Buscar

Empreendedorismo 3 -ma

Prévia do material em texto

1 - Quando se lê sobre empreendedorismo e empreendedores, bem como as características e os comportamentos que eles tendem a replicar, tem-se a impressão que já se sabe como vão proceder em determinada situação, principalmente, naquelas situações de crise. No entanto, em alguns casos, os empreendedores podem não ter os recursos financeiros, materiais ou mão de obra para executarem o que querem da forma que pensaram. Analise a seguinte frase: os empreendedores sempre destrincham os problemas para que possam visualizar de forma mais clara o resultado e se concentrar em meios para alcançá-lo, ou seja, com isso, essa atitude é algo que não muda no comportamento do empreendedor, ele sempre age dessa forma. Essa informação é realmente algo imutável? Por quê?
Não é algo imutável, pois nem sempre os empreendedores agem assim. A professora Sara Sarasvathy apresenta outra visão. Os empeendedores fazem uso do que possuem e escolherm os resultados.
2 - Kotler e Keller (2013) tratam do empreendedorismo e do marketing afirmando que as organizações passam por três etapas baseadas nas práticas de marketing: 1) marketing empreendedor; 2) marketing profissionalizado; 3) marketing burocrático. Disserte sobre as características do marketing empreendedor.
FONTE: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013.
 
