Buscar

TREINAMENTO PARA CRIANCAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Treinamento para crianças
Os esforços qualitativo e quantitativo dedicados ao desenvolvimento de futuras carreiras em nível de esporte de elite envolvem uma série de influências biológicas e pedagógicas que podem causar estresse físico e mental extremamente excessivo durante o treinamento e a competição.
Imagine que você é educador físico e analise a seguinte situação:
A partir da situação apresentada, responda:
a) O volume de treinamento do menino estava adequado? Explique o seu posicionamento.
b) O que levou Joaquim a sentir dores no quadril?
c) Por que o menino não deveria ter abandonado a prática de atividade física?
d) As dificuldades que Joaquim apresentava na escola foram causadas pelo volume de treinamento? Justifique sua resposta.
e) Quais ações o professor de Educação Física pode adotar para evitar que situações como essa aconteçam?
Padrão de resposta esperado
a) Não. O volume de treinamento não estava adequado para crianças dessa idade, uma vez que suas estruturas corporais não estão prontas para receber esse volume, podendo apresentar lesões e queixas de saúde que podem perdurar por toda a vida. 
b) O menino começou a sentir dores devido à intensidade de treinamento. O futebol é um esporte que exige amplo movimento de quadril nos chutes e nos deslocamentos. 
c) Ele não deveria ter abandonado a prática de atividade física porque ela contribui não somente para o desenvolvimento físico, mas também para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, a OMS recomenda que crianças nessa faixa etária pratiquem 60 minutos de atividades intensas de maneira intervalada, evitando, assim, o surgimento de doenças crônicas e para permanecerem saudáveis.
d) Sim, com esse volume de treinamento, aliado ao tempo na escola e às horas de sono (em torno de 10 horas por dia), sobra poucas horas para que essa criança se dedique aos estudos fora da escola, o que pode prejudicar o seu rendimento escolar.
e) O professor de Educação Física deve entender os limites da população com a qual trabalha. É imprescindível diminuir as horas de treinamento, mesclando atividades lúdicas com períodos de atividades mais técnicas, evitando, assim, sobrecarregar o corpo e a mente dos alunos. É importante utilizar a aula como uma maneira de propiciar o desenvolvimento saudável e não apenas como uma forma de criar um grande atleta.
1. 
Por muito tempo, o corpo infantil nada mais era do que um corpo adulto em miniatura, apresentando diferenças conceituais ao longo do tempo. Sobre as modificações do conceito de infância ao longo do tempo, observe as assertivas a seguir:
I) A infância era compreendida como um período em que não havia autonomia.
II) O corpo infantil começou a ser estudado com profundidade e a ser visto de forma diferente do ser adulto, a partir de Rousseau.
III) A puberdade é um marco importante da infância, pois é nessa fase que diversos marcadores biológicos, como a capacidade respiratória e a força, começam a apresentar crescimento.
IV) O corpo infantil está em constante processo de desenvolvimento.
V) Atualmente, o corpo infantil é entendido como um corpo diferente em diferentes aspectos do corpo adulto.
Assinale a alternativa que contém apenas assertivas corretas:
D. 
I, II, IV, V.
Durante muitos anos, a infância foi compreendida como um período em que não havia autonomia; sendo assim, os escravos viveriam toda a vida nesse período, uma vez que não comandavam seus atos. Rousseau, um dos primeiros pedagogos da história, foi o primeiro a propor que o corpo infantil era diferente do corpo adulto. Um marco importante da infância é a chegada da puberdade. É nessa fase que diversos marcadores biológicos, como a capacidade respiratória e a força, começam a apresentar estabilização e queda com o aumento da idade. Antes dela, o corpo infantil está em constante processo de desenvolvimento de todos os processos fisiológicos, diferentemente de um corpo adulto.
2. 
Como o corpo infantil é diferente do corpo adulto, existem diferenças em algumas funções biológicas, como a pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC). Assinale a alternativa correta sobre o sistema circulatório de crianças.
E. 
A pressão arterial em crianças é inferior à pressão em adultos, e a frequência cardíaca é mais acelerada.
