisfazer as seguintes condições: 
 Cada empresa vende uma combinação de preço e quantidade sobre sua curva de demanda;
 Cada empresa maximiza seus lucros, dada a curva de demanda com a qual se depara; 
 A entrada força os lucros para zero. 
 Curva de demanda e de custo médio deverão ser tangentes.
14
Concorrência monopolística – mercado de sandálias. 
Apresentam produtos que são muitos similares, e que desempenham a sua função de forma quase que igual. No entanto, existe diferenciação nos produtos, principalmente acerca da imagem das marcas dos calçados. Justamente por esta diferenciação é que os produtos são negociados a preços diferentes. A marca Havaianas costuma ser negociada a um preço acima dos seus concorrentes, este produto é colocado como superior sobre os seus concorrentes, mas nem sempre os consumidores estão dispostos a pagar qualquer preço por uma sandália Havaianas. É de se imaginar que, se a sandália desta marca custar muito acima dos seus concorrentes, os consumidores irão optar por marcas mais baratas.
15
	Monopólio (apenas uma empresa) X Concorrência monopolística (muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos). 
16
MONOPÓLIO VERSUS CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA
	O monopólio pertence a uma estrutura de concorrência imperfeita. Suas características se diferem significativamente das da concorrência monopolista tanto em relação ao poder de mercado, como formação de preços e grau de influência do consumidor. 
As barreiras à entrada e à saída de mercado são elevadas para os monopólios.
O elevado poder de mercado ao controlar a oferta total de determinado produto. 
 A quantidade ofertada, que pode ser menor do que se fosse em uma estrutura de mercado com mais competidores. Isso permite um controle total sobre os custos e preços, maximizando a lucratividade. 
 A possibilidade de adquirir patente sobre algum produto ou até mesmo sobre algum processo de produção. 
 A exclusividade de exploração de um mercado, concedida pelo governo. 
17
	A concorrência monopolística é uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio.
	A competição monopolista ocorre quando uma empresa possui um produto, mas que, ao mesmo tempo, concorre com uma companhia que oferece outro similar. Porém, apesar de serem parecidos, esses itens não são iguais. Além disso, essas empresas competem em um mesmo setor de mercado e, na maioria das vezes, possuem boa partedo market share – que é a porcentagem do quanto uma firma domina seu ramo de atuação. 
18
19
	MONOPÓLIO	CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
	Apenas um produtor	Vários produtores
	Muitos compradores	Muitos compradores
	Poder total na formação de preços	Algum poder na formação de preços
	Definição de preços é livre	Definição de preços depende do grau de diferenciação do produto
	Produto único no mercado	Existência de produtos substitutos próximos 
	Elevadas barreiras à entrada	Baixas barreiras à entrada
	Altas barreiras à saída	Pequenas barreiras à saída
	PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
	As estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 características: o número de empresas; tipo do produto e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas.
	Em um mercado de concorrência monopolística, o cenário é mais eficiente do que um contexto de monopólio, onde, o mercado é mais dinâmico, eficiente e inovador. É importante ressaltar que apesar de mais eficiente que o monopolista, a concorrência monopolística ainda assim é menos eficiente que a concorrência perfeita.
	Importante saber que a legislação comercial brasileira proíbe a criação de monopólios e práticas monopolistas nos diversos setores da economia. Existem dispositivos legais para evitar o domínio de uma empresa sobre a comercialização de um determinado produto ou serviço.
20
VISÃO GERAL
21
Princípios Econômicos Fundamentais
Por hoje é só.
Agora é hora do descanso.
Excelente semana!!
23
image3.jpeg
image4.png
image5.png
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.jpeg
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image2.png
image25.jpeg
image26.jpeg
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina