Classifique em ordem crescente de ponto de fusão
Ivan Bernardo Atumane
há 5 anos
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
RD Resoluções
há 7 anos
Sob o ponto de vista da química orgânica, um triacilglicerol é o nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol (um triálcool, também conhecido como glicerina) com ácidos, especialmente ácidos graxos (ácidos carboxílicos de longa cadeia alquílica), no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais. Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura), produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar.
De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas (grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos.
O modelo acima é de um triaglicerol genérico, e os radicais R1, R2 e R3, são ácidos graxos, que, como vimos, podem ser iguais ou diferentes.
Os triglicérides são compostos essencialmente apolares, pois as regiões polares de seus precursores desapareceram na formação das ligações do tipo éster. Por isso, eles constituem moléculas muito hidrofóbicas. São insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio.
Os triglicérides podem ser hidrolisados, liberando com isso ácidos graxos e glicerol. Se esta hidrólise for feita em meio alcalino, formam-se sais de ácidos graxos, os sabões, e o processo chamado de saponificação. Inclusive, sendo esse o processo de fabricação de sabão a partir de gordura animal, em um meio com NaOH ou KOH.