Quando o empreendedor identifica uma oportunidade, ele inicia o seu negócio, vendendo produtos ou serviços. Ele age instintivamente e realiza o marketing informal, com base no conhecimento e experiência. Na maioria das vezes o negócio é pequeno.
	O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) consideram microempresa aquela que emprega até nove pessoas no ramo de atividade de comércio e serviços e até dezenove pessoas na indústria. A pequena empresa emprega de dez a quarenta e nove pessoas no comércio e serviços e de vinte a noventa e nove pessoas na indústria. Sobre as principais leis que dizem respeito às micro e pequenas empresas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Decreto nº 3.474, de 2000, regulamenta a Lei nº 9.841, de 1999, que institui o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
( ) Lei nº 9.841, de 1999, Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, regulamenta o tratamento para as micro e pequenas empresas.
( ) Lei nº 9.317, de 1996, Lei do Simples Federal, tratamento fiscal concedido às micro e pequenas empresas.
( ) Microempresa é um conceito criado pela Lei nº 7.256/84.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) V - V - F - V.
C) V - V - V - V.
D) F - F - V - V.
2 - Ao longo do tempo, houve uma grande evolução do conceito de empreendedorismo. Muitos autores trazem abordagens que o complementam ou mesmo se contrapõem. Sobre essa evolução, no que se refere aos principais autores e sua tendência quanto à abordagem de empreendedorismo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Knight.
II- Schumpeter.
III- McClelland.
IV- Hannan e Freeman.
V- Shane e Venkataramann.
( ) Inovação.
( ) Lucro.
( ) Motivação e perfil psicológico.
( ) Nascimento e morte de empresas/competição.
( ) Explorar oportunidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III - IV - V.
B) II - III - I - IV - V.
C) III - IV - V - II - I.
D) I - II - IV - V - III.
3 - O empreendedor é uma pessoa que deve possuir uma ampla rede de relacionamentos e saber onde buscar auxílio quando encontra alguma dificuldade. Para isso, estão a sua disposição diversas entidades que podem prestar assessoria para o seu negócio. Sobre as assessorias para empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I- As assessorias jurídica e contábil são exclusivas para empresas de médio e grande porte, e somente são utilizadas na elaboração do Plano de Negócio.
II- O Sebrae é uma entidade que presta consultoria a micro e pequenos empresários.
III- As incubadoras estimulam o empreendedorismo através de suporte técnico, gerencial, capacitação e facilidades para acesso a novas tecnologias.
IV- Endeavor é um instituto internacional sem fins lucrativos que dá suporte ao empreendedorismo em países em desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
4 - Segundo Dolabela (2007), uma oportunidade pode surgir quando o empreendedor identifica desejos e necessidades não atendidas. Existem outros aspectos que o empreendedor deve avaliar quando encontra uma oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O empreendedor deve verificar qual mercado esta oportunidade atenderá.
( ) O empreendedor deve avaliar qual retorno econômico esta oportunidade proporcionará.
( ) O empreendedor deve avaliar quais as vantagens competitivas que esta oportunidade proporcionará.
( ) O empreendedor deve ter uma grande quantidade de ideias, assim terá mais chances de encontrar uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
A) V - F - F - F.
B) V - F - V - V.
C) V - V - V - V.
D) F - V - F - F.
5 - Tornar-se um franqueado não é só alegria, há também sérias desvantagens de se assumir esse tipo de relação de negócio.Considerando exemplos de desvantagens para um franqueado, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Escolha do ponto e proteção territorial.
B) Maus programas de treinamento.
C) Liberdade restrita com relação a compras e a linhas de produtos.
D) Royalties e taxas de franquia.
6 - Microempresa é um conceito criado pela Lei nº 7.256/84, que estabelece normas também para as empresas de pequeno porte, em atendimento ao disposto nos artigos 170 e 179 da Constituição Federal, favorecendo-as com tratamento diferenciado e simplificado nos campos administrativo, fiscal, previdenciário, trabalhista, creditício e de desenvolvimento empresarial.Qual é a Lei que complementa a Lei nº 7.256/84?
A) Lei nº 9.8410 de 5/10/98.
B) Lei nº 9.841, de 5/10/99.
C) Lei nº 9.841, de 5/10/98.
D) Lei nº 9.840, de 5/10/99.
7 - Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. O INPI é composto pela sua presidência, órgãos vinculados e quatro diretorias.Sobre o INPI, assinale a alternativa INCORRETA:
A) DIRPA - Patentes.
B) DICIG - Contratos, Indicações Geográficas e Registros.
C) DIRNA - Marcas.
D) DIRAD – Administração
.
8 - Em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, o planejamento ajuda a reduzir a incerteza. Quando formalizado, contribui para saber os caminhos a serem seguidos e evita desperdícios de recursos e trabalho. Sobre a importância do planejamento em ambientes complexos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Proporciona direcionamento; facilita o controle; reduz o impacto da mudança; maximiza o desperdício e retrabalho.
B) Proporciona direcionamento; dificulta o controle; reduz o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
C) Proporciona direcionamento; facilita o controle; aumenta o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
D) Proporciona direcionamento; facilita o controle; reduz o impacto da mudança; minimiza desperdício e retrabalho.
9 - O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comportade maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais.Sobre as competências do intraempreendedor, analise as sentenças a seguir:
I- Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
II- Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
III- Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
IV- Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.
10 - Com relação à tomada de decisão, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram alguns princípios, entre eles a adaptabilidade cognitiva. Esse princípio se refere à adaptação dos empreendedores e seu engajamento com o processo de decisão e mudanças. Sobre o princípio da adaptabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A) Está relacionado à consciência metacognitiva de um empreendedor no que se refere à possibilidade de ele refletir, entender e controlar o pensamento e a aprendizagem de alguém.
B) Neste princípio, os empreendedores tratam esses imprevistos como uma oportunidade de transformá-los em algo importante ou lucrativo.
C) Neste princípio, os empreendedores pensam de uma forma alternativa no que diz respeito a essa advertência, para transformá-la em oportunidade.
D) Refere-se à incapacidade financeira da empresa em atrair novos financiamentos de dívidas ou do patrimônio líquido
.
11 - (ENADE 2015) Atualmente, o consumidor tem sido estimulado a perceber o comportamento social das empresas. Não basta, portanto, que o empreendedor tenha uma ideia de como ganhar dinheiro. Ele deve pensar em como fazer isso de modo responsável, contemplando os aspectos ambiental e social. Em determinados itens do plano de negócios, o empreendedor deve realizar um estudo detalhado dos usos e costumes do seu público-alvo e das tendências do setor, para adaptar seu produto ou serviço às demandas atuais e emergentes. Essa é uma forma de identificar a vantagem competitiva da empresa, tornando o produto ou serviço bem-sucedido em relação aos seus concorrentes. O estudo mencionado no texto faz parte de quais itens do Plano de Negócios?
A) Sumário Executivo e Mercado.
B) Descrição do Produto/Serviço e Plano de Marketing.
C) Mercado e Plano de Marketing.
D) Plano de Gestão Operacional e Administrativa e Sumário Executivo.
12 - (ENADE 2015) O desenvolvimento sustentável é uma das questões mais pertinentes da contemporaneidade, e o empreendedorismo pode ter impacto positivo sobre essa questão. Isso significa que as ações empreendedoras podem, ao mesmo tempo, sustentar e desenvolver, e que o empreendedorismo sustentável combina a geração de valor econômico, social e ambiental.
FONTE: HISRICH, R; PETERS, M; SHEPHERD, D. Empreendedorismo. Porto Alegre: AMGH, 2014.
De acordo com esse texto, o empreendedorismo sustentável tem como objetivo:
A) Reduzir a poluição atmosférica, melhorar a qualidade do ar ou da água potável e outros aspectos da qualidade de vida.
B) Criar novos produtos, processos e serviços para gerar benefícios econômicos para o negócio.
C) Inovar por meio da introdução de novos meios de produção, novos produtos e novas formas de organização.
D) Buscar oportunidades para criar novos produtos, processos e serviços no futuro, preservando a natureza e beneficiando comunidades locais, para gerar vantagens financeiras e não financeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina