Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Procedimentos para elaboração do TD
Partindo da citação de Maria Paulínia de Assis no artigo Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem, tecnologia e educação, desenvolva um texto dissertativo de no máximo três páginas e aponte:  
1 - Leia o artigo e cite os principais resultados dos dados encontrados na pesquisa.  
2 – Sempre de acordo com o artigo citado, identifique qual a discussão final proposta.  
3 – Aponte como esta discussão se manifesta no dia a dia da educação brasileira.  
 A citação de Maria Paulínia de Assis, no artigo, sugere o estudo para a criação de Ambientes Digitais de Aprendizagem, com base no compartilhamento de métodos, estratégias e recursos de ensino, “desenvolvem suas atividades de ensino, baseando-se em suas próprias experiências e nas de seus colegas”, o que de certa forma, já se fazia de maneira informal e sem um ambiente desenvolvido para isso. Uma troca, onde o resultado da criação desse ambiente seria o “produto”, inovando e trazendo o conceito de learning design, produto esse que seria resultado do conjunto de atividades de ensino e aprendizagem, relatando todo o processo do planejamento.
 Relata também o resumo da pesquisa realizada no Reino Unido, “na qual se investigou o interesse a disponibilidade de professores em compartilhar métodos, técnica, recursos didáticos, etc., com colegas utilizando ferramentas de colaboração para a prática pedagógica”, com o objetivo de saber sobre a aceitação de professores de Ensino Superior a utilizar a criação, nesse caso a ferramenta utilizada para possibilitar o compartilhamento, comparação e discussão, foi a LDSE (Learnig Design Support Environment), entre pares, compartilhando o que deu certo e o que deu errado, refletindo e aperfeiçoando, com seis pesquisadores convidados. A pesquisa demonstrou que o registro documentado por eles na elaboração, das suas TIC, raramente existia, o que precisava ser revisto para que houvesse registro dos processos informativos, registro esse feito em uma linguagem que facilita o acesso e a recuperação para que posteriormente possa sofrer modificações.
 “Os resultados dos dados foram classificados em seis categorias:1) o processo de planeja o ensino, 2) o foco na aprendizagem, 3) o compartilhamento de learning design, 4) o uso de TIC para ensina, 5) a predisposição do professor em utilizar LDSE, 6) os problemas com o uso do LDSE”.
 Outra observação destacada, foi a necessidade de mudanças em relação a tecnologia, fazendo com que a pedagogia ativa, passe a fazer mais sentido, tornando o aluno protagonista e o professor o facilitador, atingindo a inovação.
 A maioria deles se mostrou dispostos a utilizar uma ferramenta digital, para auxiliar em seus planejamentos e favorável a LDSE, porém foi verificado uma preocupação em relação ao tempo destinado a usar as novas tecnologias
 Sendo assim, o Learning desing dá o apoio para que o professor planeje, desenvolva e avalie as atividades de ensino de forma compartilhada, utilizando de tecnologias digitais, formando um ambiente com infraestrutura, facilitando o desenvolvimento da prática pedagógica, “assim possibilita ao professor articular princípios de aprendizagem aos processos de elaboração de suas atividades”.
 “Silva (2001, p. 37) corrobora com esta assertiva quando afirma que[...] o impacto das transformações de nosso tempo obriga a sociedade, e mais especificamente os educadores, a repensarem a escola, a repensarem a sua temporalidade. E continua. Vale dizer que precisamos estar atentos para a urgência do tempo e reconhecer que a expansão das vias do saber não obedece mais a lógica vetorial. É necessário pensarmos a educação como um caleidoscópio, e perceber as múltiplas possibilidades que ela pode nos apresentar, os diversos olhares que ela impõe, sem, contudo, submetê-la à tirania do efêmero”. Tema 1, unidade 2 da disciplina.
 “o learnig desing pode ser assim considerado um sistema de registro de atividades de aprendizagem, desde a sua concepção até a avaliação final, sendo que esse registro pode ser feito por meio dos mais diversos instrumentos e recursos, desde lápis e papel, com descrição em texto ou gráficos, usando-se programas computacionais, aplicativos e interfaces comuns, utilizados para outras tarefas, tais como processadores de textos, editores de apresentação, ambientes virtuais de aprendizagem” segundo Koper (2006).
 Expectativa da Autor da Tese: “Espero, que o resultado desta pesquisa traga contribuições para a pesquisa aplicada ao campo da educação, especialmente à formação de educadores do Ensino Superior que se interessam pela integração das TIC à suas práticas pedagógicas. Espero também que o desenvolvimento pessoal e profissional que tive com esta experiência seja fator facilitados de novas oportunidades de trabalho em pesquisa e educação” 
 Trazendo o assunto para realidade no Brasil, o destaque vai para educação a distância, especificamente a EAD, que tem sido oferecida em Ambientes Virtuais de Aprendizagem(AVA) onde utiliza-se várias ferramentas tecnológicas para atender as necessidade de quem busca a qualificação na educação a distância, o destaque nessa modalidade é que o aluno tenha comprometimento, e apoio por parte do professor, cabendo a instituição de ensino, se seus membros, encontrar formas para que o aprendizado tenha qualidade. A EAD possou a contar com a legislação em 1996, com o Surgimento da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, com a validade dos Diplomas das Unidade que já desenvolviam esse trabalho. “9.394/1996 estabeleceu as diretrizes e bases para a EAD e foi regulamentada pelo Decreto nº 5.622/2005, que definiu EAD como: A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” Tema 1, unidade 1 da disciplina.
 O método EAD consegue alcançar alunos que não poderiam estudar de forma presencial, porém é um desafio para as instituições, que contam com o uso as inovações as mídias e softwares para auxiliarem.
 Com o aumento e o desenvolvimento da tecnologia, é impossível pensar em qualificação, treinamento e educação sem buscar o esse tipo de modalidade, além da economia de tempo e dinheiro, a flexibilidade das atividades, torna o alcance mais acessível, transformando realidades, principalmente no que diz respeito a educação.
Referências:
Fonte: ASSIS, Maria Paulina de et  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem (Links para um site externo.). Psicol. educ. [online]. 2017, n.44, pp. 47-56. ISSN 1414-6975.   
https://www.filadelfia.com.br/conheca-evolucao-e-importancia-da-educacao-distancia-ead/

Mais conteúdos dessa disciplina