Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO ODONTO LEGAL
ASSUNTO – atuação do cirurgião dentista em casos de violência domestica!
Introdução base ( o resto vocês complementam, e monta o slide)
A maioria dos casos registrados de violência domestica acontece em casa, tendo como maior numero de vitimas as mulheres, crianças e idosos. Estima-se a partir de pesquisas, que pelo menos 1 a cada 3 mulheres já sofreu algum tipo de violência, coagida á violência sexual ou sofrido algum tipo de violência psicológica. 
A violência domestica deve ser classificada pelo profissional de saúde como ‘problema de saúde publica’, uma vez que é necessária a atuação de uma equipe com uma gama de profissionais capacitados para realizar levantamentos eficazes que sejam possíveis o diagnostico e a relação desse tipo de caso com o cotidiano sócio familiar da vitima. Uma vez que, determinantes sociais são fatores que tem influencia direta com os aumentos de casos como esses citados. 
VIOLENCIA FISICA – executada de forma física e direta, a fim de utilizar socos, pontapés, beliscões.
VIOLENCIA PSCICOLOGICA - uso de castigos/privação de liberdade, intimidação e insultos.
VIOLENCIA SEXUAL – uso de força do agressor para submeter a vitima a ações que fogem da sua vontade, a fim de realizar atos sexuais não consentidos.
Diante disso e com base nos fatos, o cirurgião dentista é um profissional capaz de realizar e diagnosticar os casos de violência domestica em meio profissional de caráter publico ou privado, visto que a maioria das lesões encontradas nas vitimas sofridos pelo abuso, são especificamente encontradas em meio a região orofacial, região onde é de entendimento total do profissional. É observado em meio a tantos casos que a maioria dessas lesões, são escoriações e edemas na boca, fraturas dentais, avulsão dental, e além de outros vários aspectos presentes em outras partes do corpo!
Conclui-se que o cirurgião dentista é totalmente apto para realização de diagnósticos de casos, desde a área seja de conhecimento dele e que haja um preparação de nível satisfatório, onde essa é uma das abordagem no cotidiano, com base em pesquisas e estudos, em que a uma grande taxa de desconhecimento e despreparo dos profissionais com o registro - CRO. Pouco se conhece sobre o tema, sendo necessária a abordagem em cotidiano formativo profissional, para que seja possível a atuação acerca desse tema.