A PA em crianças é menor do que em adultos, tendo uma relação direta com a altura, ou seja, quanto menor a estatura, menor a PA. A FC também apresenta diferenças: em crianças, ela é mais elevada por conta do tamanho reduzido do miocárdio, o qual necessita fazer um número maior de contrações musculares para fazer circular a quantidade de sangue que o corpo necessita.
3. 
Força muscular é a quantidade máxima de força que um músculo ou um grupo muscular pode gerar. Sobre a força muscular na infância, é correto afirmar que:
B. 
o ganho de força muscular está associado à maturidade do sistema nervoso central.
A força muscular é um dos principais atributos fisiológicos do corpo humano, sendo necessária em todas as atividades diárias. O ganho de força muscular está associado à produção hormonal e ao aumento da massa muscular. Nas crianças, o ganho de força máximo somente será alcançado com a chegada da puberdade, por volta dos 12 anos, quando acontece a maturação de todos os sistemas, incluindo o hormonal e o nervoso, levando a uma maturação desses dois sistemas. Na puberdade, acontece um crescimento exponencial da força muscular, até a chegada da fase adulta, época em que o declínio se inicia.
4. 
Mediante recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Federação Internacional de Medicina do Esporte, uma criança deve realizar 60 minutos de exercício físico diariamente, mesmo que de forma fragmentada. Além disso, sabe-se que a atividade física regular traz inúmeros ganhos físicos, motores e neurais para a criança. Sendo assim, é correto afirmar que:
C. 
na hora de propor práticas esportivas de contato, deve-se considerar as diferentes variáveis biológicos das crianças e não apenas seu peso e sua idade.
A Federação Internacional de Medicina do Esporte A Federação Internacional de Medicina do Esporte destaca que a prática de alto rendimento na infância não é capaz de gerar ganhos fisiológicos e musculares. Pelo contrário, normalmente está atrelada a prejuízos, bem como a prática de hipertrofia, ou demais atividades de sobrecarga, e até mesmo corridas de longa duração ou distância. Ainda assim, é importante destacar a necessidade de que a criança tenha os primeiros contatos com qualquer atividade física por meio de atividades lúdicas, sem a necessidade de correções técnicas de movimento. Entretanto, é importante compreender as diferentes práticas, demandas e especificidades; e, no caso das atividades de contato, é muito importante levar em consideração atributos físicos e motores na hora de dividir os praticantes em grupo, evitando qualquer tipo de lesão ou de atrito.
5. 
Entender os princípios do treinamento físico auxilia a pensar estratégias para planejar a atuação com crianças. Diante desse cenário, relacione as colunas a seguir:
I) Princípio da individualidade biológica.
II) Princípio da sobrecarga.
III) Princípio da especificidade.
IV) Princípio da continuidade.
V) Princípio da reversibilidade.
(   ) Quando uma criança fica afastada das aulas por muito tempo, é importante reavaliá-la.
(   ) As atividades de uma aula devem ser pensadas em progressão, partindo sempre do mais fácil para o mais difícil.
(   ) É importante a prática regular de atividade física.
(   ) É necessário utilizar para cada turma e cada criança um planejamento diferenciado.
(   ) Em uma aula com o objetivo de melhorar o equilíbrio, o professor pode utilizar exercícios de posturas invertidas ou de caminhar sobre cordas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
C. 
V, II, IV, I, III.
O princípio da individualidade biológica diz respeito às diferenças biológicas, psicológicas e sociais de uma pessoa, que devem ser levadas em consideração, considerando um treinamento diferenciado para cada pessoa. 
O princípio da sobrecarga disserta sobrea necessidade de trazer atividades desafiadoras, sempre buscando aumentar o grau de dificuldade para promover o aumento de desempenho.
O princípio da especificidade prevê a necessidade ter um objetivo bem definido e de utilizar estratégias adequadas para desenvolvê-lo.
​​​​​​​O princípio da continuidade trata da importância de fazer atividades físicas de maneira ininterrupta durante a vida, corroborando com o princípio da reversibilidade, que aborda questões como a volta de padrões caso haja a interrupção da prática de atividade física.