Buscar

Resumo Expandido para Artigo Livro Claudia Madruga

Prévia do material em texto

Ministério da Educação
Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Educação
Discente: Daiana Maria Holz de Souza
Disciplina: Pesquisa Avançada em Licores 
Professora: Dra. Claudia Madruga
Olhares sobre os procedimentos metodológicos experimentais da linha LICORES: caminhos para uma educação do (ser) sensível.
RESUMO:
O presente artigo se propõem a analisar as construções metodológicas feitas pela linha de pesquisa de Linhagem Corpo e Estética (LICORES) do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), focando nas metodologias de pesquisa científica experimentais, apresentando a construção de percursos que surjam da prática, da materialidade, da experiência e do tempo presente para efetividade de uma educação sensível. Se o conhecimento que cada pesquisa constrói não é neutro, visto que é relacional e contextual, uma práxis artística docente e acadêmica que use de metodologias exploratórias (como a pesquisa participante, a educação performativa e a etnografia, por exemplo), interessa analisar os modos pelos quais pesquisadores adotam estas metodologias diferenciadas e o que desejam comunicar para transformar suas práticas na atividade pedagógica. A partir da disciplina de Pesquisa Avançada em LICORES, ministrada pela professora Dra. Claudia Madruga, a análise de dissertações e teses já defendidas pela Linha faz questionar quanto ao uso de metodologias de pesquisa diferenciadas das tradicionais e de como poderiam fissurar estruturas convencionais da produção acadêmica, abrindo possibilidades no papel ativo de transformações para uma educação sensível. A partir da a análise de duas dissertações com a proposta de metodologias exploratórias, busca-se identificar quais os principais fatores que definem a escolha das metodologias, verificar como cada pesquisador se identifica na pesquisa fazendo uma conexão com a escolha destas, apontar principais fatores que contribuem para uma educação sensível a partir do uso de metodologias experimentais e os possíveis pontos positivos de tais propostas metodológicas. 
Como mostra, a escolha das dissertações para a análise foram a de Jair Mario Gabardo Júnior, orientado pela professora Dra. Michelle Bocchi Gonçalvez e a da discente Ericka Kraychete Alves, com orientação da professora Dra. Cristiane Wosniak, ambos do Programa de Mestrado da linha LICORES e defendidas nos anos de 2020 e 2022. Na dissertação de Jair, intitulada Análise da dissertação: ensino de dança e a educação performativa: possibilidades de corpo na (re)criação do espaço escolar, foi apresentada como eixo comum entre as áreas estudadas, o corpo e a educação performativa, onde o entendimento sobre corporeidade será debatido em um trânsito constante entre o que se propõe estruturalmente na Performance e as iminências do seu aspecto como álibi para evocar processos artísticos escolares, de forma que a pesquisa por meio da dança – sob as lentes da Educação Performativa –, ofusque os limites sólidos entre o que seria um performar escolar. Na Dissertação de Ericka, intitulada Entre telas e janelas: um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino- aprendizagem em Dança, os percursos investigativos se desdobram a partir de um estudo de caso com alguns aportes de pesquisa-ação ou pesquisação associada a uma intensa revisão de literatura normativa (RLN), que tem como propósito explorar a linguagem Videodança, em seus aspectos formativos, não como material de resultado processual, mas sim, um entendimento desta ferramenta como abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança.
UFPR | Programa de Pós-Graduação em Educação | www.ppge.ufpr.br | www.facebook.com/ppge.ufpr/

Mais conteúdos dessa disciplina