Buscar

Prévia do material em texto

O ENVELHECIMENTO E SAUDE
Nome Completo: Marlon Victor Navarro 
Matrícula: 04098048
Curso: Fisioterapia
O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos o que, em condições normais, não costuma provocar qualquer problema. Porém, em condições de sobrecarga como, doenças, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condição patológica que requeira assistência. Não podendo esquecer que certas alterações decorrentes do processo de senescência podem ter seus efeitos minimizados pela assimilação de um estilo de vida mais ativo. Para temos este estilo de vida mais ativo, podemos citar, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
O envelhecimento leva a uma série de alterações fisiológicas no organismo, como a diminuição no processo de absorção de nutrientes o que pode levar a sérias deficiências de vitaminas e minerais. Como exemplo desse tipo de problemas temos a de ferro e vitamina. Uma alimentação correta, rica em nutrientes é a melhor maneira de repormos a quantidade de ferro para os idosos, porém essa correção do ferro e da anemia é muito difícil de conseguir apenas com a alimentação, principalmente pela dificuldade de absorção de nutrientes devido ao processo de envelhecimento.
É bastante comum a inatividade física entre os idosos. Precisamos lembrar que saúde não é apenas uma questão de assistência médica e de acesso a medicamentos e sim, também da prática de atividade física. Os benefícios da prática de atividade física para a saúde têm sido amplamente documentados. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pelo desempenho da atividade. Fazendo que fortaleça os sistemas musculares esqueléticos estriados e os sistemas nervosos central e periférico, que são os principais sistemas para que ocorra movimentação de maneira normal. 
As adaptações neurais ocorrem no início de um treinamento é o estágio inicial do ganho de força esse tipo de adaptação melhora a coordenação intermuscular e aumenta a ativação do músculo permitindo que durante uma tensão mais fibras do músculo sejam recrutadas.  O ganho de força nas primeiras semanas provocadas pela adaptação neural ocorre pela forma como as fibras musculares são ativadas, esse tipo de adaptação é estudado pela eletromiografia que mede a atividade elétrica do músculo. As adaptações neurais desempenham um papel particularmente importante nos aprimoramentos dramáticos de força e da potência muscular dos idosos observados com o treinamento de resistência, em comparação com as alterações induzidas pelo treinamento da hipertrofia muscular
Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf
https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwi79e6S0t_5AhWPQUgAHW-ZBzoYABABGgJjZQ&ohost=www.google.com&cid=CAESbOD2nonBdG2FwsJe3N7fFbNDISBrFzMG2oIo5KwaD2z5TeDuqtLtTc03cT_SBCPmXbfynKhfHlxc0Y_rL2K5K0QIcjNFCw2FqVIXz41AWIuQ8JpOKw9mq-2sfY1CM7opWXHVNbvxaJVSWPVQxA&sig=AOD64_1F68GJ4NetvX3LChN5Xj01kitkHQ&q&adurl&ved=2ahUKEwixqOmS0t_5AhVtlJUCHV7RC0YQ0Qx6BAgDEAE
https://efdeportes.com/efd167/adaptacoes-neurais-e-treinamento-de-forca.htm
https://efdeportes.com/efd138/controle-e-expressao-da-forca-muscular.htm

Mais conteúdos dessa disciplina